Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
A Gestão Social pode ser vista como...
Elisa Maria de Assis
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Avaliação Institucional
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
I OFICINA PROMED UFF pensares, saberes e fazeres com fraternidade
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
Gestão Competente da Escola Pública
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 3 Relator: Orlando Nobre.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
I Encontro dos Núcleos do CONASEMS - Núcleo COMUNICOSEMS.
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
Projeto de Desenvolvimento Institucional das Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva VI Encontro Nacional de Escolas e Centros Formadores.
PROGRAMA NACIONAL DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Sistema Nacional de Formação
VI Reunião do Fórum de Graduação em Saúde Coletiva de novembro de 2013 Rio de Janeiro, RJ.
O papel do Estagio na Formação de Professores
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Conteúdos e Cronograma do curso
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
COORDENADORIA REGIONAL DAS BAIXADAS LITORÂNEAS I COORDENADORIA REGIONAL DAS BAIXADAS LITORÂNEAS I GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Transcrição da apresentação:

Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO

Oficina do Currículo

Grandes Eixos Formação didático-pedagógica dos docentes. Capacitação dos profissionais de saúde da rede. Construção de espaços institucionais de discussão do currículo. Análise do processo de construção e implantação do currículo e de seus resultados.

Formação didático-pedagógica dos docentes. Mapeamento dos saberes dos sujeitos envolvidos no processo da formação médica. Implantação de oficinas especificas para preencher as lacunas ou deficiências detectadas no mapeamento

Capacitação dos profissionais de saúde da rede. Construção de estratégias de educação permanente no âmbito dos trabalhos de campo; Identificação de novos espaços na rede para o desenvolvimento da ação anterior; Inclusão de campos identificados e selecionados para a realização do trabalho de campo Utilização de componentes do currículo (TCC, TCS, PInC, Extensão) como mecanismos de identificação e incorporação dos conhecimentos gerados na rede. Envolvimento do currículo no processo de produção de conhecimentos na rede. Criação de fórum de discussão dos resultados encontrados

Construção de espaços institucionais de discussão do currículo. Fortalecimento do Colegiado e da Coordenação de Curso em seus papéis articuladores da discussão e da gestão do currículo Investimento em infra-estrutura Criação de assessorias formais reconhecidas institucionalmente Criação de um calendário permanente de reuniões da coordenação de curso com os representantes de turma Criação de fórum de discussão dos problemas (“nós”) identificados

Análise do processo de construção e implantação do currículo e de seus resultados. Elucidação dos conceitos estruturadores do currículo; Utilização dos fóruns propostos para o eixo 3 (Construção de espaços institucionais de discussão do currículo) Divulgação regular do processo de construção do currículo nas suas dimensões histórica, conceitual e prática; Utilização dos veículos de divulgação já existentes e elaboração de novos (impressos e eletrônicos) Reconstituição histórica da trajetória do setor saúde em Niterói.