Milton Sampaio Entendimento do Negócio Projeto ABRACE UM LIVRO Objetivo Incentivo à leitura e humanização Despertar o interesse das pessoas pela leitura.

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Transcrição da apresentação:

Milton Sampaio Entendimento do Negócio Projeto ABRACE UM LIVRO Objetivo Incentivo à leitura e humanização Despertar o interesse das pessoas pela leitura através da doação de livros, além de sensibilizá-los através de um abraço trazendo uma relação mais humana. Interatividade Valores (prioridade) Comunicação interpessoal Missão Dinâmica Acolhimento e respeito VALORES ESSENCIAIS  Abrange as crenças compartilhadas das pessoas da organização e em sua cultura, incluindo normas sobre como agir

Milton Sampaio NÍVEIS DE SOLUÇÃO (Escopo) BENEFÍCIO CENTRAL SOLUÇÃO BÁSICA SOLUÇÃO ESPERADA SOLUÇÃO AMPLIADA SOLUÇÃO POTENCIAL O professor espera que os gestores de projetos da turma demonstrem sua capacidade de aprendizado coletivo e a aotoreflexão individuall nas competências técniocas, comportamentais e gerenciais de um consultor-gestor de projeto (ciclo completo) Conceber, desenvolver e executar um projeto que envolva as pessoas da pós- graduação, proporcionando incentivo à leitura e uma reflexão sobre as relações humanas. Espera-se que os transeuntes abordados sintam-se encantados, sensibilizados e incentivados à leitura, e que respondam à abordagem com cordialidade. Os fornecedores esperam contribuir com uma ação educativo-social. O professor espera a aplicações dos conceitos de gestão expostos durante o curso pelos componentes do grupo. Os patrocinadores esperam a divulgação de suas marcas. Abraços disseminados e propagados pelas pessoas abordadas na ação, disseminação da leitura e de propagação do conhecimento a partir da doação dos livros, e reflexões sobre as relações interpessoais e humanitárias. Criação de redes de incentivo de doação de livros e abraços para um número de pessoas incalculável, propagando a caridade e incentivo à cultura e às relações humanas cordiais.

Milton Sampaio RELACIONAMENTO INTER-PROJETO - Cadeia de Valor Externa QUAIS AS RELAÇÕES DE PODER DA ORGANIZAÇÃO? Leis Patrocinadores Unifacs Professor Fornecedores Abrace um livro Prefeitura Transeuntes Midias Como o PROJETO deveria interagir com os Stakeholders para que sua missão seja alcançada? TI Marketing Planejamento Coleta Abrace um livro Triagem Distribuição Financeiro RELACIONAMENTO INTRA-PROJETO - Cadeia de Valor Interna QUAIS AS RELAÇOES DE PODER DA ORGANIZAÇÃO?

Milton Sampaio Perfil de Características Organizacionais de LIKERT Variáveis da EmpresaAutoritárioBenevolenteConsultivoParticipativo Lider ança Qual o grau de confiança nos subordinados?NenhumCondescendente Substancial Completo Com que liberdade falam a seus superiores sobre serviço?NenhumaMuito pouca Bastante Completa Pede-se opiniões aos subordinados e são elas utilizadas quando boas? Raramente Às vezes GeralmenteSempre Moti vaçã o Predomina: 1-medo; 2–ameaça; 3–punições; 4–prêmios; 5–participação? 1,2,3 às vezes 4 4/alguns 3 4/alguns 3 e 55/ Quem tem responsabilidades definidas para cumprimento dos alvos da empresa? A cúpula Alta e média administração Generalização com exceções Em todos os níveis Qual o grau existente de espírito cooperativo no trabalho?NenhumPoucoAlgum Muito Com unic ação Qual o sentido da circulação de informações?Para baixo Quase só para baixo Para baixo e para cima Para baixo, para cima e lateralmente De que modo é aceita a comunicação para baixo?Com desconfiança Provavelmente com desconfiança Cautelosamente Com interesse Quão acurada é a comunicação para cima?Geralmente errada Não comunicada ao chefe Precisão limitada Acurada Os superiores conhecem bem os problemas enfrentados pelos subordinados? Conhecem poucoAlgum conhecimento Bem Muito bem Deci sões Em que nível são tomadas as decisões? Sobretudo na alta administração Alta administração e alguma delegação Alta administração com mais delegação Em todos os níveis, mas bem integradas Os subordinados participam das decisões relacionadas com seus trabalhos? Não Consultados ocasionalmente Geralmente consultados Integralmente envolvidos Inter ação Em que grau ocorre a interação entre superiores e subordinados?Muito pouca Pouca, com cautela ModeradaTotalmente amistosa Obje tivos De que modo são estabelecidos os objetivos?Ordens Ordens; solicitação de alguns comentários Após debates, por meio de ordens Por ação do grupo (exceto em crises) Qual o grau que existe de oposição dissimulada aos objetivos?Intensa oposiçãoModerada oposição Alguma oposição às vezes Pouca ou nenhuma Cont role Quão concentradas são as funções de inspeção e controle? Muito, na alta administração Relativamente, na alta administração Delegação moderada a níveis inferiores Amplamente distribuídas Há uma organização informal opondo-se à formal?Sim, sempreGeralmenteÀs vezes Não (objetivos comuns) Coo pera ção Existe cooperação no trabalho de equipe?Não, nenhumaRelativamente poucaModerada Substancial

