A base – Inteligência de mercado

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Transcrição da apresentação:

A base – Inteligência de mercado Necessidade da pesquisa de marketing Descrever o mercado; Monitorar as mudanças do mercado; Decidir as atitudes a serem tomadas e avaliá-las.

Dados do mercado obtidos pela equipe de vendas Análise/Comparação/Avaliação Informação de marketing Experiência interna Dados do mercado obtidos pela equipe de vendas Pesquisa de marketing

Determinação ou avaliação de potenciais cursos de ação Testes de marketing; Lançamentos (e desenvolvimentos) de novos produtos; Teste de aceitação de produtos modificados; Comunicação da imagem da companhia; Desenvolver e avaliar as campanhas de propaganda e promoção, bem como as campanhas por correspondência.

Métodos para se obter dados para a pesquisa de mercado Pesquisa de campo: informações obtidas por respostas para um conjunto de perguntas a uma série de entrevistados, através de técnicas estatísticas.

Métodos para se executar a pesquisa de campo Auditorias das vendas a varejo: pesquisas Nielsen de participação de mercado;

Auditorias dos consumidores: painéis, comitês, reuniões, recrutamento, entre outras técnicas.

Pesquisa de mercado com questionários Entrevistas pessoais; Entrevistas telefônicas; Questionários postais.

3.1 Questionários típicos Deve ser desenvolvido de acordo com as exigências particulares para cada necessidade. Os seguintes aspectos devem ser observados:

O questionário deve ser específico à área pesquisada e não deve conter perguntas impertinentes (isso é óbvio, não é mesmo?); A lista de pergunta deve ser idealizada para resultar no maior número possível de informações sem ambiguidades (de preferências perguntas fechadas);

Cada pergunta deve ser simples e relativamente curta; Tente não induzir as respostas; Seja cuidadoso na sequência de perguntas, pois podem influenciar as respostas; Utilize ferramentas estatísticas; Evite questionários exagerados.

Qual a sua opinião sobre o atendimento pessoal do vendedor a sua empresa?     ( )Regular ( )Bom ( )Ótimo Sua empresa já utilizou os serviços da assistência técnica da Leinertex?     ( )Sim ( )Não Em caso de resposta positiva, como foi o atendimento da assistência técnica ao seu cliente? Qual a sua avaliação do atendimento oferecido pela Leinertex em suas diversas áreas? Ex: Faturamento, entrega, cobrança, televendas, etc...  A sua loja trabalha com todo o mix de produtos da Leinertex?  O sr. tem sido informado pelo vendedor sobre as mudanças, lançamentos, ou outras novidades da Leinertex?    

Informações importantes a serem obtidas com os clientes: Fatores de compra que os influenciam; Como eles vêem a companhia e seus concorrentes; O que eles acham dos novos produtos; Qual a abordagem deles aos novos produtos.

Pesquisa de gabinete Estatísticas governamentais; Informações da empresa; Catálogos comerciais; Associações comerciais; Relatórios disponíveis sobre o assunto.

Tipos de dados: Mercado: - tamanho e segmentação; - características: principais clientes, fornecedores, produtos vendidos; - situação: mercado novo, maduro, saturado;

- desempenho das empresas: em relação ao mercado como um todo, em relação umas às outras; - canais de distribuição: identificação; - métodos de comunicação: mídias, promoções de vendas; - financeiras: impostos, taxas, restrições a importação;

- legais: legislação sobre patentes, padrões de produto, legislação relativa aos agentes, marcas registradas e direitos autorais, proteção de propriedades intelectuais; - desenvolvimentos: mudanças de mercado, produto e legislação.

Informações do produto: - clientes potenciais: quem, onde, líderes de mercado e concorrentes; - empresa: satisfação dos clientes, necessidade de desenvolvimento/aperfeiçoamento de produtos, potencial de novos produtos, percepção do mercado.

- concorrentes: quem, comparação em tamanho, localização, setor do mercado, produtos fabricados e vendidos, preços, canais de distribuição e vendas, introdução de novos produtos.

As quatro áreas principais de dados secundários: Relatórios de mercado: história, estrutura, tamanho, principais empresas, tendências, canais de distribuição, desenvolvimentos recentes, futuros desenvolvimentos.

Informações empresariais: Informações de catálogos e anuários; Informações financeiras: relatório e contas da diretoria, lucro anual, evolução dos resultados e dos custos.

Informações estatísticas e de produto - estatísticas governamentais; Informações dos consumidores - Demográficas, psicográficas e comportamentais.l

Planejamento de pesquisa de marketing Objetivos; Informações necessárias e sua obtenção; Coleta de dados; Análise dos dados.

Confira e analise as informações Pesquisa comprada Pesquisa própria Pesquisa de campo Relatórios não destinados a publicação Pesquisa contratada Pesquisa de gabinete