PLANO DE NEGÓCIO Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Ciência e Gestão da Informação Disciplina de Gestão de Negócios – Prof. Simão PLANO DE NEGÓCIO Alunos: ALEXANDER MARKUS BRUNO PÉRIC JULIANA MORAES LENÍSIA MONTEIRO RUBENS ALCARAZ
Introdução Este plano de negócio pretende apresentar o estudo de viabilidade de abertura de uma nova empresa, destinada a atuar na área de consultoria em tecnologia da informação. Este plano de negócio será um ante-projeto a ser apresentado e discutido ao professor orientador da disciplina Gestão de Negócios.
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA A empresa terá em seu ramo de atividade na área de prestação de serviços tendo em vista a consultoria em tecnologia de informação. O nome da empresa será: TI Advice Consultoria em Tecnologia da Informação
Identidade Visual
3. CONSUMIDORES/CLIENTES O potencial público-alvo da empresa se resume a clientes, principalmente pessoas jurídicas (empresas de pequeno e médio porte), dos setores público e privado, interessados em obter auxílio em serviços e produtos que envolvam tecnologias da informação.
FORNECEDORES Os fornecedores tanto para manter o capital intelectual atualizado quanto de suprimentos serão definidos mediante os critérios como qualidade, preço, forma de pagamento, atendimento, prazo, relacionamento com o fornecedor, quantidade, garantia sendo estudado cada caso visando os interesses da empresa.
CONCORRENTES IDENTIFICAMOS14 CONCORRENTES EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA: AÇÃO INFORMÁTICA PARANÁ LTDA. AGO SOFTWARE ALPHUS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA AUSLAND CONSULTORIA E INFORMÁTICA BRQ INFORMÁTICA CASA DO COMPUTADOR PROD INF LTDA CPN INFORMATICA ESFERA INFORMÁTICA LTDA. GCI GET TECH MPS INFORMÁTICA PREMIER TI SOFT MASTER INFORMATICA - TECNOLOGIA DE INFORMAçãO STEFANINI CONSULTORIA
PRINCIPAIS SERVIÇOS QUE SERÃO PRESTADOS Projetos em TI Análise das necessidades de sistema de informação para o cliente; Implementação individual de projetos de sistemas de informação; Identificação prévia de problemas técnicos; Migração de aplicações e sistemas de informação; Análise e acompanhamento de projetos de TI Avaliação das infra-estruturas de TI e de segurança da informação Realização de testes ao sistema de cópias e restauro; Implementação de melhores práticas ligadas a TI. (ITIL, COBIT) Venda e manutenção de Software e Hardware especializado/empresarial Service Desk Suporte Técnico (local ou remoto) Suporte de Servidores e Redes Locais Gestão de Ativos de TI Implantações, adições e mudanças de hardware Atualização Tecnológica Periódica
LOCALIZAÇÃO E ÁREA NECESSÁRIA Sendo uma empresa de prestação de serviços a localização seria um elemento de extrema importância. Tomamos como localização ideal os centros comerciais localizados na cidade de Curitiba. A escolha de uma área central dará melhores possibilidades de deslocamento e logística de pessoal. O local deverá oferecer uma infra-estrutura necessária para a instalação e ainda propiciar o crescimento, ter acesso fácil para os clientes, estacionamento, segurança e ser um ponto de vendas atrativo.
FUNCIONAMENTO A EMPRESA TERÁ 11 FUNCIONÁRIOS 04 sócios e administradores 04 consultores para desenvolver os projetos para os clientes, além da assistência técnica e operacional 02 estagiários para suporte aos serviços 01 atendente de telemarketing.
ETAPAS DO FUNCIONAMENTO Área da Produção de Projetos Implantação de Software Suporte Técnico
PREVISÃO DE NEGÓCIOS Conquistar 20% da demanda das empresas que necessitam de consultoria em TI em Curitiba e toda a região metropolitana até o final do ano corrente; Estima-se que a nossa empresa traga retornos em 5 anos;
OUTRAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS TI VERDE IEC ESPM QM 08000s (Governança): A Governança "Verde" norteará os projetos e processos em ti, que deverão ser reformulados para atender os novos padrões impostos. IPV6: Remodelamento do número de IP’s. Serão necessário profissionais especializados para a gestão da nova rede e integração com os sistemas operacionais. No Brasil o Comitê Gestor Internet no Brasil intensifica a educação sobre o uso do IPV6. Novas certificações (ITIL V3 e SCRUM): Há uma tendência para que as certificações levem em conta não só o cliente, mas também o meio-ambiente. Programação: Novas linguagens e modos de programar estão surgindo no mercado.O futuro será do CMS, content management system, template engines, produtividade sustentável e desenvolvimento ágil. Humanização da TI: O Processamento da Linguagem Natural (PLN) e a Websemântica já começam a aparecer no mercado e programas para acessibilidade ganham destaque na Internet, como os feitos para deficientes visuais. Regulação para crimes na internet: O número de crimes eletrônicos continua a crescer e foca suas atividades para a telefonia móvel e redes wi-fi. As empresas e até pessoas físicas investirão cada vez mais em segurança da informação.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Determinamos que as forças da empresa será sua capacidade intelectual e o networking Fraqueza é a falta de experiência no mercado e não possuir clientes fixos. Com a análise das oportunidades, vimos que o mercado de TI está em expansão principalmente na área de serviços, pois muitas empresas estão investindo na terceirização dos setores de TI, As principais ameaças da nossa empresa é a alta concorrência no setor, e a crise econômica que influencio diretamente vários fornecedores de serviços de TI.
ORÇAMENTO