SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

MEIO AMBIENTE E URBANISMO
O planejamento e a gestão territorial no Brasil ocorrem em contexto marcado por pobreza, profundas desigualdades sócio-territoriais e grande concentração.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ASSENTAMENTOS URBANOS
Lacunas na ordem jurídico-urbanística
Área de Preservação Permanente em Área Urbana Consolidada
Conferência das Cidades Mato Grosso
Proteção Jurídica da Flora
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO
Implicações e Reflexos sobre Planos Diretores
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
LIMITAÇÕES À ATIVIDADE URBANÍSTICA MUNICIPAL
MÓDULO II - CONTEÚDO BÁSICO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
Conferência das Cidades Mato Grosso
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Gestão Estratégica na Política Pública
MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
MOBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL URBANA
Oficina Meio Ambiente Gestão Ambiental Local
Regulamentação dos Instrumentos do Plano Diretor Secretaria Municipal de Urbanismo.
”Regulamentação” das “Exceções” em APP
SABJV SABESP Sindmetal Cotia Integrada Calangos SAVIOLI SOS Manancial
Enem.
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
O que temos e o que queremos em relação ao uso e ocupação do solo no DF? Até que ponto é possível ocupar áreas hidrologicamente estratégicas e garantir.
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Curso Técnico em Meio Ambiente
Ministério Público do Trabalho
Meio Ambiente e Sociedade Políticas Públicas e Ambientais
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
PROJETO DE LEI 3057/2000 LEI DE PARCELAMENTO DE SOLO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA LEI DE RESPONSABILIDADE TERRITORIAL URBANA DEP. FERNANDO CHUCRE COMISSÃO.
REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Lei Federal nº /79 Parcelamento do Solo Urbano O que mudou
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA URBANA
ATIVIDADE URBANISTICA
Lei Federal nº /2009 Regularização fundiária urbana
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIME
Direito Ambiental e Direito Urbanístico em Gestão Municipal
SHEYLA MARTINS RODRIGUES ADVOGADA OAB/SP N. ° 193
INTRODUÇÃO Conceito de meio ambiente: conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Política ambiental do Brasil É bem avaliada e é considerada moderna e avançada Possui um capítulo especial na Constituição: CAPÍTULO VI – DO MEIO AMBIENTE.
Fatores que levaram a uma crise ambiental na Europa e no mundo: 1) Visão de que os recursos naturais eram inesgotáveis e renováveis. 2) Revolução Industrial.
MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
7. PLANEJAMENTO AMBIENTAL
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Política Urbana e Desenvolvimento Ambiental
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. Polo Santarém (22 e 23/10/15) 2º Seminário.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
CONSIDERAÇÕES SOBRE O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DE GUAXUPÉ-MG
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
Aspectos Jurídicos Afetos ao Saneamento Rural no Brasil Profª.Drª.Sheila Pitombeira.
DIREITO URBANÍSTICO CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIOS JURÍDICOS Cretella Júnior define os princípios jurídicos como "as proposições básicas, fundamentais, típicas.
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização fundiária, conceitos, procedimentos, instrumentos e registro BRASÍLIA – DF maio de 2008

Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Crescimento vertiginoso da população urbana no Brasil: : 44,7% urbana – 55,3% rural; : 55,9% urbana – 44,1% rural; : 81,2% urbana – 18,8 % rural

Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Constituição Federal de 1988 Art. 1 - Município elevado à ente da Federação Art A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes. Art “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Estatuto da Cidade: Lei Federal /2001 Art 2 - A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes: -garantia do direito a cidades sustentáveis -planejamento do desenvolvimento das cidades,... de modo a evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente -regularização fundiária e urbanização de áreas ocupadas por população de baixa renda mediante o estabelecimento de normas especiais de urbanização, uso e ocupação do solo e edificação, consideradas a situação socioeconômica da população e as normas ambientais;

Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Projeto de Lei nº 3057/00 Regularização Fundiária Sustentável exige a articulação das dimensões: URBANÍSTICA – integração dos assentamentos informais à cidade formal, melhorando a infra-estrutura urbana, acessibilidade, mobilidade e disponibilidade de serviços; URBANÍSTICA – integração dos assentamentos informais à cidade formal, melhorando a infra-estrutura urbana, acessibilidade, mobilidade e disponibilidade de serviços; AMBIENTAL – melhoria das condições do meio ambiente, incluindo o saneamento, o controle de risco de desastres naturais, a recuperação de vegetação e de cursos d'água; AMBIENTAL – melhoria das condições do meio ambiente, incluindo o saneamento, o controle de risco de desastres naturais, a recuperação de vegetação e de cursos d'água; ADMINISTRATIVA E PATRIMONIAL – medidas administrativas e jurídicas para a produção de títulos registrados em cartório. ADMINISTRATIVA E PATRIMONIAL – medidas administrativas e jurídicas para a produção de títulos registrados em cartório.

Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE–APP Definida pelo Código Florestal (Lei nº 4.771/65) -Área protegida …, coberta ou não por vegetação, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora e assegurar o bem estar das populações humanas DESAFIO do processo de regularização fundiária de atuar diretamente sobre esse grande passivo sócio- ambiental das cidades brasileiras

Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano RESOLUÇÃO CONAMA 369 / 2006 Dispõe sobre os casos excepcionais, de utilidade pública, interesse social, ou baixo impacto ambiental que possibilitam a intervenção ou a supressão de vegetação em Áreas de Preservação Permanente Proposta do MMA é da incorporação dos princípios das Resoluções CONAMA ao PL 3057/00, particularmente a Resolução 369, que explicita a forma de viabilizar intervenção ou supressão de vegetação para a regularização fundiária sustentável de área urbana. O CONAMA vem monitorarando a aplicação da 369 junto aos orgãos licenciadores municipais e estaduais

Ocupação em encostas

Dos 366 municípios que declararam sofrer problemas de deslizamento de terra, 25% também declararam ter como causa da degradação de áreas protegidas a ocupação irregular de áreas frágeis. Dos 366 municípios que declararam sofrer problemas de deslizamento de terra, 25% também declararam ter como causa da degradação de áreas protegidas a ocupação irregular de áreas frágeis.

OBRIGADO! Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano - SRHU/MMA Departamento de Ambiente Urbano Marcos Pellegrini Bandini Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano