PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SISTEMA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Comercial
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
Seminário de Integração, 24 de outubro de 2013
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
Administração Estratégica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Gestão Estratégica.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
ESTRATÉGIAS DE RECURSOS HUMANOS E NEGÓCIOS Nelson Savioli Setembro de 2004 Câmara Suíça.
Prof. Antonio Carlos Guil
Cronograma de Trabalho Orgalent-e
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL Planejamento estratégico Confea/2009 Planejamento estratégico Confea/2009 Projeto Especial.
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Internacionalização de PMEs
O Processo Administrativo
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Quem gostaria de... Ter a participação de todos os funcionários em um projeto? Conseguir informações sobre os clientes e concorrentes? Enxergar novas oportunidades.
Soluções CVU para o 3º setor: Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO M I METODOLOGIA: S Ã O RESULTADOS AMBIENTE EXTERNO
Planejamento e projetos sociais:
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
A importância do Planejamento Estratégico
Equipe de Gestão.
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Funções de administração
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NEGÓCIO MISSÃO PRINCÍPIOS A.AMBIENTAL VISÃO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS MODELAGEM INSTITUCIONAL.
Tecnologia da informação TECNOLOGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS Prof. Ulisses Vasconcelos
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Professora: Vanessa de Cássia
Qualificação de gestores: o que falta ao setor público para melhorar a sua relação com a imprensa Congresso de Comunicação no Serviço Público agosto -
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Profa. Ms. MÁRCIA SEDEVITIZ –
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
PARA O TRABALHO/SEMINÁRIO. OBJETIVO Apresentar e refletir sobre uma ação, estratégia e/ou iniciativa de Gestão Ambiental e/ou de Prática Sustentável de.
Conceito Evolução Principais autores Características
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
5 DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
Gestão Estratégica Sistema Confea/Crea Plano Estratégico Execução Monitoramento.
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
BSC Jefferson Bueno.
O plano de Comunicação Como escrever?.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Planejamento e Estratégia
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
Estratégias e Políticas Empresariais
CONSTRUINDO A VISÃO DE FUTURO
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
O que é Planejamento Estratégico? É o processo que procura ordenar ideias de forma que possa criar uma visão do caminho que se deve seguir, orientando.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
Plano estratégico de comunicação organizacional: princípios, processos e formulação Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Universidade de São Paulo.
PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
XXXIV FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Estratégico Fortaleza – Ceará 20 de Novembro de 2014.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Recursos Humanos Encontro Temático: A Aplicabilidade da Sistemática de Avaliação de Desempenho no Ambiente Público.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientadora: Daniele Oliveira Pinheiro Nogueira.
Analise Conceitual e Evolução Histórica
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SISTEMA Eng. Fernando Beckman

Roteiro da Apresentação 1. Introdução 2. Por que fazer o Planejamento Estratégico do Sistema? 3. Conceitos de Planejamento Estratégico 4. Desenvolvimento do Planejamento Estratégico do Sistema

1. INTRODUÇÃO

Sistema Sistema Ordenamento Jurídico Gestão Papéis Razão de ser Confea Creas Mútua Entidades de Classe Sistema Gestão Sistema Papéis Confea Razão de ser Destinação Legal Mútua Creas Ética O Confea, os Creas, a Mútua, as Instituições de Ensino e as Entidades de Classe têm, por definição legal, responsabilidades comuns e partilhadas relativas ao exercício das atividades profissionais, ao atendimento das necessidades e ao uso dos recursos do Sistema. O planejamento do Sistema é um desafio por não se tratar de uma única organização, mas de um complexo de organizações, cada uma com gestão, papéis, desafios e objetivos próprios, mas circunscritos pela destinação legal, pela razão de ser e pelo ordenamento jurídico único. Essas responsabilidades comuns não tem sido objeto de atenção planejada, sistemática e periódica, o que contribui de forma decisiva para que o Sistema, tanto no âmbito interno como dos profissionais, não desfrute de uma imagem condizente com suas possibilidades. Entidades de Classe Objetivos próprios Desafios

2. Por que fazer Planejamento Estratégico do Sistema?

Para onde as tendências nos “empurram”? Onde queremos ir? ? Onde estamos Para onde as tendências nos “empurram”? Fazer com que o Sistema disponha de uma Formulação Estratégica que o avalie permanentemente e aja sobre a sua efetividade, oferecendo ao Confea, aos Creas e às Entidades a oportunidade de serem eficazes e dirigir-se com mais intensidade para a qualidade do exercício profissional e para o atendimento às necessidades, desejos e expectativas da sociedade.

Objetivos Estabelecer Políticas, Objetivos Estratégicos e Projetos Estratégicos para o Sistema; Efetivar as Políticas, os Objetivos e Projetos Estratégicos no Sistema (fazer acontecer). Sociedade Profissionais

3. Conceitos de planejamento estratégico (o que fazer) 3.1 Conceito de Planejamento Estratégico 3.2 Elementos do Planejamento Estratégico 3.3 Produtos do Planejamento Estratégico

3.1 Conceito de Planejamento Estratégico Políticas Objetivos Estratégicos Projetos Estratégicos Identidade Organizacional Planejamento Estratégico Análise do Ambiente Interno e Externo, Atual e Futuro Estratégias Sobrevivência e crescimento sustentável

3.2 Elementos do Planejamento Estratégico São elementos do Planejamento Estratégico: Diagnóstico Preliminar Análise Estratégica Cenários Seminário

Diagnóstico Preliminar Seminário Planejamento Estratégico É recomendado para organizações que buscam alinhamento estratégico e maior comprometimento das pessoas com a missão e visão, com as metas globais e com as estratégias definidas. O processo participativo aumenta o comprometimento da equipe na fase de implementação. Diagnóstico Preliminar Análise Estratégica Cenários Seminário Planejamento Estratégico Entrevistas com os líderes do Sistema Análise de Ambiente Externo Análise de Ambiente Interno Definição/Revisão: identidade: missão e negócio, visão, valores. Definição de Políticas, Objetivos Estratégicos e Projetos Estratégicos Definição e classificação de Diretrizes Construção de Cenários

3.3 Produtos do Planejamento Estratégico Políticas; Objetivos Estratégicos; e Projetos Estratégicos.

4. Desenvolvimento do Planejamento estratégico do Sistema (como fazer) 4.1 Plano de Ação do Projeto 4.2 Cronograma 4.3 Solicitação

4.1 Plano de Ação

Diagnóstico Preliminar 30/10/2007 Instalação do Comitê Assessor de Planejamento do Sistema (CAPES) 21/06/2007 2008 Cenários e Análise Estratégica 01 a 14/11/2007 Apresentação ao CAPES do Plano de Ação do projeto 26/07/2007 Seminário de Planejamento Estratégico 15 a 17/11/2007 Início do Processo de Planejamento Estratégico 10 e 11/08/2007 Aprovação na Sessão Plenária do Confea 12 a 14/12/2007 Cenários e Análise Estratégica Preliminar 15 a 29/10/2007 Políticas, Objetivos Estratégicos e Projetos Estratégicos para o Sistema 2008/2010 21/12/2007

4.2 Cronograma Data Atividade 10 e 11/08/2007 Início do Processo de Planejamento Estratégico (PE) com a solicitação de informações prévias e conhecimento dos conceitos de PE – com Colégio de Presidentes, Colégios de Entidades Nacionais, Mútua e Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas. 13 a 18/08/2007 Coletar dados e informações da 64ª SOEAA e 1ª fase do CNP. 10/08 a 13/09/2007 Recebimento dos dados e informações oriundas das demandas geradas nas reuniões do dia 10 e 11/08/2007 (Colégio de Presidentes, Colégio de Entidades Nacionais, Mútua e Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas). 14 a 17/09/2007 Consolidação preliminar dos dados e informações recebidas no período de 10/08 a 13/09.

4.2 Cronograma Data Atividade 18/09/2007 Oficina de Análise Estratégica Preliminar com a Mútua (Cenários, Pontos Fortes, Pontos Fracos, Ameaças, Oportunidades, Objetivos e Projetos Estratégicos) 21/09/2007 Início do Processo de PE com a solicitação de informações prévias e conhecimento dos conceitos de PE – com o Confea (Conselheiros Federais e Corpo Diretivo do Confea). 27/09/2007 Oficina de Análise Estratégica Preliminar com o Colégio de Entidades Nacionais (Cenários, Pontos Fortes, Pontos Fracos, Ameaças, Oportunidades, Objetivos e Projetos Estratégicos) 28/09/2007 Oficina de Análise Estratégica Preliminar com as Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas (Cenários, Pontos Fortes, Pontos Fracos, Ameaças, Oportunidades, Objetivos e Projetos Estratégicos)

4.2 Cronograma Data Atividade 15/10/2007 Oficina de Análise Estratégica Preliminar com o Colégio de Presidentes (Cenários, Pontos Fortes, Pontos Fracos, Ameaças, Oportunidades, Objetivos e Projetos Estratégicos) 25 a 27/10/2007 Coletar dados e informações da 2ª fase do 6º CNP. 29/10/2007 Oficina Análise Estratégica Preliminar com o Confea (Cenários, Pontos Fortes, Pontos Fracos, Ameaças, Oportunidades, Objetivos e Projetos Estratégicos) 30/10/2007 Reunião de Diagnóstico Preliminar e Análise Estratégica Preliminar com o Comitê Assessor de Planejamento do Sistema.

4.2 Cronograma Data Atividade 01 a 14/11/2007 Análise Estratégica (processamento dos dados e informações coletados a partir das reuniões de análise preliminar, 64ª SOEAA e do 6º CNP). 15 a 17/11/2007 Seminário de Planejamento Estratégico 12 a 14/12/2007 Aprovação do Planejamento Estratégico do Sistema 2008/2010 pelo Plenário do Confea

4.3 Próximos Passos “Pensar” em Cenários (agora e para daqui a 3 anos) para o País, Profissão, Profissional e Sociedade, dentro das áreas de responsabilidade e autoridade que concerne ao Sistema; “Pensar” nos Pontos Fortes e Fracos que o Sistema possui, as Ameaças que se apresentarão para que o Sistema cumpra seus desígnios e quais as Oportunidades que surgem dentro desses Cenários visualizados e que em função disso, proponham alguns Objetivos para o Sistema, nesse período;

4.3 Próximos Passos Oficina de Cenários e Análise Estratégica Preliminar com as Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas – 28/09/2007 – com o objetivo de estabelecer preliminarmente Cenários, Pontos Fortes, Pontos Fracos, Ameaças e Oportunidades; Para orientar os “Pensamentos” preencher os formulários, sem preocupações com metodologia; Encaminhar os Formulários até 13/09/2007 para ceep@confea.org.br .

OBRIGADO!