Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial e Biossegurança

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maintaining the Nuclear Option in Latin America
Advertisements

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Administração e segurança de redes
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA FCF-USP: RUMO À CERTIFICAÇÃO ISO-14001
Sistemas de Gestão Integrada
Selma Ramos de Cerqueira
Visão Geral das Normas ISO
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
Boas Práticas Clínicas Monitoramento do Estudo
Instrutor: Objetivos:.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Auditoria da Qualidade
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
5. Abordagem como um sistema de gestão
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SISTEMA DA QUALIDADE NBR ISO/IEC – 4.2 SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Equipamentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Instrutor: Objetivos:.
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
Introdução à Norma ISO 9001:2000.
Instrutor: Objetivos:.
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Prefácio Esta especificação da Série de Avaliação da Segurança e saúde ocupacional Occupational Health and Safety Assessment Series (OHSAS) e o documento.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
ORGANIZAÇÃO NBR ISO/IEC – 4.1 INMETRO NIT DICLA 083/rev
UNIDADE DE NEGÓCIO Pode-se definir unidade de negócios como unidade organizacional, com definição de autoridade sobre processos e responsabilidade sobre.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade aplicável à certificação de produtos de E.P.I. A N I M A S E G.
INDICADORES DA QUALIDADE NIT DICLA
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária A palavra é QUALIDADE.
Sistemas de Gestão da Qualidade
EBEP – 2011 Introdução - GSI “SGI” Gestão de Sistemas Integrados
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Sistema de Gestão Ambiental
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Sistema de Gestão da Qualidade
Conteúdo programático
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Sistemas de Gestão da Qualidade
Curso de Administração Disciplina: TGA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema da Qualidade NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
4.4 Implementação e Operação
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
Capitulo 9 Análise de Sistemas da Qualidade. 4 empresas em diferentes setores industriais: Empresa 1 – autopeças, Empresa 2 – construção civil, Empresa.
REQUISITOS GERENCIAIS
Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial e Biossegurança
Transcrição da apresentação:

Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial e Biossegurança Manual de Procedimentos

Por que a Qualidade é importante ? Confiabilidade nos resultados Reconhecimento da comunidade e de seus pares; Facilita rastreabilidade dos dados obtidos em ensaios e a documentação de um estudo; Facilita a organização de trabalho e a comunicação dos dados obtidos; Evita duplicidade de estudos em diferentes países, levando a economia de tempo e de recursos.

ISO Survey 2006 Resultados mundiais ISO 9001 – Em 2006 aumento de 123.999 ( + 16%) Total: 897.866 ISO 14001 – Em 2006 aumento de 18.037 ( + 16%) Total: 129.199 ISO 13485 – (Referente a dispositos médicos) Aumento em mais de 60%

Conceito de Qualidade Conceito restrito a: Adequação ao uso Até 2000: A partir de 2000: ISO 9001:2000 Obtenção da satisfação do cliente através do atendimento de suas necessidades e expectativas, dentro de um ambiente organizacional voltado ao melhoramento contínuo de eficiência e efetividade;

S Conceitos: Sistema da Qualidade Biossegurança Sistema de Gestão da Qualidade: É a estrutura organizacional, procedimentos, processos e recursos necessários para implementação da Gestão da Qualidade. A biossegurança é um conjunto de princípios, de objetivos e de procedimentos para minimizar os riscos à saúde dos trabalhadores e proteger os ambientes, tanto interno à organização, quanto àquele direta ou indiretamente influenciado pelas operações da organização.

Sistema de Gestão Integrada Conceitos Sistema de Gestão Integrada Qualidade Total

Sistema de Gestão Integrada ? Como falar de Qualidade sem mencionar Qualidade Ambiental Segurança e Saúde do trabalhador

Sistema de Gestão Integrada Sistema poderia suportar os requisitos da ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente), OHSAS 18001 (Segurança e Saúde Ocupacional); ISO (International Standardization Organization) OHSAS (Occupational Health and Safety Assessment Series) Um único Manual de Gestão; Sistema único de controle de documentos e registros.

P O L I T I C A Pilares do Sistema da Qualidade O SISTEMA Definição de responsabilidades Sistema de Documentação Treinamento e Qualificação

Estrutura da Documentação Conteúdo Níveis Documento de nível mais alto Descreve o SQ de acordo com a política e objetivos da qualidade declarados e norma de referência ESTRATÉGICO MANUAL DA QUALIDADE Descrevem as atividades necessárias para implementar os elementos do SQ TÁTICO PROCEDIMENTOS MEMÓRIA Documentos comprobatórios Q REGISTROS DA QUALIDADE

O Sistema da Qualidade é 1) DOCUMENTADO: Manual da Qualidade Procedimentos da Qualidade Instruções de Trabalho Etc. 2) IMPLEMENTADO: (e isto se verifica por) Análise Crítica pela Administração Auditorias Internas

Princípios fundamentais na Implantação do SQ Direção convencida e comprometida Conscientização Envolvimento das pessoas Unidade de gerenciamento Melhoramento contínuo Abordagem factual para a tomada de decisão Educação permanente.

Sistema da Qualidade no CPqRR Portaria da Presidência, em 13 de setembro de 2002, onde se fala do comprometimento com a implantação e implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nos Laboratórios de Referência Portaria 70 SVS (Laboratórios de referência) Adesão voluntária de outros laboratórios do CPqRR Envolvimento da área de gestão

O Centro de Pesquisas René Rachou tem como compromisso: Promover o aprimoramento técnico-científico, visando a qualidade da pesquisa e demais serviços prestados pela Instituição, garantindo o cumprimento dos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade e satisfação dos clientes internos e externos; Zelar pelo desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, garantindo que todos recebam treinamento adequado para desempenhar efetivamente o seu papel no Sistema de Gestão de Qualidade; Contribuir para a saúde e bem estar da população, introduzindo melhorias contínuas na pesquisa e nos serviços oferecidos, com a participação efetiva de todos.

