Especialização em Docência do Ensino Superior

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Transcrição da apresentação:

Especialização em Docência do Ensino Superior Disciplina: Indivíduos e Sociedade: uma perspectiva interdisciplinar Apresentação capítulo 7 _ Livro: A cabeça bem feita de Edgar Morin Discente : Bruno Lima

CAPÍTULO 7 OS TRÊS GRAUS Este capítulo traz as novas formas de pensar a educação segundo Morin mas seguindo os três graus do ensino, já conhecidos, são eles: Primário ; Secundário; Universidade.

O Primário Em vez de destruir as curiosidades naturais a toda consciência que desperta, seria necessário partir das interrogações primeiras: O que é o ser humano? A vida? A sociedade? O mundo? A verdade?

A natureza do ser humano BIOLÓGICA CULTURAL Organização biológica (átomos, moléculas, células, órgãos, corpo) Aspectos físicos; Aspectos químicos; Ciências. Dimensões psicológicas; Dimensões sociais e; Dimensões históricas da realidade humana.

A ESCALA DO UNIVERSO http://htwins.net/scale2/index.html A longa aventura cósmica (Fisíca-Química e Biologia) até o surgimento do Homo Sapiens. http://htwins.net/scale2/index.html Com o surgimento do homem, surge a Cultura, a Psicologia, a Sociologia.

Conexão Bioantropológicas A escola primária deve trazer ao aluno no início de sua percepção educacional que ele é um ser biológico, mas também um ser cultural .

Como podemos observar a relação Causa efeito (linear) Causa Causa A COMPREENDER A CAUSALIDADE MÚTUA INTERRELACIONADA, A CAUSALIDADE CIRCULAR (RETROATIVA, RECURSIVA), AS INCERTEZAS DA CAUSALIDADE. O que é uma coisa? O que é uma causa? Como podemos observar a relação Causa efeito (linear) Causa Causa A Causa B FILME: ONDE VIVEM OS MONSTROS APRENDER A LIDAR COM A COMPLEXIDADE !!! efeito 1 efeito 2 efeito 1 efeito 3 efeito 4 POR QUE AS MESMAS CAUSAS NÃO PRODUZEM SEMPRE OS MESMOS EFEITOS, QUANDO OS SISTEMAS QUE ELAS AFETAM TÊM REAÇÕES DIFERENTES, E CAUSAS DIFERENTES PODEM PROVOCAR OS MESMOS EFEITOS.

Levando em conta experiências pessoais. O Secundário Estabelece o diálogo entre cultura das humanidades e cultura científica !! Levando em conta experiências pessoais. Disciplina: História História de sua nação Situar-se no futuro histórico da humanidade, desenvolvendo, em si mesmo, um modo de conhecimento que apreenda as características multidimensionais ou complexas das realidades humanas.

Sob o estímulo de um professor de Filosofia ou de um O UNIVERSO, A TERRA, A VIDA, O HUMANO Sob o estímulo de um professor de Filosofia ou de um professor polivalente, os ensinamentos científicos poderiam convergir para : O RECONHECIMENTO DA CONDIÇÃO HUMANA, NO MEIO DO MUNDO FÍSICO E BIOLÓGICO. DEVE REFLETIR A CONDIÇÃO HUMANA E AO APRENDER A VIVER. ENSINO DAS HUMANIDADES

O Secundário Durante todo o curso secundário, as matemáticas serão ensinadas como forma de pensamento lógico que efetua operações calculáveis. Um ensino filosófico na última série e para todas as opções introduzirá a problemática da racionalidade e a oposição entre racionalidade e racionalização. O professor deve entender também a cultura dos adolecentes, seria preciso instruir-se sobre a autonomia conquistada pelo mundo adolescente em relação à cultura familiar e à cultura escolar, a partir dos anos 1960-70. Resultando a formação de grupos, clãs, verdadeiras microssociedades.

A Universidade A Universidade conserva, memoriza, integra, ritualiza uma herança cultural de saberes, idéias, valores; REGENERA ESSA HERANÇA ao reexaminá-la,atualizá-la, transmiti-la; GERA SABERES, idéias e valores que passam, então, a fazer parte da herança. A Universidade deve adaptar-se à sociedade ou a sociedade é que deve adaptar-se à Universidade?

A reforma de pensamento exige a reforma da Universidade !! REORGANIZAÇÃO GERAL UNIÃO MULTIDISCIPLINAR

Morin defende a criação dentro das universidade de departamentos ou institutos com caráter multidisciplinar NÚCLEO ORGANIZADOR SISTÊMICO Ecologia Ciências da Terra Cosmologia Ecossistemas , biosfera O sistema Terra Universo Faculdade da Terra (ciências da Terra, Ecologia, Geografia Física e Humana) Faculdade do Cosmo (que compreenda uma seção filosófica) Faculdade da Vida Faculdade do Humano (Pré-história, Antropologia Biológica e Cultural, as ciências humanas, sociais e econômicas, e integrando a problemática indivíduo/espécie/sociedade) . Faculdade do Conhecimento e Ciências Cognitivas

CONCLUSÕES Esta reorganização da universidade traria a possibilidade de diplomas e teses multi ou transdisciplinares. Mas para instaurar e ramificar um modo de pensar que permita a reforma, seria o caso de se instituir, em todas as Universidades e Faculdades, um dízimo epistemológico ou transdisciplinar, que retiraria 10% da duração dos cursos para um ensino comum destinados á: Racionalidade – Cientificidade – Objetividade Interpretação Pensamento matemático cultura das humanidades e cultura científica Argumentação Complexidade Relação entre o mundo humano, o mundo vivo, o mundo físicoquímico, e o cosmo. Literatura e às Ciências Humanas, Ética e Política.

MUITO OBRIGADO !!