Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

Sistema de Troca de Recursos Educacionais- SRT
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Padrões de competência em TIC para professores
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Informática na Educação
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Escolhendo o nosso Futuro
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
Tecnologia e Educação.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Gestão por Competências
Administração de Recursos Humanos II
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Perguntas de Modelação
Comunidade de Aprendizagem
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
SEJAM BEM-VINDOS!! Slide de abertura – opção 2 Rubens Berredo.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Como a inovação pode ser uma aliada na melhoria da educação pública? Elementos que devem ser considerados EDUCAÇÃO: SERÁ A TECNOLOGIA UM DIVISOR DE ÁGUAS?
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Transcrição da apresentação:

Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education Leaders’ Program Director, Innovation Unit

Melhores práticas em gestão escolar Contínuo foco em resultados… Como melhor ajudar os jovens a desenvolver as habilidades e conhecimentos que precisarão para sobreviver e prosperar no século 21?

Quais são essas habilidades do século 21? Resolução de problemas Colaboração e trabalho em grupos Comunicação (oral e escrita) Criatividade Pensamento crítico Validação de informações e síntese Competência cultural Conhecimento digital Resiliência social e emocional E, é claro, o básico, ser alfabetizado e ter conhecimento matemático

Quais os desafios específicos do Brasil? Acesso insuficiente Resultados gerais ruins (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) Profundas desigualdades Alunos descomprometidos Qualidade de Professores altamente variável E os desafios globais: as habilidades do século 21

As novas tecnologias são a solução?

Inovações Híbridas http://www. christenseninstitute + tecnologia

? ? ? ? X Acesso Insuficiente Resultados gerais ruins (PISA) Profundas desigualdades Alunos desinteressados Qualidade de professores altamente variável Habilidades do século 21 ? ? ? ? X

O que nós sabemos sobre como chegar a…

Muito a aprender com…

Acelerar e sustentar os esforços de transformação entre os membros locais do gelp e os sistemas nacionais. Desenvolver a capacidade de transformação e eficácia pessoal entre os líderes do sistema educacional. Defender e refinar continuamente a visão de ensino e aprendizagem do século 21. Facilitar uma interativa e crescente comunidade global de líderes educacionais e agentes de mudança.

Três elementos essenciais… Construir um argumento convincente para a mudança Mobilizar as partes interessadas Articular uma visão inspiradora e orientadora

Princípios de Aprendizado GELP Personalize Foco nos interesses e envolvimento do aluno, apropriação do aprendizado Colabore Crie tempo para que os adultos reformularem o ensino e aprendizado Integre Priorize projetos integrados com a vida real Evolução Revolução Seis princípios para planejar a educação 3.0 Conecte use a comunidade criando permeabilidade entre ambos os lados Co-crie libere o potencial latente dos alunos como co-planejadores e de apoio horizontal Empodere Deixe que a tecnologia liberte a ambição e apoie a colaboração

Desenvolver novas pedagogias Desenvolver novos métodos de avaliação Reconhecer que outros elementos precisam ser desenvolvidos junto com a tecnologia TECNOLOGIA Desenvolver novos currículos Desenvolver novas pedagogias Desenvolver novos métodos de avaliação

E para apoiar isso, nós precisamos Desenvolver as habilidades e papéis do professor Aplicar métodos de inovação disciplinados Formar e implementar uma estratégia de difusão TECNOLOGIA Desenvolver novos currículos Desenvolver novas pedagogias Desenvolver novos métodos de avaliação

e Criar condições para que o sistema aconteça Diagnosticar o progresso do sistema Liderar e gerenciar a mudança Criar condições para que o sistema aconteça Identificar novas métricas Mobilizar recursos Identificar as prioridades de inovação e Desenvolver as habilidades e papéis do professor Aplicar métodos de inovação disciplinados Formar e implementar uma estratégia de difusão TECNOLOGIA Desenvolver novos currículos Desenvolver novas pedagogias Desenvolver novos métodos de avaliação

Construir um argumento convincente para a mudança Diagnosticar o progresso do sistema Liderar e gerenciar a mudança Criar condições para que o sistema aconteça Identificar novas métricas Mobilizar recursos Identificar as prioridades de inovação Desenvolver as habilidades e papéis do professor Aplicar métodos de inovação disciplinados Formar e implementar uma estratégia de difusão Articular uma visão inspiradora e orientadora TECNOLOGIA Desenvolver novos currículos Desenvolver novas pedagogias Desenvolver novos métodos de avaliação Mobilizar as partes interessadas

dar berço, fomentar e nutrir LÍDERES DO SISTEMA dar berço, fomentar e nutrir escolas trabalhando colaborativamente com métodos disciplinados e apoio Criar condições para que o sistema aconteça Liderar e gerenciar a mudança

Muito obrigado david.albury@innovationunit.org www.gelponline.org www.innovationunit.org