Memórias de Experiências Traumáticas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação: Tânia Baptista Grupo de Estudos do Trauma
Advertisements

A CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS PARA ESCOLHA DO PRODUTO.
Pesquisa Pesquisar Pesquisador
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
O nascimento da psicanálise
Tânia Baptista Grupo de estudos do Trauma
Apresentação: Clara leitão e João Martins Grupo de Estudos do Trauma.
(Re)experiência Intrusiva
COMPORTAMENTOS AUTO-DESTRUTIVOS
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
PROJETO DE PESQUISA.
V de GOWIN Diagrama em forma de V, que esquematiza toda a actividade experimental numa só página, permitindo articular a teoria e a prática de forma integrada.
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO 8 chcbvcnvbnbvmnbv.
Pontíficia Universidade Católica de Goiás
PESQUISA.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Emergências e Desastres
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
In Investigação científica Campana,A.O. ; Organizador Editora Manole
Profa. Dra. Renata Medici
Entrevista com crianças vítimas de abuso e exploração sexual
Projeto de Pesquisa: As Mulheres na Ditadura Militar do Brasil
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL APARENTE E SUBJACENTE
Pesquisa: Conceitos e Definições
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica
Estilo de significações
Trabalho de conclusão de curso
Profª. Taís Linassi Ruwer
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
A Psicologia Científica
Leitura desenvolvimentista das significações de saúde e doença
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
MEMÓRIA Foi durante muito tempo associada apenas à conservação do passado, mas considera-se hoje que está subjacente a todas as funções psíquicas e comportamentos.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Educação Especial Aula 9
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
INFÂNCIA Apresentação: Marta Modas Grupo de Estudos do Trauma.
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
Fernando Ribeiro Gonçalves, Sandra Valadas, Luís Faísca, Carla Vilhena & Helena Quintas Observatório Permanente para a Qualidade de Ensino (OPQE) Universidade.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
SISTEMAS DA MEMÓRIA DE LONGO PRAZO (Atkinson e Shiffrin)
O que é Ciência.
MEMÓRIA.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Transtornos Dissociativos
ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS.  Crenças rígidas e simplificadoras acerca de pessoas, grupos e instituições, que resultam de uma generalização abusiva.
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
Análise dos dados da pesquisa qualitativa.
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
David Hume (1711–1776).
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
4 Fases na formação de novos educadores.
Aristóteles de Estagira
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
Transcrição da apresentação:

Memórias de Experiências Traumáticas Apresentação: Felícia Lisboa, Ana Paula Mourato e Pedro Lisboa Grupo de Estudos do Trauma

Memórias de Experiências Traumáticas Questão central do texto: Existe uma repressão das memórias das experiências traumáticas, ou essas experiências são recordadas com precisão exacta?

Memórias de Experiências Traumáticas Para se compreender o que acontece com as memórias das experiências traumáticas é preciso diferenciar dois conceitos…..

Memórias de Experiências Traumáticas Repressão: Conceito de origem psicanalítica que se refere a um mecanismo de defesa que consiste na impossibilidade de aceder de forma consciente a conteúdos emocionais muito negativos.

Memórias de Experiências Traumáticas Esquecimento: Incapacidade de aceder a memórias devido a problemas de codificação, armazenamento ou recuperação, que são processos universais para quaisquer tipo de memórias.

Memórias de Experiências Traumáticas Dada a dificuldade de se investigar neste campo, foram desenvolvidos quatro metodologias diferentes de recolhas de dados…

Memórias de Experiências Traumáticas Simulação em laboratório de situações stressantes Dificuldades com este método  apesar do método poder medir a eficácia da memória, existem investigadores que põe em causa se podemos generalizar os processos envolvidos neste tipo de memória para os processos envolvidos na memória de experiências traumáticas.

Memórias de Experiências Traumáticas 2) Perguntar aos sujeitos se eles têm dificuldades no acesso às suas memórias traumáticas Dificuldades com este método  fiabilidade no relatório dos sujeitos em relação às suas dificuldades de memória actuais e passadas. Para além disso, os resultados podem variar se esses sujeitos confundirem o que são memórias reprimidas com o que é uma perda normal de memória devida ao tempo.

Memórias de Experiências Traumáticas 3) Pedir aos sujeitos para fazerem uma narrativa, escrita ou verbal do trauma que possa revelar as suas dificuldades de memória. Dificuldades deste método  os detalhes que os sujeitos dão não correspondem necessariamente àquilo que eles na verdade recordam. Para além disto, quando os sujeitos escrevem ou contam acerca das suas experiências traumáticas, as suas narrativas reflectem, não só a qualidade das suas memórias, mas também as suas capacidades verbais.

Memórias de Experiências Traumáticas 4) Comparar as memórias de adultos abusados na infância com os registos públicos desses abusos Dificuldades deste método  o que é contado pode não corresponder a uma verdadeira recuperação de memórias, assim como o facto de haver omissões no relato poder não corresponder a uma incapacidade de recuperar a informação. Para além de tudo isto, os registos públicos podem também não corresponder à realidade pois são baseados nas memórias destes mesmos sujeitos enquanto crianças.

Memórias de Experiências Traumáticas Questões finais: As melhores conclusões/investigações são aquelas que resultam de um cruzamento de dados provenientes destes quatro tipo de investigação; Toda a investigação acerca da memória tem origem na investigação da psicologia cognitiva; Assim, tendo em conta o corpo teórico deste campo de investigação, todas as memórias são influenciadas por múltiplos factores durante as fases de codificação, armazenamento e recuperação; Em relação à dificuldade de recordar traumas ocorridos durante a infância, a amnésia infantil e o desvanecer das recordações com o tempo são explicações alternativas a memórias traumáticas reprimidas.

Memórias de Experiências Traumáticas e) É importante diferenciar também falsas memórias e/ou memórias reconstruídas das memórias traumáticas; F) Algumas técnicas de recolha de informação acerca das memórias traumáticas levam à construção de falsas memórias, como a investigação tem demonstrado; G) A investigação de memórias traumáticas tem aspectos metodológicos únicos, é portanto importante procurar os factores normativos que possam influenciar os processos de codificação, armazenamento e recuperação; H) Finalmente, e tendo em conta o que já foi dito, limitações na recordação de eventos traumáticos não quer dizer que haja amnésia psicogénica.

Memórias de Experiências Traumáticas Referências Bibliográficas: Lindblom, K. M., Gray, M. J. (2008). Memories of Traumatic Experiences. In G. Reyes, J.D.Elhai, J.D. Ford, The Encyclopedia of Psychological Trauma (pp. 421-424). New Jersey: Wiley Apresentação: Felícia Lisboa – felicia.lisboa@gmail.com Ana Paula Mourato – ana.mourato@sapo.pt Pedro Lisboa – pedrojflisboa@gmail.com Grupo de Estudos do Trauma