Avaliação Psicológica processo de conhecer

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Dra Maria Luiza de Almeida Campos
Advertisements

AS TRÊS LOGIAS DO NEOPATRIMONIALISMO
Para abrir as ciências sociais:
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
HUMANISMO E PSICOLOGIA Mauro Martins Amatuzzi
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
Pedagogia da pesquisa-ação
Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
Teste de Software.
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
PESQUISA.
Didática e Metodologia no Ensino Superior
François Laplantine Liane Trindade
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Avaliação Psicológica
O que é metodologia? Uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. A finalidade.
A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais
Desmistificando a Psicologia Organizacional
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Pesquisa: Conceitos e Definições
Etnografia e Etnologia
PSICANÁLISE EXISTENCIAL
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Autores:FÁTIMA BEATRIZ MAIA (UFRJ) PAULA DA CRUZ MORAES (UFF)
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
Prof. jose PLANEJAMENTO.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Prof. Ms. José Elias de Almeida
A Psicologia ou as Psicologias
SILVANA BERBEL FERNANDES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Situação de Aprendizagem
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Metodologia de Pesquisa para Projetos
Perspectiva estratégica da qualidade
Ciência, tecnologia e sociedade
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Immanuel Kant
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Capítulo 3 Para uma crítica da Teoria do Significado
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Aprendizagem da matemática
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Escola Nacional de Ciências Estatísticas Escola Virtual IBGE 02/12/2010 Projeto Pedagógico.
A Natureza da Ciência e seu Ensino: o papel do experimento Dr. Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP.
Transcrição da apresentação:

Avaliação Psicológica processo de conhecer Profa. Ms. Mari Angela Calderari Oliveira Avaliação Psicológica processo de conhecer

“Qual o caminho que devo seguir? - Depende. Para onde você quer ir? - Para qualquer lugar. - Se você quer ir para qualquer lugar, qualquer caminho serve.” Alice e o gato maluco( Alice no país das maravilhas,1995)

Processo de Avaliação Psicológica Processo é o transcurso do que vai sucedendo e é uma característica de toda coisa de estar a cada instante de uma forma distinta da anterior. (VISCA, 1987, p.87) Avaliação – diagnóstico A palavra diagnóstico origina-se do grego diagncôtikós e significa discernimento, faculdade de conhecer, de ver através de (Lopes appud Trinca 1989 pg 1)

Processo de Avaliação Psicológica Identificar o sintoma, conhecer o contexto, referenciar uma construção histórica e discernir aspectos, características e relação que compõe o todo, configura-se no que chamamos de processo. Processo diferencia-se de uma ação pontual, pois trata-se de uma seqüência de atuação, que tendem a promover a transformação de uma situação inicial

A Epistemologia da Avaliação Psicológica Avaliação Psicológica, antes de tudo,é uma área científica com atuação profissional. Mas o que caracteriza a cientificidade? Trata-se de uma questão Epistemológica Episteme (grego) = conhecimento Logia (helenismo) = área, depois, estudo, teoria Epistemologia = Teoria do Conhecimento

Objeto Campo teórico Método Objetivo visado Esquema de definição de conhecimento da Avaliação Psicológica (Cruz,2002) fenômenos ou processos psicológicos sistemas conceituais; estado da arte do conhecimento Objeto Campo teórico AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Método Objetivo visado diagnosticar, compreender, avaliar a ocorrência ou prevalência de determinadas condutas condições através das quais é possível conhecer ;formas de acesso ao que se pretende conhecer

Avaliação Psicológica – processo de conhecer Os fenômenos psicológicos não devem ser observados e concebidos por uma realidade intuída (percepção), mas com realidade instruída. Uma rede se estabelece, de forma revelar uma inteligibilidade lógica,ou possibilidade de sentido sobre a realidade psicológica humana.

Avaliação Psicológica enquanto processo Superar as relações de determinações entre os fenômenos psicológicos pelas relações entre as variáveis ou fenômenos presentes na situação.- Diagnóstico do sujeito X Sujeito do diagnóstico

Avaliação Psicológica enquanto processo O conhecimento acerca dos fenômenos psicológicos produzidos no campo de conhecimento designado como Avaliação Psicológica só se torna acessível se transformado em conduta social e profissional dos psicólogos. O profissional psicólogo deve sair de sua função de “zelador”

Entendemos, portanto que a avaliação psicológica é ferramenta indispensável na atividade do psicólogo independentemente de seu campo de atuação ou abordagem teórica. Não podemos conceber uma prática profissional sem que esta anteceda um olhar investigativo o qual deve estar diretamente relacionado aos fenômenos e processos psicológicos que envolvem o nosso objeto de estudo.

Portanto, a avaliação psicológica vai além de uma coleta de dados, sobre a qual se organiza um raciocínio. Ela é um momento de transição, como um passaporte para a intervenção posterior. Usa de aproximação sucessiva para entrar em contato com seu objeto de estudo e gerar conhecimento a partir de fatos, fenômenos e processos produzidos pelo próprio objeto de estudo.

Dessa forma não podemos mais nos contentar com uma concepção apenas psicométrica da avaliação psicológica, visto estar nela uma prática fundamental para o fortalecimento do caráter científico da Psicologia