FUNÇÃO DO ADMINISTRADOR: CONTROLAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
Controle: Aprendendo e Mudando Controle Gerencial
Controle e Avaliação Prof. Dr. Robson Barbosa.
Daciane de Oliveira Silva
Administração por Objetivos (APO)
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
5Ws & 2Hs INDICADORES DE DESEMPENHO
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
Processo Administrativo
Grupo Karla Gomes Thiago Figueiró Luciana Ferreira Gustavo Siqueira
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CAUSAS POTENCIAIS DAS FALHAS ORGANIZACIONAIS.
Balanced Scorecard BSC
Fundamentos de Administração
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
AVALIAÇÃO E CONTROLE: O que é e como fazer?
O sistema de administração de recursos humanos
Revisão 2 b.
- Minister (subordinação ou obediência)
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
O Processo da Administração
CONTROLE Universidade Federal do Amapá
Função da Administração:
Contabilidade Gerencial
ROI-Retorno do Investimento em Treinamento
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Cap. 2 – Satisfação, valor e retenção do cliente
Comportamento Organizacional
CONTABILIDADE GERENCIAL
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Profª Claudia Pedro Corrêa
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
Missão + Visão = Estratégias Temas estratégicos
CRM CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT Autor: Carlos Eugênio Friedrich Barreto.
Teoria Geral da Administração
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
6º SEMESTRE DE ADMINISTRAÇÃO Curso: Administração da Produção I
Técnico Contabilidade
Profª Gislaine Rossetti Madureira Ferreira
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Função produção.
Balanced Scorecard.
Ciclo PDCA Ciclo PDCA , ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming: Introduzido no Japão após a guerra, o ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros.
Disciplina: Controladoria
BALANCED SCORE CARD.
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
Aula 1: Funções da Administração
Balanced Scorecard A estratégia em ação. 2 O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Avaliação de Cargos por Métodos Não Quantitativos
Gerenciamento da Qualidade
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I PROFESSOR MSC. ROGÉRIO TOBIAS ADM.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
Função Controle GUI I Relações entre Planejamento e Controle – planejamento: antecipação da ação – controle: processo que procura manter o planejamento.
Desempenho das Organizações Introdução à Administração DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES.
Aula 3 Prof Fabio Uchôas de Lima. Controlar Lembre-se de uma regra máxima que existe em administração: quem não controla, não administra. A atividade.
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
INDICADORES DE DESEMPENHO
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
Contabilidade Gerencial
Administração Conceito:
Sistemas de Medição e Desempenho Aplicados Dentro da Porteira Bibliografia utilizada Gestão do Sistema de Produção Agropecuário – Gestão Qualidade Emater.
Transcrição da apresentação:

FUNÇÃO DO ADMINISTRADOR: CONTROLAR Profª Gislaine Rossetti Madureira Ferreira

CONTROLAR Finalidade de assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. O processo de controle pode ser exemplificado com a condução de um automóvel (um sistema de transportar pessoas). O motorista compara continuamente o caminho que está percorrendo (resultados do sistema) com o caminho que é necessário para chegar ao destino (objetivo do sistema). A comparação tem por finalidade informar o motorista sobre o que deve fazer para garantir o objetivo.

PROCESSO DE CONTROLE Passo 1 Estabelecimento de Padrões Passo 2 Aquisição de informações Passo 3 Comparação do desempenho com o padrão estabelecido Passo 4 Ação Corretiva

Estabelecimento de Padrões Passo 1 Estabelecimento de Padrões Para controlar é preciso saber o que deve ser controlado. Permite avaliar eficazmente o desempenho e tomar decisões corretas. Podem ser objetivos (quantitativo e/ou qualitativo) ou por padrões de comportamento (comportamentos que devem ser inibidos ou estimulados, definidos por normas).

quando deve ser obtida (antes, durante e/ou depois). Passo 2 Aquisição de informações Definir qual informação deve ser produzida (quantidade e qualidade); como deve ser produzida (inspeção, dispositivos eletrônicos de contagem e medição, pesquisas de satisfação/clima, sistemas automatizados de códigos de barras); e quando deve ser obtida (antes, durante e/ou depois).

Passo 3 e 4 Comparação do desempenho com o padrão estabelecido e Ação Corretiva A informação sobre o desempenho real é comparada com os padrões, servindo de base para iniciar uma ação para corrigir ou reforçar a ação. Desempenho igual ao esperado: ação de reforço. Exemplo - premiação para a equipe. Desempenho inferior: ação corretiva. Exemplo – mais recursos alocados, reavaliação do padrão. Desempenho superior: ação de reforço. Exemplo – aumento de remuneração variável.

Alguns indicadores de controle   QUAL O PRÓXIMO PASSO? Alguns indicadores de controle Finanças Retorno sobre o Investimento Lucratividade Aumento da Receita Redução de Custos Perspectivas do mercado Participação de mercado Captação de clientes Satisfação dos clientes. Comportamento do consumidor Fidelização dos clientes Concorrência Processos internos Eficiência nos processos operacionais Desenvolvimento de novos produtos Eficiência dos serviços de pos venda. Aprendizado e crescimento Satisfação dos funcionários Retenção dos funcionários (talentos)

FORMATO DO SISTEMA DE CONTROLE   FORMATO DO SISTEMA DE CONTROLE Variável Tipo de Organização Formato de sistema Tamanho da Organização Pequeno Porte Pessoal e informal, com observação visual e informação verbal. Grande Porte Formal, impessoal, complexo e automatizado. Grau de Centralização Centralizada Menor número de controles Descentralizada Maior necessidade informação e feedback Cultura Organizacional Democrática Informal, autocontrole Autoritária Formal, coercitiva Importância da Atividade Importante Formal e abrangente Pouco importante Informal e simples

Fator Humano no Processo Controle formal, social e técnico: Controle formal :apresenta-se na figura do chefe e através de medidores de desempenho, como avaliação de desempenho, pesquisa de clima, frequência e pontualidade. Controle social : É impelido pelo grupo que aponta como o comportamento deve ocorrer. Controle técnico: ocorre através do participante, que utiliza mecanismos para controlar e tomar decisões (relógio). Resistência ao controle (vendedores). Feedback: rapidez, descrição e não julgamento, recompensa e correção.