09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia.
Advertisements

09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP II Seminário Institucional.
Novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento - PRPGP - UFSM Filosofia (PPGFil) Conceito Capes: M 5 e D 4 Início dos Cursos:
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Zootecnia Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Programa de Pós-graduação em Meteorologia Departamento de Física / CCNE Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 2008 Simone E. Teleginski Ferraz.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola Conceito na Capes: 4 Início do Curso: Mestrado: 1972 Doutorado: 2001 Prof. José Fernando Schlosser Centro.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Química Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agricultura de.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Informática Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Matemática Conceito.
UFSM SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Ciências Sociais (PPGCS) Centro: Ciências Sociais.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM PPG em Ciência do Solo conceito na CAPES: 5 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE Centro:
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia Florestal Centro: Ciências Rurais Área.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agronomia Conceito na Capes: 5 Início do Curso:
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agronomia Conceito.
Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Área 21 Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2012 Coordenadora:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Eng. Civil - PPGEC Centro: CT –
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Ciências Farmacêuticas Centro: Ciências da Saúde.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado em ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia Centro: Centro.
17 e 18 de novembro de 2011 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Química Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agronomia – Agricultura.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural.
Novembro de 2011 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Filosofia Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM PPG em Ciências Odontológicas Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado:
UFSM 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissionalizante.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Transcrição da apresentação:

09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2008  Doutorado: Apresentador(a): Profa. Maria Catarina Chitolina Zanini Centro de Ciências Sociais e Humanas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

UFSM Pontos fortes do Programa  Corpo Docente: Há um equilíbrio entre as áreas (Sociologia, Antropologia e Ciência Política); Corpo docente altamente motivado, projetando e organizando novos rumos de pesquisa e orientação. O Programa possui um roteiro de afastamentos para o pós-doutorado, já iniciado (em 2010), e escalonado até Temos professores do Programa coordenado importantes GT’s nos eventos das Ciências Sociais, o que amplia a inserção do Programa em áreas especificas.  Atividades de Pesquisa: - Há quatro linhas de pesquisas no programa, e quatro núcleos de pesquisa, com temáticas variadas que enriquecem o Programa.  Produção Intelectual: Boa produção de pesquisa dos docentes e dos discentes;  Atividades de Formação: O índice de evasão é baixo: 1ª turma, de 14 alunos 12 defenderam, um defenderá no próximo semestre, 01 abandono, ou seja 7% de evasão e 85,71% de aproveitamento. 2.ª turma, dos 17 ingressantes, previsão de 16 concluintes, correspondendo a 94,12% de aproveitamento. 3.ª turma, 13 ingressantes, acredita-se em 100 % de aproveitamento. Infra-Estrutura: Temos Núcleos de pesquisas ativos, sala de estudo e de informática, sala de aula com multimídia e internet. Possível transformação da sala de defesa em sala de defesas e de videoconferência.  Inserção Social - Motivação dos discentes e dos docentes para partilha de conhecimentos na área e previsão de parceria com instituições públicas regionais.

UFSM Pontos fracos do Programa  Corpo Docente: O PPGCS/UFSM passou por uma grande transição desde o 1.º ano de funcionamento (2008) com a redução do quadro de docentes por: falecimento, aposentadoria e transferência de colegas para outra Instituição, fato que melhorou com a entrada de mais docentes desde  Atividades de Pesquisa: Não existe núcleo de pesquisa em Ciência Política.  Produção Intelectual: A baixa publicação em Qualis da área, de livros, capítulos de livros. Existe pouca publicação de artigos em Qualis em co-autoria entre orientador e orientando; faltam trabalhos publicados em co-autoria com os discentes em periódicos com base nas dissertações. Devido ao excesso de carga horária em sala de aula, as atividades de pesquisa tendem a ficar prejudicadas.  Atividades de Formação: Poucos docentes, muitos orientandos por orientador. O mais indicado é no máximo 02 orientandos novos por ano para orientador.  Infra-Estrutura: Falta de Núcleo na área de Ciência Política. Falta de uma sala de videoconferência.  Inserção social: Falta de verba e de condições de aplicabilidade dos projetos.Excesso de carga horária dos docentes.

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Consolidar o Programa Grande, pois temos 14 docentes qualificados e motivados Falta de verba 1 Consolidar a Revista do Programa GrandeFalta de verba / pessoal técnico 2 Criar o Doutorado Boa, pois o programa tem conseguido manter um fluxo contínuo de entrada e saída de discentes. Falta de publicações em qualis Falta de oportunidade de publicações 2 (em 5 anos)

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Roteiro para capacitação docente em pós- doc Grande, pois temos 3 docentes com pós-doc, 1 em andamento e mais três previstos para 2011 e 2012 Falta de docente para substituir os que irão se capacitar. Excesso de carga horária. Falta de incentivo do governo 1 DP

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Criar Núcleo de Pesquisa em Ciência Política Grande, pois temos 03 professores da área e assumirão em breve mais dois Planejamento da Linha de Pesquisa sem 2 Organização de eventos pelos Núcleos e Linhas de Pesquisa BoaFalta de verba Número de projetos de pesquisa

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Publicar em co-autoria com ex-alunos artigos oriundos de suas dissertações MediaPerda de contato com os ex-alunos 1 Publicar Artigos em Eventos e revistas Qualis A, capítulos em livros e livros. Boa, Tese e pesquisa dos docentes Falta de verba para envio dos trabalhos Exigências para publicações 1 Divulgar a revista do PPGCS: Século XXI: Revista de Ciências Sociais Media,Divulgação no Site do PPGCS, e demais Programas da Área Manter a edição on- line atualizada Dificuldade de conseguir patrocínio p/ publicação física ________ Trabalhos completos em periódicos

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Manter índice de evasão abaixo dos 7% Grande, pois notamos que a tendência para 2009 baixou para 5,88% Muitos orientados por orientador. Excesso de carga horária dos professores. Demanda do mercado de trabalho 1

UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes Porcentual de egressos que participam em Programas de PG Demais destinos relevantes dos egressosNão possuímos informação relevante

UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Pontos negativos: - necessidade de elaboração de calendário de orientação; - falta de informação sobre o processo de qualificação da pesquisa (o que qualificar, qual o prazo); - horário das aulas e junção, em dias consecutivos, das disciplinas obrigatórias;- repasse do treinamento do portal dos periódicos CAPES;  Pontos positivos: - comunicação por meio da lista do PPGCS; - estrutura física -distribuição do conteúdo das disciplinas; - número de professores; - bom relacionamento dos mestrandos com os professores.  Sugestões: - elaboração de critérios para a conceituação do aluno, não apenas transformando nota em conceito; oferta de disciplinas instrumentais de língua estrangeira.

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Incentivar a criação física de no mínimo um núcleo de Ciência Política Boa, pois além dos três docentes da áreas mais dois devem assumir até o final de 2010 Falta de um espaço físico definido Criação da sala de editoração e distribuição da revista impressa Século Boa, pois a edição on-line já esta em andamento. Falta de um espaço físico definido Separar o Laboratório de Informática da sala se Estudos dos mestrandos Grande, pois já existe uma sala que será dividida Falta de verba _______ 2

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Fluxo contínuo de inserção MédiaFalta de verbas e de condições para tal. Excesso de carga horária dos docentes. Falta de apoio institucional 3

UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Manter o nível quantitativo e qualitativo das defesas de dissertação ;  Incentivar a publicação docente, discente e em co-autorias (Conforme orientação das Avaliadoras da CAPES);  Manter o fluxo de aperfeiçoamento de pessoal;  Criação do Doutorado PRINCIPAIS METAS

UFSM