Governança da Informação na Gestão Pública Seminário sobre TIC na Gestão Pública Tribunal de Contas do Estado da Paraíba Julho, 2015 Governança da Informação na Gestão Pública Luiz Mauricio Martins, Phd.
Computadores + Internet + mobilidade + relacionamentos Video da BMW = Sociedade em Rede
A sociedade é uma coleção de atores em rede Fornecedor Cidadão Servidor Parceiro Facebook E-commerce Governo A sociedade é uma coleção de atores em rede Clientes
A organização é uma rede de atores humanos e tecnológicos trocam informações em alta velocidade, orientados para executar processos em busca da geração de valor para os cidadãos
“Embora a forma de organização social em redes tenha existido em outros tempos e espaços, o novo paradigma da tecnologia da informação fornece a base material para sua expansão penetrante em toda a estrutura social.” Manuel Castells
A Sociedade conectada em Redes de alta velocidade e com o apoio de serviços TIC nas nuvens mudou o cenário global
Informação Serviços Relacionamentos Lazer
Novos paradigmas
Dispositivos de interação
Inteligência 24h
Casas Bahia Diretor Administrativo, Michael Klein “No último dia 21, das 15h08 até as 15h09, todas as minhas lojas venderam R$ 81 mil”. A TI é uma ferramenta estratégica para o negócio.
André Luiz Furtado, Auditor do TCU Na Gestão Pública “Funções vitais do setor público como arrecadação, impostos, previdência, programas sociais e judiciário dependem da TI.” André Luiz Furtado, Auditor do TCU
TI é a ferramenta fundamental para a transformação da administração pública
O Dialético mundo da TI
Tudo para dar certo!
Projeto foi redefinido. Know-How Tecnológico Recurso: U$ 12,6 Million Melhor Fornecedor Comitê de Gestão Maturidade CMM nível 1-2 3 anos depois: Projeto foi redefinido. Custou: U$ 47 Million
Planejamento Definição de Autoridades Controle e acompanhamento de projetos Comunicação e reporte executivo Envolvimento do Usuário Falta de Experiência Técnica (testes) Funcionalidade no sistema
Orçamentos elevados 11% de receita de líderes (Gartner) > 70% em manutenção da estrutura e serviços
2,84% de 105,6 bilhões de investimentos A TI na APF Gastos em TI em 2014: R$ 3 bilhões Ministério da Fazenda: 1,3 bilhões 2,84% de 105,6 bilhões de investimentos
Riscos Elevados 70% projetos de TI falham Má decisões Gestão de contratos Projetos complexos sem monitoração Pessoas inexperientes Desenvolvedores não conhecem realidade Tecnologias “rígidas” 70% projetos de TI falham
Segurança da Informação Apenas 38% de 349 organizações auditadas identificam os riscos de TI dos processos críticos do negócio Somente 21% das organizações executam o processo de gestão de riscos
TI não é apenas software e hardware
“A era digital vai transformar o que temos hoje e a tecnologia é a parte mais fácil. O desafio é mudar o processo e a cultura.” Olá! Sou Luiz Formado em Computação Vi que a computação na resolvia tudo sozinho e … Estudei processos / gestão… Estudei Sociologia… Jim Chambers, Ceo CISCO
AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS Pessoas Processos Qualidade e produtividade Tecnologia AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS
Qualidade e Eficiência Pessoas Processos Qualidade e Eficiência Tecnologia TIME ORGANIZADO
AUTOMAÇÃO SEM OTIMIZAÇÃO Pessoas Processos Qualidade e produtividade Tecnologia AUTOMAÇÃO SEM OTIMIZAÇÃO
Qualidade e Produtividade Pessoas Processos Qualidade e Produtividade Tecnologia
Como tirar o máximo da TI?
