A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR UNIJUI - CAMPUS SANTA ROSA CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFESSOR: DEJAMA CREMONESE ALUNA: FRANCESCA PERIPOLLI A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR SANTA ROSA/RS, 26 DE JUNHO DE 2.008
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CDB Nº 9394/1996): ESTABELECE QUE OS SISTEMAS DE ENSINO DEVERÃO ASSEGURAR PRINCIPALMENTE PROFESSORES ESPECIALIZADOS OU DEVIDAMENTE CAPACITADOS QUE POSSAM ATUAR COM QUALQUER PESSOA ESPECIAL NA SALA DE AULA.
INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO AO ENSINO SUPERIOR: No ato da inscrição o estudante informa que é surdo e faz a opção pela presença do intérprete no vestibular
SELEÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: A prova de redação é a mesma paras surdos e ouvintes, no entanto é respeitada a especificidade da escrita do surdo É assegurada a presença do intérprete nas turmas de alunos surdos sem custo adicional
CENSO DA EDUCAÇÃO: 62 MIL SURDOS MATRICULADOS NO ENSINO BÁSICO 600 ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR
O ACESSO À LÍNGUA DE SINAIS COMO PRIMEIRA LÍNGUA É O ALICERCE PARA A CONTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO
APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS NOS DIFERENTES CONTEXTOS CULTURAIS
A AQUISIÇÃO DA IDENTIDADE SURDA É PRIMORDIAL PARA A PRESERVAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA E PARA TANTO, O PAPEL ESSENCIAL DO PROFESSOR SURDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
É NECESSÁRIO QUE O SURDO MANTENHA UMA POSIÇÃO INTERCULTURAL, SEM OMITIR O FATO DE QUE A IDENTIDADE SURDA SE CONSTRÓI DENTRO DE UMA CULTURA VISUAL
O INTÉRPRETE É UM PROFISSIONAL COM COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA EM LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA, QUE ATUA NO CONTEXTO DO ENSINO REGULAR NO QUAL HÁ ALUNOS SURDOS MATRICULADOS
O INTÉRPRETE NÃO SUBSTITUI A FIGURA DO PROFESSOR EM RELAÇÃO À FUNÇÃO CENTRAL NA MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
A DIFERENÇA ENTRE OUVINTES E SURDOS PRECISA SER ENTENDIDA NÃO COMO UMA CONSTRUÇÃO ISOLADA, MAS COMO UMA CONSTRUÇÃO MULTICULTURAL
O SURDO PRECISA TER A OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE PARA INTERAGIR COM OS ACADÊMICOS
PARA A FORMAÇÃO DE PESSOAS IGUALMENTE CAPAZES DE DISTINGUIR O QUE REALMENTE ESTÁ ACONTECENDO COM ELE E COM A SOCIEDADE
A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR NÃO CONSIDERA “DEFICIENTE” E SIM RESPEITA AS DIFERENÇAS
PRECISAMOS DE MAIS PROFISSIONAIS QUALIFICADOS
INSTITUIÇÕES PREPARADAS
PARA ATENDER E PROPICIAR A INCLUSÃO DE UM MAIOR NÚMERO DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR
A INCLUSÃO QUE VEM RESPEITAR A DIVERSIDADE E COMPREENDER MELHOR A HETEROGENEIDADE, AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS
AS ESPECIFICIDADES DO HUMANO E AS DIFERENTES SITUAÇÕES VIVIDAS NA REALIDADE SOCIAL E NO COTIDIANO ESCOLAR
OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO NAS UNIVERSIDADES PARA PESSOAS QUE SÓ TEM A ACRESCENTAR EM NOSSO APRENDIZADO!
REFERÊNCIAS DORZIAT, A. Bilingüismo e surdez SKLIAR, Carlos. Atualidade da educação bilíngüe para surdos NETO, J.F. de M. Educação Popular INTERNET: www.libras.org.br