Processos e Técnicas de Formação de Adultos. Para que serve: Entreter os membros do grupo Motivar o grupo a um estudo geral Desenvolver as habilidades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
Advertisements

O que é ser um Empreendedor?
A EQUIPE DE TRABALHO E SEU PAPEL
Reconhecer as regras de utilização dos métodos
Porque ensinar Ciências na Escola?
Competência – Comunicação Escrita
Tecnologias da Informação e Comunicação
Centro de Estudos e Investigação
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
A Importância da Qualificação dos Recursos Humanos no Sector Turístico para o Desenvolvimento Empresarial e a Qualidade do Serviço A perspectiva dos empresários.
Programa de alfabetização pela televisão,Sim ,eu posso
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
Equipas de Desenvolvimento
Síntese das problemáticas Desafios Recomendações
desenvolvimento de capacidades de liderança e de trabalho de equipa
Índice Concepção do Mecanismo Projecto do Mecanismo Resultados Finais
A Investigação Educacional em Portugal
Que horas são?.
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
Argumentação e Comunicação
Caracterização dos ciclos
3ºCiclo Transformações CognitivasFísicasAfectivo-emocionais Socioculturais.
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Três + um (em acção).
Encontros de Escolas de Futebol OBJECTIVOS GERAIS (A.F.Guarda) Possibilitar a todas as crianças do nosso distrito a possibilidade de praticar futebol.
MEMÓRIA DE AULA 9 – O FACILITADOR
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
Desenvolvimento Curricular
O Grupo Toda agente tem a necessidade de se relacionar com os outros.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Métodos e técnicas de Estudo
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
Escola Secundária da Portela
 PREPARAR HOJE O FUTURO NOVOS HORIZONTES PARA A PESSOA SURDOCEGA EM PORTUGAL 25 de Junho de 2005.
Fórum regional/núcleo de caminheiros e companheiros.
Ginástica Geral.
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO. OBJETIVO DO LABORATÓRIO Ser capaz de identificar e resolver problemas complexos de uma forma mais eficaz, através de Plataformas.
Processos Gerenciais Planejamento da Informação Feedback nas equipes
LIDERANÇA TRANSACCIONAL VERSUS LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL
Click to edit Master title style Serviço de pesquisa b-on.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Mikhail Bakhtin.
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
TÉCNICAS ATIVAS DE ENSINO
Procedimentos de Ensino
CANDIDATURAS Admissão Acolhimento 5ª sessão:. ACOLHIMENTO / CULTURA ORGANIZACIONAL Chegada de um novo COLABORADOR Manual de Acolhimento: -Todo historial;
Coelho’s Consultoria.
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
Dinâmicas de Grupo.
DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO ESCOLAR
DIREITO À PARTICIPAÇÃO Profa. Andreza Smith
NOÇÕES DE METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Tema 1: Mobilidade e Energia 1 TÍTULO EM INGLÊS Autor Orientadores Centro de Investigação do aluno UM Tema 1: Mobilidade e Energia.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Tema 2: Saúde, Lazer e Ambiente 1 TÍTULO EM INGLÊS Autor Orientadores Centro de Investigação do aluno UM Tema 2: Saúde, Lazer e Ambiente.
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
AS PERSPECTIVAS DE VALOR DO BSC
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
Aline Claudemir Valmur Profª. Adriana Aparecida de Lima Tercariol.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet.
Diálogos – Português, 7.º ano
Fases do Balanço de Competências - AcolhimentoSessão de Grupo - 1 hora - Actividades exploratórias da formação/construção do “eu”Sessão Individual - 1.
Transcrição da apresentação:

Processos e Técnicas de Formação de Adultos

Para que serve: Entreter os membros do grupo Motivar o grupo a um estudo geral Desenvolver as habilidades cognitivas Reforçar o estudo dialéctico através de um caso Procurar soluções Extrair conclusões Processos e Técnicas de Formação de Adultos

Objectivos Criticar os dados, opiniões, hipóteses, … Provocar o contacto com o real Descobrir novas perspectivas Processos e Técnicas de Formação de Adultos

Número de Pessoas: Um animador Dez a vinte participantes Exigência de Tempo: Uma a três horas Processos e Técnicas de Formação de Adultos

Para que serve: Conhecer a opinião do grupo Aumentar o nível de participação democrática Despertar o interesse por diversos temas Planificação de projectos Processos e Técnicas de Formação de Adultos

Objectivos Promove a interacção entre indivíduos A obtenção de ideia rápidas em grande grupo Criação de um clima informal e participativo Processos e Técnicas de Formação de Adultos

Número de Pessoas Exigência de Tempo + de Minutos Processos e Técnicas de Formação de Adultos

Para que serve: Exercitar a capacidade de diálogo Aumentar o interesse por um tema Desenvolver as capacidades de análise, síntese e de expressão critica Processos e Técnicas de Formação de Adultos

Objectivos: Interacção entre grupos Promove a discussão entre grupo especialistas ou não de um determinado tema Processos e Técnicas de Formação de Adultos

Número de Pessoas Exigência de Tempo Ilimitado Dependente da Discussão Processos e Técnicas de Formação de Adultos