Sistema da Qualidade em Laboratórios Laboratório de ensaio e calibração ISO 17025 Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração Qualquer tipo de laboratório/indústria/serviço ISO 9001:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos

Sistema da Qualidade em Laboratórios Para ensaios ou conjunto de ensaios que compõem um estudo NIT-DICLA-028 Critérios para o Credenciamento de laboratório de Ensaio Segundo os Princípios das Boas Práticas de Laboratório - BPL Laboratório clínico NBR ISO 15189 Laboratórios de análises clínicas – Requisitos especiais de qualidade e competência Laboratório clínico NIT-DICLA-083 Critérios Gerais para Competência de Laboratórios Clínicos

Sistema da Qualidade em Laboratórios Pesquisa básica Quality Practices in Basic Biomedical Research – WHO/Special Programme for Research & Training in Tropical Diseases (TDR)

Preventiva/ Corretivas Organização / Gerenciamento Controle de Documentos Pessoal Ética Médica Análise Crítica Acomodações/ Condições Ambientais Laboratórios Apoio/Referência Sistema de Gestão da Qualidade Serviços de Apoio Equipamentos Registros Assessoria/ Consultoria Fornecimentos Externos Processo Pré-Analítico Controle de Não Conformidades Saúde, Segurança, Ambiente Processo Analítico / POP Reclamações Ações Preventiva/ Corretivas SIL Garantia da Qualidade Melhoria Contínua Auditorias Processo Pós- Analítico

Treinamento de sistema da qualidade A experiência do CPqRR: O treinamento de sistema da qualidade será dividido nos seguintes tipos: Treinamento de Orientação do Sistema de Qualidade Treinamento Geral do Sistema de Qualidade – Inserção e Integração Treinamento Específico do Sistema de Qualidade Treinamento de Recapitulação do Sistema de Qualidade Treinamento de Coordenadores do Sistema de Qualidade

Equipamentos Calibração: “Conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição... e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões.”

Saúde, Segurança e Meio Ambiente Elemento determina que o laboratório realize suas atividades de modo a atender aos requisitos de saúde, segurança e meio ambiente estabelecidos pelas autoridades regulamentadoras.

Controle de Documentos Organização Inclusão clara da localização da Biossegurança, na estrutura organizacional do laboratório (Departamento, Programa, Coordenação, Núcleo, etc.) Controle de Documentos Políticas e procedimentos relativos à biossegurança devem ser incluídos num capítulo do manual da qualidade. Incluir no controle os documentos relativos à biossegurança

Subcontratação Aquisição Incluir nos critérios de seleção para subcontratação do laboratório além dos requisitos de gestão da qualidade os princípios de biossegurança. Aquisição Quando aplicável, definir especificações de biossegurança para equipamentos, insumos e serviços a serem adquiridos.

Identificação e Controle de NC Ações corretivas Identificar e controlar não conformidades e ações corretivas relacionadas à biossegurança. Ações preventivas Identificar e controlar ações preventivas relacionadas à biossegurança (Uso de EPI, EPC, plano de prevenção de incêndio). Revisão e atualização de procedimentos relativos à biossegurança, visando a melhoria contínua.

Análise crítica pela direção Controle de Registros Registros relativos a questões de biossegurança devem ser mantidos Auditorias internas Política e procedimentos de biossegurança deverão ser objeto de auditoria interna. Análise crítica pela direção Incluir na análise crítica, por exemplo, uma avaliação da saúde dos trabalhadores, resultados de ações de gestão ambiental implementadas, acidentes ou incidentes de trabalho.

Acomodações e Condições ambientais As áreas laboratoriais devem ser planejadas considerando o conforto dos seus ocupantes, a minimização de riscos de acidentes e doenças ocupacionais. Equipamentos Inclusão dos equipamentos de proteção coletiva e individual ao programa de verificação e calibração, se aplicável. Inclusão de referência a riscos à saúde na identificação de determinadas soluções e reagentes. Elaboração de procedimentos que assegurem a estocagem adequada de reagentes, soluções tóxicas, inflamáveis e incompatíveis entre si.

Procedimentos pós-exame Incorporar requisitos de biossegurança nos procedimentos documentados de ensaios/exames. Procedimentos pós-exame Descarte seguro de amostras que não são mais requeridas para exame deve ser realizado de acordo com a legislação ou recomendações sobre gerenciamento de resíduos.

Qual o seu papel no Sistema da Qualidade? Seja informado Utilize o sistema Siga os procedimentos estabelecidos Faça melhorias Tenha boas práticas de registro Forneça explicações para os auditores

Benefícios de um SQ Eficiente Confiabilidade nos resultados Registros das informações Melhoria da comunicação Aumento de eficiência operacional Documentação adequada

Sistema da Qualidade no CPqRR Núcleo da Qualidade e Biossegurança; Coordenadores da qualidade do laboratório ou setor Informações: Acessar a Intranet, página da Diretoria/Núcleo da Qualidade e Biossegurança. No caso de dúvidas entre em contato com a Gerência da Qualidade ou com o coordenador da Qualidade de seu laboratório ou setor. Na página Grupo da Qualidade você encontra os nomes dos coordenadores.