Milton Sampaio TIPOLOGIA DE QUATRO CULTURAS Sociabilidade Elevada Trabalho em Rede + Colaboradores como familiares e amigos; As pessoas se conhecem e se gostam e estão sempre dispostas a se ajudar e trocam informações abertamente. - Aspecto negativo : foco na amizade pode levar à tolerância com desempenho fraco e criação de “panelas” políticas. Comunidade + Valorizam tanto a camaradagem quanto o desempenho; sensação de familiaridade, ao mesmo tempo em que existe um foco implacável sobre a conquista dos objetivos; os líderes costumam ser inspiradores e carismáticos com uma clara visão de futuro. - Aspecto negativo: Consomem totalmente a vida das pessoas. Seus líderes carismáticos frequentemente buscam criar discípulos em vez de seguidores, resultando em um clima de trabalho quase religioso. Baixa Fragmentada + Organizações constituídas de individualistas; O comprometimento é primeiro -e quase exclusivamente -do indivíduo com suas tarefas; existe pouca ou quase nenhuma identificação com a organização; os funcionários são julgados apenas quanto à sua produtividade e à qualidade de seu trabalho. - Aspecto negativo : Excessivamente crítica em relação às pessoas e não apresenta coleguismo algum. Mercenária + Organizações ferozmente focadas em seus objetivos; Pessoas determinadas em conquistar metas, fixadas em realizar as coisas rapidamente e um poderoso senso de propósito, o que conduz a um grau mínimo de política. Nesta cultura não se pretende apenas vencer, mas destruir o inimigo. - Aspecto negativo : tratamento quase desumano das pessoas cujo desempenho é avaliado como fraco. BaixaElevada Solidariedade

Milton Sampaio Desdobramento do macroprocesso em subprocessos e atividades Definição do EventoColeta de LivrosPreparação do Material Divulgação do Evento Realização do EventoExposição do Resultado do Evento SUBPROCESSO Abrace um Livro Comunidade Livros DistribuiçãoMACROPROCESSO

Milton Sampaio Entendimento do Negócio Competências Essenciais ou Críticas Comunicação, criatividade, mobilização Desprendimento, humildade, empatia Fomentadores da leitura e disseminadores da cultura Visão dos Stakeholders Humanitários, realizadores (executores), proativos Capacidades COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS  Cannon: ótica, imagens e microprocessadores => sucesso com copiadoras, impressoras a laser, câmeras CAPACIDADES: Percebida como valiosa pelos Stakeholders

Milton Sampaio ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS FOCADOS NO CONHECIMENTO Blog e redes sociais Professor Transeuntes Simpatizantes Correio eletrônico Multimedia Midia impressa Patrocinadores Livros Fornecedores CODIFICAÇÃO - Foco: TI/CPERSONALIZAÇÃO – Foco: Pessoas

Milton Sampaio Resultado A participação de membros do grupo ocorreu de forma equilibrada, cada um responsabilizando-se pelo que lhe foi atribuído fazendo com que o resultado superasse a expectativa. O grupo agiu todo o tempo como grupo, cada individuo contribuindo com o seu melhor. Todos participaram da coleta de livros, buscando através de amigos, instituições, familiares e colegas de trabalho de tal forma que o grupo conseguiu arrecadar aproximadamente 500 livros. A receptividade das pessoas durante o evento superou as expectativas do grupo e resultou numa grande lição: As pessoas podem nos surpreender positivamente. O Grupo iniciou o projeto com a ideia “o brasileiro não gosta de ler” e o que se viu foi muita gente interessada nos livros e até em repetir o projeto em outra cidade.