Fundamentos de administração DIRIGIR PLANEJAR CONTROLAR ORGANIZAR
Fundamentos de administração Antecedentes Históricos
Antigüidade Renascimento Igreja Católica Filósofos Forças Armadas Revolução Industrial Pioneiros Economistas Liberais
Antiguidade Suméria Egito Babilônia China Grécia Roma Hebréia
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Renascimento Arsenal de Veneza Linhas de Montagem RH Treinamento Controles Armazenamento
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Sócrates – Habilidade pessoal Platão – A república ( Administração pública) Aristóteles – Política Monarquia, Aristocracia Democracia
Filósofos Europeus Francis Bacon – Princípio da prevalência do principal sobre o acessório Thomas Hobbs – O Leviatã Povo renuncia aos seus direitos naturais em favor de um governo
René Descartes – O discurso do método 1) Fases do método: Princípio da Dúvida Sistemática Princípio da Análise ou decomposição Princípio da Síntese ou Composição Princípio da Enumeração ou verificação 2) Princípios cartesianos: Divisão do trabalho Ordem Controle Jean – Jacques Rousseau – Teoria do contrato social
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Princípios como liderança, IGREJA CATÓLICA Hierarquia de autoridade Estado Maior Coordenação funcional Princípios como liderança, divisão do trabalho, amplitude administrativa e avaliação do desempenho.
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FORÇAS ARMADAS Organização Linear Unidade de Comando Escala Hierárquica Centralização de comando e execução descentralizada Organização Linha-Staff Princípio da direção
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1780 – 1ª Revolução Industrial ou do Carvão e do Ferro 1860 – 2ª Revolução Industrial ou do Aço e da Eletricidade
Consequências a) Transferência da habilidade do artesão para a máquina, a fim de produzir com maior rapidez, em maior quantidade e com melhor qualidade, reduzindo os custos de produção; b) Transferência da força do animal pela potência da máquina, permitindo maior produção em menor tempo e maior economia.
Atuação dos empresários Com a nova tecnologia, que exigia mão de obra mais qualificada e especialista, e o surgimento das regras no relacionamento patrão empregado, a gerência e administração das empresas passaram a ser a maior preocupação de seus proprietários. Alguns empresários organizavam e dirigiam suas empresas, baseados nos modelos administrativos existentes: as organizações militares e eclesiásticas.
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Livre concorrência Adam Smith Riqueza das Nações Divisões do trabalho Estudo do tempo e dos movimentos Planejamento e Organização Marx e Engels O manifesto Comunista O Capital – Teoria da Mais Valia
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O administrador profissional-Standard Oil, Swift, Armour Marketing- Westinghouse e a General Eletric A organização funcional: -Produção -Vendas -Técnico -Financeiro
Início do Século XX Chegava a hora da concorrência e do Livre Comércio como decorrência de fatores como: Desenvolvimento Tecnológico; Livre - Comércio; Mudança de mercados; Aumento da capacidade de investimento; Rápida mudança tecnológica; Crescimento das empresas.
Teorias Administrativas Esses fatores iriam criar condições para o surgimento das bases científicas da gestão empresarial e das Teorias Administrativas.
egípcios Hamurabi ( Babilônia) Hebreus ( Moisés) Nabucodonosor Cronologia dos principais eventos dos primórdios da Administração ANO AUTOR EVENTOS 4 000 ac. egípcios Necessidade de planejar, organizar e controlar 2 600 ac descentralização 2 000 ac Ordens escritas. Consultoria de Staff 1 800 ac Hamurabi ( Babilônia) Salário mínimo. Controle escrito e testemunhal 1 491 ac Hebreus ( Moisés) Conceito de organização. Princípio escalar, princípio da exceção 600 ac Nabucodonosor Controle da produção e incentivos salariais 500 ac Mencius ( China) Necessidade de sistemas e padrões 400 ac Sócrates, Platão Enunciado das formas de governo e Princípio da especialização
James Stuart (Inglaterra) 284 Deoclécio (Roma) Delegação da autoridade 1436 Arsenal de Veneza Contabilidade de custos; balanços; inventários; administração de pessoal, padronização e linha de montagem 1525 Machiavelli ( Itália) Princípios deLiderança e Táticas Políticas 1767 James Stuart (Inglaterra) Teoria da Fonte de autoridade; impacto da automação; diferenciação entre gerentes e operários; especialização 1776 Adam Smith Especialização de operários, conceito de controle 1779 Ely Whitney (EUA) Método científico; controle de qualidade e amplitude administrativa.
James Watt (Inglaterra) 1800 James Watt (Inglaterra) Procedimentos padronizados de operação; planejamento; tempos padrões; incentivos salariais; auditoria. 1810 Robert Owen (Inglaterra) Práticas de pessoal; treinamento 1832 Charles Babbage (Inglaterra) Abordagem científica; divisão do trabalho; estudo do tempo e dos movimentos; efeito das cores na eficiência dos funcionários 1856 Daniel C. McCallum (EUA) Uso do Organograma 1886 Henry Metcalfe (EUA) Arte da Administração; Ciência da Administração 1900 Frederick W. Taylor Administração Científica