A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Leis e Decretos SurdEZ.
Advertisements

II Jornada Internacional de Dificuldades de Aprendizagem
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
Nelma Cristina de Carvalho
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
um desafio contemporâneo
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
POLÍTICAS E AÇÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Informações Sobre a Comunidade Surda
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Prof. Orlando Miranda Júnior
CBS Confederação Brasileira de Surdos
Programas sociais para a infância
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
A função do professor interlocutor
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Inclusão do Surdo em Escolas Regulares
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
FORMAÇÃO CONTINUADA II
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR
Conferência Municipal de Educação
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Convívio com Igualdad es Alunas: Maria do Carmo Fagundes de Souza Valdinéia de Souza Anacleto Zilar Bolzon.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Educação Especial: Surdez
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
DIREC 22,25 e 26. SEMINÁRIO – ProInfo e TV Escola/2008.
Docência universitária: repensando a aula
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Campina Grande Outubro 2015
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
São profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e a pesquisa na interface Psicologia e Educação. As.
O Ensino de Ciências no Contexto da Educação Inclusiva Prof.ª Ana Carla Beja IFRJ – Campus Duque de Caxias.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
A INCLUSÃO ESCOLAR NA REGIÃO DE AMUREL/SC: CONTORNOS,PERSPECTIVAS E CONTEXTOS (Educação/Educação Especial) Ana Lucia Cohan Duarte (discente do curso de.
Transcrição da apresentação:

A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR UNIJUI - CAMPUS SANTA ROSA CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFESSOR: DEJAMA CREMONESE ALUNA: FRANCESCA PERIPOLLI A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR SANTA ROSA/RS, 26 DE JUNHO DE 2.008

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CDB Nº 9394/1996): ESTABELECE QUE OS SISTEMAS DE ENSINO DEVERÃO ASSEGURAR PRINCIPALMENTE PROFESSORES ESPECIALIZADOS OU DEVIDAMENTE CAPACITADOS QUE POSSAM ATUAR COM QUALQUER PESSOA ESPECIAL NA SALA DE AULA.

INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO AO ENSINO SUPERIOR: No ato da inscrição o estudante informa que é surdo e faz a opção pela presença do intérprete no vestibular

SELEÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: A prova de redação é a mesma paras surdos e ouvintes, no entanto é respeitada a especificidade da escrita do surdo É assegurada a presença do intérprete nas turmas de alunos surdos sem custo adicional

CENSO DA EDUCAÇÃO: 62 MIL SURDOS MATRICULADOS NO ENSINO BÁSICO 600 ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR

O ACESSO À LÍNGUA DE SINAIS COMO PRIMEIRA LÍNGUA É O ALICERCE PARA A CONTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO

APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS NOS DIFERENTES CONTEXTOS CULTURAIS

A AQUISIÇÃO DA IDENTIDADE SURDA É PRIMORDIAL PARA A PRESERVAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA E PARA TANTO, O PAPEL ESSENCIAL DO PROFESSOR SURDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

É NECESSÁRIO QUE O SURDO MANTENHA UMA POSIÇÃO INTERCULTURAL, SEM OMITIR O FATO DE QUE A IDENTIDADE SURDA SE CONSTRÓI DENTRO DE UMA CULTURA VISUAL

O INTÉRPRETE É UM PROFISSIONAL COM COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA EM LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA, QUE ATUA NO CONTEXTO DO ENSINO REGULAR NO QUAL HÁ ALUNOS SURDOS MATRICULADOS

O INTÉRPRETE NÃO SUBSTITUI A FIGURA DO PROFESSOR EM RELAÇÃO À FUNÇÃO CENTRAL NA MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

A DIFERENÇA ENTRE OUVINTES E SURDOS PRECISA SER ENTENDIDA NÃO COMO UMA CONSTRUÇÃO ISOLADA, MAS COMO UMA CONSTRUÇÃO MULTICULTURAL

O SURDO PRECISA TER A OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE PARA INTERAGIR COM OS ACADÊMICOS

PARA A FORMAÇÃO DE PESSOAS IGUALMENTE CAPAZES DE DISTINGUIR O QUE REALMENTE ESTÁ ACONTECENDO COM ELE E COM A SOCIEDADE

A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR NÃO CONSIDERA “DEFICIENTE” E SIM RESPEITA AS DIFERENÇAS

PRECISAMOS DE MAIS PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

INSTITUIÇÕES PREPARADAS

PARA ATENDER E PROPICIAR A INCLUSÃO DE UM MAIOR NÚMERO DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR

A INCLUSÃO QUE VEM RESPEITAR A DIVERSIDADE E COMPREENDER MELHOR A HETEROGENEIDADE, AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS

AS ESPECIFICIDADES DO HUMANO E AS DIFERENTES SITUAÇÕES VIVIDAS NA REALIDADE SOCIAL E NO COTIDIANO ESCOLAR

OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO NAS UNIVERSIDADES PARA PESSOAS QUE SÓ TEM A ACRESCENTAR EM NOSSO APRENDIZADO!

REFERÊNCIAS DORZIAT, A. Bilingüismo e surdez SKLIAR, Carlos. Atualidade da educação bilíngüe para surdos NETO, J.F. de M. Educação Popular INTERNET: www.libras.org.br