MARKETING POLÍTICO.

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Transcrição da apresentação:

MARKETING POLÍTICO

HISTÓRIA A história do Marketing Político está associada ao desenvolvimento da propaganda. Após 1945,as técnicas massacrantes do totalitarismo foram sendo substituídas pela persuasão. Início do processo de escolha do candidato (a) preferido (a),passando a ter acesso a informações mais amplas e até contraditórias. A primeira vez que um candidato apelou para que uma agência de publicidade fizesse sua propaganda na televisão foi na campanha de 1952, nos EUA.

HISTÓRIA Nesse período o marketing político estava na sua infância. Surgimento das primeira regras da comunicação política. Em 1956, o marketing político já se tornava um instrumento obrigatório para uma campanha presidencial americana. Também nesse ano surgiu a publicidade negativa,ou seja, o ataque aos adversários.

HISTÓRIA Em 1960, o marketing político começa a ganhar contornos definitivamente modernos . A televisão passa a desempenhar um papel preponderante nas campanhas. O primeiro debate de candidatos a Presidência foi assistido pelos americanos em 1960. No Brasil, o marketing político profissional é um fenômeno recente .Somente a partir de 1982 ele passou a ser utilizado com maior rigor e regularidade nas campanhas eleitorais.

DEFINIÇÃO O Marketing político é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivos adequar um candidato ao seu eleitorado potencial, procurando fazê-lo num primeiro momento, conhecido do maior número de eleitores possível e em seguida mostrando o diferente de seus adversários, obviamente melhor do que eles.

DEFINIÇÃO O desenvolvimento dessa atividade está associado ao uso das modernas e eficientes técnicas de comunicação e, principalmente, do uso adequado dos resultados das pesquisas de opinião pública, que permitem traçar as estratégias de divulgação e o posicionamento do político de acordo com os anseios e expectativas do eleitorado.

PASSOS A SEGUIR: Análise do clima da opinião do quadro político e dos adversários ; Planejamento e realização de pesquisas; Análise das pesquisa e elaboração da estratégia com a definição dos melhores meios de comunicação para atingir os fins desejados; Novas pesquisas para aferir a eficiência do caminho escolhido e, caso necessário, correção de eventuais erros.

FLUXOGRAMA DE MARKETING POLITICO Pesquisa + Informação Análise Estratégia Outdoors Comunicação Eventos Comícios Rádio Ass.de Imprensa TV

PESQUISAS DE MARKETING POLÍTICO Análise do quadro geral Vida dos adversários e características do eleitorado Pesquisas qualitativas

CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL DE MARKETING POLÍTICO. Sensibilidade e instrumental teórico ; Faro jornalístico para criar notícias; Entender de pesquisa e, principalmente de análise, que é o grande diferencial; Ter uma noção clara do processo de campanha e ter habilidade no trato com as pessoas; Familiaridade com a dinâmica e o alcance dos meios de comunicação; Saber aliar teoria com a prática; Visão publicitária x visão sociológica;

CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL DE MARKETING POLÍTICO Saber posicionar –se frente a sua equipe de campanha. Saber suas limitações e as de seu candidato; Cabe ao “marketólogo” saber usar as ferramentas e os meios adequados para criar um quadro favorável ao seu candidato cliente; É ideal que a campanha leve em conta a postura ética, que tem sido cada vez mais valorizada pelo eleitorado ; Saber lidar com os políticos e compreender o seu universo .

DICAS BÁSICAS PARA UM MARKETING POLÍTICO BEM SUCEDIDO Utilizar sempre pesquisas sérias e confiáveis, porque o resultado é essencial para a definição de estratégias de campanha; Saber ler os dados da pesquisa pois uma leitura precipitada ou equivocada será um desastre para a campanha; Definição de uma estratégia prévia, evitando desvios, mas com flexibilidade para corrigir os erros; O candidato deve estar atento para as várias preocupações do eleitorado. Os meios de comunicação são fundamentais na eleição.