REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
GESTÃO ESCOLAR HOJE: a cultura tecnológica no espaço escolar Profª. Fabíola da Conceição Lima UemaNet Setembro/2008.
Comissão de Educação dos Profissionais
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Contexto de Educação a Distância
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Webquest.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Escola de Redes A escola é a rede O Que é a Escola de Rede ???  É uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
A inovação tem o aspecto positivo e aprender empreendendo promove mudanças nas pessoas que sonham com a conquista de uma vida melhor. Professor Armando.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
TENDÊNCIAS DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COM O USO DA WEB Patricia Thoma Eltz Dra. Patricia Brandalise Scherer Bassani – Prof. Orientadora.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Elaboração de Artigo Científico
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Comunidade de Aprendizagem
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Questionário do Estudante Enade
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Formação continuada ANO 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Ana Cláudia Pavão Siluk - ana@pontotec.com.br Patricia Alejandra Behar- pbehar@terra.com.br

Novos instrumentos pedagógicos Emergência da qualificação profissional Universidades Novos instrumentos pedagógicos Novas modalidades de formação de professores EAD AVA CV RAV

Objetivo realizar um ensaio acerca das redes acadêmicas virtuais para a formação de professores. primeiramente o conceito e histórico das redes, estabelecendo as relações entre as RAV e a formação de professores, tecendo o panorama de algumas redes presenciais e virtuais e, finalizando, com algumas considerações sobre a temática.

2 Conceito Redes Acadêmicas Virtuais são as comunidades virtuais de aprendizagem, desenvolvidas no contexto acadêmico. Termo Rede - refere-se não só a uma interconexão de computadores, mas também às pessoas que fazem parte desse mundo, suas culturas, suas emoções, frustrações, necessidades e, consequentemente, sua forma de interação (BEHAR et al. 2001, p. 88) .

O termo Rede, abrange duas dimensões: a tecnológica que se refere à infra-estrutura material e permite a comunicação e a troca de informações e a social, que se refere ao sistema de relações entre os participantes que estão ligados, por algum interesse comum (Tedesco, 1998).

Uma rede acadêmica, portanto, é um local onde as pessoas com objetivos afins, se unem para trocar, para somar e dividir conhecimentos, aumentando o nível de inteligência coletiva do grupo.

Considerações, quando se analisa redes acadêmicas A estrutura das tarefas: executada em um determinado espaço e tempo; A estrutura de comunicação: conjunto de canais que são configurados em rede com um centro coordenador; Objetivo da rede: pesquisa, administração, informação sobre educação e outras combinações; Interdependência entre os participantes da rede: que transcende a existência de uma estrutura de comunicações e tarefas preestabelecidas.

3 Redes acadêmicas e formação de professores Refletir sobre alguns aspectos fundamentais, que são: Contexto de ensino Alunos Métodos Manejo de diferentes fontes de referências Aprendizagem autônoma Novas aprendizagens planejamento, desenvolvimento e avaliação das potencialidades oferecidas nos AVA. Prática docente reflexiva Entender o processo de aprendizagem utilizando a tecnologia, como instrumento de apoio pedagógico.

4 Panorama de algumas redes acadêmicas presenciais e virtuais RIES Os objetivos da RIES são de duas ordens, a primeira diz respeito ao mapeamento da produção acadêmica sobre educação superior e o seguinte à organização da rede. traçar a trajetória da RIES, com base nos movimentos da sociedade civil e institucional; destacar as temáticas e meios de produção; resgatar as experiências relevantes; delinear o perfil dos pesquisadores; desenvolver um banco de informações sobre o tema; construir um espaço virtual; e institucionalizar a rede.

RAU (153 ‘nós’, ou seja, subgrupos de estudo em temáticas diferentes, distribuídos em 37 instituições e atendendo 6516 professores) Conectar as entidades acadêmicas do país entre si e entre outras redes nacionais, regionais e internacionais; Formar os docentes universitários ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, apoiando seu efeito multiplicador; Auxiliar o desenvolvimento de cada nó, estimulando seu desempenho como gestor e utilizador de informação; Apoiar a consolidação de uma infra-estrutura documental; Formar usuários utilizadores e gestores de informação; Desenvolver, fortalecer e ampliar os programas de Educação a Distancia; Impulsionar a criação e o desenvolvimento de redes regionais e internacionais.

RISEU Estudo sistemático da educação superior, Espaço de interlocução acadêmica, Difusão de textos e apoio à investigação através do desenvolvimento de recursos documentais. Os links direcionam aos integrantes, às produções, agenda, eventos, biblioteca, revistas, jornais, todos procurando focalizar na temática discutida. Contudo, se observa que a interatividade virtual não é privilegiada. A Rede atua mais como um sistematizador de informações, do que como uma comunidade virtual.

RIFAD Constitui-se em uma plataforma horizontal, aberta ao debate, ao intercambio, à aprendizagem e colaboração, partindo da idéia de que todos têm algo a dizer e aprender. A participação e implicação ativa dos membros da Rede é uma questão chave para o êxito desta iniciativa. difunde experiências inovadoras na formação docente; atua na busca, localização e difusão de bibliografia especializada e de instrumentos de investigação e técnicas; provoca o debate de temas propostos pelos membros da Rede; incentiva o planejamento e desenvolvimento de projetos comuns de investigação sobre a formação do professor, além de potencializar o uso das tecnologias como suporte à formação profissional. Não disponibiliza ferramentas para comunicação e interação entre os participantes, as trocas se dão por e-mail ao organizador.

Conclusão Como ambiente virtual de aprendizagem e formação de professores, as RAV ainda carecem de muitas investigações e investimentos. Resistência às trocas virtuais, à disponibilização de documentos, à partilha de conhecimento e projetos, por parte de alguns docentes e, as instituições, ainda não estão preparadas para inovar em suas metodologias de formação continuada de professores, por meio da tecnologia. Positivos Materiais de boa qualidade Assuntos atuais Negativos Interatividade entre os professores participantes Programa de formação Atuação dos mediadores ou dinamizadores da Rede.