EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PSICOLOGIA.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O TRABALHO COM PROJETOS
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Projeto Institucional das escolas Salesianas
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
Universidade Federal de Uberlândia
Sejam bem-vindos!.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
FORMAÇÃO LINGUAGEM DIGITAL
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
SEB/MEC. Números da consulta pública cadastrados no Portal: organizações; escolas; estudantes de educação básica;
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias.
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Eliane Aparecida Ribeiro Assunção

De acordo com a mais recente Lei Diretrizes e Bases (Lei 9 De acordo com a mais recente Lei Diretrizes e Bases (Lei 9.394/96) A Educação Infantil torna-se a primeira etapa da Educação Básica. Considerar a criança no seu tempo, respeitando suas necessidades peculiares e suas potencialidades.

Considerar a criança como um ser social, interativo, produtor do próprio conhecimento, partindo de situações vivenciadas,dentro e fora da escola; Respeitar a diversidade cultural e a pluralidade brasileira, considerando a criança como pessoa singular com características próprias.

Educação Infantil a partir de 2006 ETAPAS DE ENSINO FAIXA ETARIA E DURAÇÃO Creche Até 3 anos de idade Maternal De 3 aos 4 anos de idade 1º P. ou Classe de 4 anos De 4 aos 5 anos de idade 2º P. ou Classe de 5 anos De 5 aos 6 anos de idade Fim da Educação Infantil

O Currículo na Educação Infantil PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO QUE EMBASAM A PROPOSTA EDUCATIVA O Currículo na Educação Infantil Os RCNEI operacionalizam o processo educativo das crianças de até 3 anos e de 4 a seis anos, em dois âmbitos de experiência: FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL E CONHECIMENTO DE MUNDO.

FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL experiências que favorecem a construção da identidade e conquista da autonomia. Desenvolvimento de suas capacidades afetivas e cognitivas.

CONHECIMENTO DE MUNDO Relações que a criança estabelece com os objetos do conhecimento e a construção das linguagens. Linguagem oral e escrita Matemática Artes visuais Musica e movimento Natureza e sociedade

Gradner e Piaget utilizam a metáfora da rede para explicar a construção do conhecimento realizada pelo individuo. Teia de significações Processo de construção Processo de modificação e atualização Feixe de relações Múltiplas interações Princípio que rege o desenvolvimento de competências e habilidades constante atividades construtiva do individuo

Dimensão lógico-matemática Dimensão linguística Competência musical As dimensões apresentadas são as seguintes Dimensão lógico-matemática Dimensão linguística Competência musical Dimensão espacial Dimensão corporal Dimensão interpessoal Dimensão intrapessoal

De acordo com o RCNEI, o desenvolvimento das habilidades e competências, na Educação Infantil, esta descrito e relacionado em termos de capacidades expressivas e motoras do bebê e das ações da criança. Nesta fase, predomina a dimensão subjetiva do movimento e das emoções, nas suas interações e comunicações com o adulto e com o meio ambiente.

As brincadeiras, que compõem o repertorio infantil e que variam conforme a cultura regional, apresentam-se como situações privilegiadas para desenvolver habilidades motoras tais como: Encaixar Pular Saltar Correr Dançar Subir Descer Jogar bola Empinar pipas.

As crianças, nesta fase, precisam coordenar habilidades motoras como: Flexibilidade Força Velocidade

Os primeiros jogos de regras são valiosos não só para o desenvolvimento das capacidades corporal de equilíbrio e coordenação, mas trazem oportunidades de desenvolver uma atividade de competição de forma saudável, desenvolvendo ao mesmo tempo, as atitudes de respeito, cooperação e cumprimento de regras, indispensáveis para a formação de sua consciência moral.

Os procedimentos indispensáveis para a aprendizagem, nesta faixa etária são: Formulação de perguntas; Participação ativa na resolução de problemas; Estabelecimento de algumas relações simples na coleta e comparação de dados;

Confronto de ideias com outras crianças; Formulação coletiva ou individual de hipóteses, explicações e conclusões sobre o tema ou assunto estudado; Registro de informações, utilizando diferentes formas: desenhos, textos, fotos, portfólios, murais, etc., elaborados junto com o professor.

O B R I G A D A ! ! !