Redação publicitária I

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Transcrição da apresentação:

Redação publicitária I Prof. Graziela Mello Vianna

Criatividade 1- Localizar o problema; 2- Solução de problemas; 3- Persuasão do consumidor potencial.

O Que é Criatividade ? Criatividade é solução de problemas. Só cria quem sabe identificar problemas e se propõe a solucioná-los.

O QUE É UM ANÚNCIO CRIATIVO? Relação de cumplicidade com o consumidor; Entendimento implícito que, decifrado, encanta o consumidor e, assim cria o desejo de compra, a adesão à marca ou à imagem da empresa.

O QUE É UM ANÚNCIO CRIATIVO?

O QUE É UM ANÚNCIO CRIATIVO?

O QUE É UM ANÚNCIO RUIM? Anúncio que gera uma expectativa criativa não concretizada. É a criatividade que: • Não se entende • Gera um entendimento esquisito ou uma imagem ruim • Não tem força de convencimento – não trabalha com a verdade

O que é um anúncio ruim?

COMO SER CRIATIVO? Criar não é tão difícil que seja exclusividade de gênios iluminados, nem tão fácil que possa ser feito a qualquer momento.

Existe uma postura criativa  disposição para resolver problemas. COMO SER CRIATIVO? Não existe uma fórmula para criar. Existe uma postura criativa  disposição para resolver problemas. A “angústia do papel em branco”.

Exige senso de adequação e pertinência. COMO SER CRIATIVO? Criatividade exige paixão sincera. Exige senso de adequação e pertinência.

Adequação Antes de se preocupar em dizer de uma forma interessante, é preciso pensar: o conteúdo é adequado? Todo anúncio deve ter um conceito claro – afirmação principal sobre o produto ou serviço.

Criatividade LIMITAÇÕES PARA CRIAÇÃO O produto   O produto O próprio problema e outras informações do briefing O planejamento de ações comunicacionais A verba

Criatividade A(s) mídia(s) O que já foi feito pelo cliente LIMITAÇÕES PARA CRIAÇÃO A(s) mídia(s) O que já foi feito pelo cliente O que já foi feito pela concorrência O prazo de criação O prazo de produção O cliente

Criatividade Seus parceiros de criação LIMITAÇÕES PARA CRIAÇÃO Seus parceiros de criação O próprio criador – seu repertório cultural O público-alvo, inclusive seu repertório cultural A legislação e a ética

Processo de criação 1- Preparação Reunir informações sobre o produto ou serviço (briefing, observar o produto, os contextos em que se insere)

Processo de criação Briefing de criação Documento que reúne informações que procuram direcionar, nortear e selecionar o caminho do conteúdo da mensagem da campanha para a criação.

Processo de criação Briefing de criação É oriundo do setor de Planejamento da agência, definido juntamente com o cliente. Traz o que deve ser dito – conteúdo –, para a elaboração de como deve ser dito – forma.

Processo de criação Briefing de criação -Profissionais de criação podem participar de reuniões de briefing. Não se deve bajular o cliente, mas “apertá-lo” de modo a obter o máximo de informações. Saber o que o cliente quer, mas questionar: é certo?

Processo de criação Anotar tudo. Fazer perguntas surpreendentes. Briefing de criação Anotar tudo. Fazer perguntas surpreendentes. Se necessário, fazer pesquisas, informais ou formais. Um briefing deve responder claramente à pergunta: o que você quer? Deve ter foco.

Processo de criação 2- Incubação Período de se desligar do problema, após o levantamento das informações.

Processo de criação 3- Iluminação Surgimento da idéia

Processo de criação Perguntas para criar: O que quero dizer? Qual palavra resume o produto? E seus sinônimos? O que não posso dizer de forma alguma?

Processo de criação O apelo de venda é racional ou emocional? Perguntas para criar: O apelo de venda é racional ou emocional? O que a empresa vende, concretamente? O que vende, simbolicamente?

Por que alguém compraria isso? Processo de criação Perguntas para criar: Por que alguém compraria isso? Por que compraria essa marca e não a concorrente?

Processo de criação Perguntas para criar: Como irá ficar o consumidor após adquirir aquele produto? Posso criar uma comparação para isso? Posso criar uma história ou um personagem para demonstrar isso?

Processo de criação Perguntas para criar: Como é o consumidor sem esse produto? Posso criar uma comparação para isso? Posso criar uma história ou um personagem para demonstrar isso?

Processo de criação Perguntas para criar: Como dizer a idéia principal na linguagem do consumidor – usando referências do universo dele? Como dizer a idéia principal de maneira forte, impactante?

Processo de criação Posso usar um apelo sexual? Perguntas para criar: Como elogiar a inteligência ou sensibilidade de quem compra o produto? Posso usar um apelo sexual? Posso explorar a logomarca?

Processo de criação Perguntas para criar: Posso explorar o nome da empresa? Posso fazer uma proposta de experimentação irrresistível? Posso usar um exagero na imagem?

Processo de criação 4- Verificação Confirmar ou não a adequação da idéia.