Visão Holística da TI Estratégia Processos de Negócio Pessoas Sistemas de Informação & Serviços Infraestrutura TIC
A mudança necessária
"Estamos atendendo as expectativas de Nossos usuários com eficácia??" A Evolução da TI... Tempo Nível de Maturidade da Área de TI ITIM ITSM IT Governance "Como está meu servidor?" "Estamos atendendo as expectativas de Nossos usuários com eficácia??" "Como a TI está ajudando o negócio da empresa?" Provedor de tecnologia serviços Parceiro estratégico
Governança Corporativa Decisões Alinhadas Governança Corporativa Aumentar eficiência processual por meio digital Governança de TI Implantar processos virtuais de forma integrada no Brasil Gestão de TI Selecionar e implantar tecnologia
A TI é um Ativo Empresarial que precisa ser governardo Fonte: (Ross & Weill, 2006) A TI é um Ativo Empresarial que precisa ser governardo
Governar a TI... é de... consiste de... responsabilidade do conselho e dos executivos consiste de... liderança, estruturas organizacionais, processos e mecanismos com o objetivo de ... garantir que a TI mantenha e amplie os objetivos e estratégias organizacionais, com menor risco e maior retorno. The main objective of IT governance is, as is the case with corporate governance, to facilitate the discharge of director’s duties. Fonte: ITGI
Governar a TI Avaliação Direção Monitoração Pressões de negócio Demandas de negócio Avaliação Direção Monitoração Planos Políticas Propostas Desempenho Conformidade Processos de Negócio Projetos Operação Fonte: ISO 38500
Governança Corporativa Governança de TI TI é parte integral do negócio Gestão de TI TI é parte integral do negócio a Governança de TI é parte da Governança Corporativa A Gestão de TI garante a execução
Gestão e governança de TI Presente Futuro Interno Externo Foco do negócio Tempo Gerência de TI Governança de TI O quê? Como?
Gestão e Governança A Governança de TI : A Gestão de TI : deve contribuir para a operação atual de TI ao passo que deve possuir uma visão de futuro sobre o posicionamento e desafios da TI A Gestão de TI : foca-se na eficiência e efetividade do fornecimento de serviços e produtos de TI e na gestão destas operações (Peterson, 2003)
Gestão de TI Governança de TI Outsourcing Sistemas de Informação (projetos e garantia da operação) Outsourcing (direcionar, avaliar e monitorar) Sistemas de Informação Serviços e Infraestrutura de TI
Melhores Práticas
Decisões Conjuntas Principios de TI Arquitetura Infraestrutura Quais ? / Quem ? Principios de TI Arquitetura Infraestrutura Necessidades de Aplicação Investimentos Monarquia de Negócio Monarquia Feudalismo Federalismo Duopólio Anarquia
Um Retrato da Governança de TI na Administração Pública Federal Fonte: TCU – Relatório Voto e Acordão 3117/2014
Planejamento Estratégico de TI 53% formalizam PETI
Gestão com Indicadores Aprendizagem e Crescimento Financeira Cliente Processos Internos Visão e Estratégia
Estruturas de TI 74% priorizam Decisões do comitê 83% possuem comitês
24% aumento de planos de capacitação em TI
Segurança da Informação 49% possuem gestor de segurança da informação
Avaliação de Riscos de TI 21% tratam riscos
98% das organizações públicas federais não tinham ANS* Em 2012, 98% das organizações públicas federais não tinham ANS* *Acordos de Níveis de Serviço
Serviços de TI
40% serviços para o cidadão Serviços ao Cidadão 40% serviços para o cidadão
64% interação por redes sociais Serviços ao Cidadão 64% interação por redes sociais Programa e-gov
Evolução da Maturidade em TI
Alto risco de uso inadequado de dinheiro público ou baixa contribuição Controles suficientes Acompanhamento dos Riscos
Considerações Finais A governança de TI evoluiu timidademente na APF e o conceito precisa ser amplamente difundido.
Foco atual na criação de estruturas, principalmente comitês de TI, no planejamento e na gestão de serviços.
APF deve umentar maturidade em gestão de projetos de TI alinhados com as estratégias da gestão pública.
vulnerabilidade na gestão de riscos. Investimento urgente: vulnerabilidade na gestão de riscos.
TI não é apenas ferramenta…
deixando de ser objeto apenas de gestão para ser TI é um dos principais ativos para a transformação da administração pública deixando de ser objeto apenas de gestão para ser objeto de governança.
De Controle e Conformidade Para Eficiência Transparência Serviços ao Cidadão
https://br.linkedin.com/pub/luiz-mauricio/5/a64/422 OBRIGADO E BONS VENTOS! Luiz Mauricio Martins Ph.D. em Governança de TI, Universidade de Coimbra, PT Professor FGV On-line Gestão, Inovação e Tecnologia Consultor em Gestão, Processos e Governança de TI CEO da Choice Inteligência Digital, Porto Digital, CESAR luiz@digitalchoice.com.br souluizmauricio souluizmauricio https://br.linkedin.com/pub/luiz-mauricio/5/a64/422