Panorama da prova nível 3 da OBMEP Erivelto – Fernando – Josy – Jussara – Maurício – Rita – Rodrigo Mestrado em Ensino de Matemática Tópicos de Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Advertisements

“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Matemática para todos Educação Básica
As capacidades transversais nos novos programas de Matemática
DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Liliani Lecco Dettogni
O USO DA MATEMÁTICA NO COMPUTADOR
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA 2012
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Caracterização dos ciclos
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
AULA 1 – A área de Matemática e suas Tecnologias no Enem e na sua vida
Fundamentos de Matemática III
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR NO CURRÍCULO ESCOLAR
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Introdução ao conceito de Multiplicação
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Formadora: Doutora Maria José Delgado Formanda: Margarida Cagarrinho
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO 06/07/2007 “RESOLVENDO PROBLEMAS”
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Alfabetização na perspectiva do letramento
Competências e Habilidades
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
Oficina de Apropriação de Resultados
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Quem é reconhecido um bom tutor?. Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a.
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Perguntas de Modelação
Programa Integrado de Duplo Diploma UNESP – INSA
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Conceitos e Procedimentos
Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica
Novas estratégias para o estudo da matemática: Uma análise da aplicação dos jogos nas salas de aula da UEB Alberto Pinheiro.
Qualificação Profissional
PCN no Ensino Médio Têm como fundamentos filosóficos a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade.
Tecnologia para Sistemas em Internet
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
OS ASSUNTOS MAIS COBRADOS DESDE 2009 Prof. Hamilton Vinícius Gomes.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Programação em Scratch
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Albertina Pereira naWeb Metas de Aprendizagem Domínios e Subdomínios Pré – Escolar.
Documentos e Propostas legais
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

Panorama da prova nível 3 da OBMEP Erivelto – Fernando – Josy – Jussara – Maurício – Rita – Rodrigo Mestrado em Ensino de Matemática Tópicos de Educação Matemática A – 2010/1

As finalidades do ensino de Matemática no nível médio indicam como objetivos levar o aluno a: 1) Compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitam a ele desenvolver estudos posteriores e adquirir uma formação científica geral; 2) Aplicar seus conhecimentos matemáticos a situações diversas, utilizando-os na interpretação da ciência, na atividade tecnológica e nas atividades cotidianas; 3) Analisar e valorizar informações provenientes de diferentes fontes, utilizando ferramentas matemáticas para formar uma opinião própria que lhe permita expressar-se criticamente sobre problemas da Matemática, das outras áreas do conhecimento e da atualidade;

4) Desenvolver as capacidades de raciocínio e resolução de problemas, de comunicação, bem como o espírito crítico e criativo; 5) Utilizar com confiança procedimentos de resolução de problemas para desenvolver a compreensão dos conceitos matemáticos; 6) Expressar-se oral, escrita e graficamente em situações matemáticas e valorizar a precisão da linguagem e as demonstrações em Matemática;

7) Estabelecer conexões entre diferentes temas matemáticos e entre esses temas e o conhecimento de outras áreas do currículo; 8) Reconhecer representações equivalentes de um mesmo conceito, relacionando procedimentos associados às diferentes representações; 9) Promover a realização pessoal mediante o sentimento de segurança em relação às suas capacidades matemáticas, o desenvolvimento de atitudes de autonomia e cooperação. Fonte: PCN nível médio

QuestãoNível de dificuldadeConteúdosHabilidades 12Operações elementares, interpretação de dados agrupados em tabelas 1, 2 23Equação do primeiro grau2, 4 35Operações algébricas, aritmética1, 2, 4, 5 42Ordenamento4 55Geometria Plana, razão e proporção1, 2, 4, 5 69Geometria Plana, geometria analítica, equação do 2º grau 1, 5, 8 76Produtos notáveis, aritmética1,2, 5 87Geometria plana, razão e proporção1, 2, 4, 5 96Geometria plana1, 2, 5 108Razão e proporção1, 2, 4, 5 118Geometria plana, operações algébricas1, 2, 4 128Geometria plana, equação do 2º grau, números reais 1, 2, 3, 4 138Geometria analítica, contagem, raciocínio lógico 1, 2, 3, 4 146Geometria plana, razão e proporção1, 2 156probabilidades1, 2 168Seqüências e padrões numéricos1, 2, 3, 4, 9 175Binômio de Newton, contagem1, 4, 8, 9 184Raciocínio lógico1, 4 197Função de 2º grau, geometria Plana1, 2, 3, 4, 9 204Raciocínio lógico1, 4, 8

Questão mais fácil: 1 Considerada a questão mais fácil, cobrava apenas que o aluno possuísse conhecimentos de interpretação de texto, e matematicamente propunha a análise dos dados descritos em uma tabela e finalmente, julgava se o aluno era capaz de efetuar cálculos elementares. Questão mais difícil: 6 Foi considerada a mais difícil, pois essa questão além dos pré-requisitos da geometria analítica exigia também diferentes análises e interpretações minuciosas a respeito das possíveis respostas que poderiam ser encontradas.