Princípios da nutrição aplicados à saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
Advertisements

Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010
VERDADES MITOS E EM NUTRIÇÃO Cap Serpa– Nutricionista.
COMBATE A FOME 6°B.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
Alimentação saudável.
A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA A UNIDADE ESPÍRITO-MATÉRIA
Alimentação Alimentação saudável.
NUTRIÇÃO Profa. Debora Villare 2012.
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Alimentação Equilibrada
Guia Alimentar para a População Brasileira
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Alimentação Saudável.
A influência da mídia na alimentação
Professora Mestre Elis Fatel Material elaborado por Natália Brandão
E. M. JOSÉ DORILÊO DE PINA. PROFª: MARTA SCHIAVI EDUCAÇÃO FÍSICA
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
Comer bem, para viver melhor!
Dieta rica em carboidratos Para uma alimentação “rica” em carboidratos mantendo os nutrientes necessários e o peso corporal normal, consulte um nutrólogo.
Comer bem, para viver melhor!
Alimentação saudável Por Radamés Manosso.
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Hábitos Alimentares dos estudantes do curso de Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina na região da Grande Florianópolis (PUIC), Ciências da.
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
Padrões da Alimentação do Brasileiro na atualidade
Projeto Alimentação Saudável na Escola
Escola EB 2,3 Amadeu Gaudêncio - Nazaré
Alimentação Saudável.
GRUPO 1 FOGO MANDIOCA CARNE CRUA MEL.
Profª Letícia Lazarini de Abreu
Ciências Médicas e da Saúde.
Ementa da cantina do IVS
Necessidades nutricionais na 2ª Infância (3 aos 6 anos)
CONCEITOS BÁSICOS EM NUTRIÇÃO
Alimentação e Saúde.
Princípios da nutrição aplicados à saúde GUIAS ALIMENTARES
Dia 11 de outubro: Dia Nacional de combate à obesidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
NUTRIÇÃO PARA O EXERCÍCIO
Alimentos Saudáveis.
Comer bem, para viver melhor!
Dia Internacional da Alimentação
NUTRIÇÃO NA INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: Qual a diferença?
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: Qual a diferença?
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
Alimentação Alimentação saudável.
CONTINUAÇÃO Guias alimentares
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO AULA 3
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
PASSOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
Ciências Naturais – 9.o ano
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos:   •Grupo I: Leite e derivados •Grupo II: Carne, peixe, ovos e marisco •Grupo.
O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E.
CURSO EAD Capacitação para Orientações Básicas de Alimentação Saudável
Saúde & Alimentação Saudável:
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
GUIA NUTRICIONAL DE ALIMENTOS Hoje preparamos uma lista com os alimentos mais saudáveis do mundo. Conheça quais os principais nutrientes que cada alimento.
INTRODUÇÃO Á TÉCNICA E DIETÉTICA
Transcrição da apresentação:

Princípios da nutrição aplicados à saúde UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO - UCB ESCOLA DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Princípios da nutrição aplicados à saúde Professora Giselle Moura Messias

OBJETIVOS   Aplicar o estudo básico da nutrição com abordagem geral nos conceitos, funções, fontes alimentares, metabolismo e importância de macronutrientes, micronutrientes e dos nutrientes antioxidantes, na saúde e na doença. Compreender a importância da dieta equilibrada e segura para crianças, adultos, idosos e indivíduos com a saúde comprometida. Analisar o funcionamento do Serviço de Nutrição em hospitais e sua relação com o Serviço de Enfermagem. Identificar como funciona o Serviço de Nutrição nos hospitais, através de uma visão global no organograma, na prescrição e distribuição de dietas hospitalares e rotinas de dietas de prova. Caracterizar a importância do Suporte Nutricional Enteral e Parenteral nos hospitais e das atribuições da equipe de Suporte na promoção e recuperação da saúde de indivíduos internados nas mais diversas condições clínicas.

DATAS DE PROVA A1 – 15/04 A2 – 17/06 A3 – 01/07 BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA CUPPARI, L. Nutrição clínica no adulto – Guias de medicina ambulatorial e hospitalar.Unifesp/Escola Paulista de Medicina. São Paulo: Manole, 2002. DA POIAN, A. T. e CARVALHO-ALVES, P. C. Hormônios e metabolismo – Integração correlações clínicas. São Paulo: Atheneu, 2003. DUTRA, José O.; MARCHINNI, Sérgio J. Ciências nutricionais. São Paulo: Sarvier, 2000.

INTRODUÇÃO Atualmente, observa-se no Brasil: Prevalência considerável de deficiências de micro nutrientes e desnutrição crônica em grupos vulneráveis da população; Aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade; Alta prevalência de doenças crônicas não-transmissíveis em adultos.

Política Nacional de Alimentação e Nutrição O setor de saúde tem importante papel na promoção da alimentação adequada e saudável Política Nacional de Alimentação e Nutrição Política nacional de Promoção da saúde Promoção da alimentação adequada e saudável no Sistema Único de Saúde (SUS) Fundamenta-se nas dimensões de incentivo, apoio e proteção da saúde e deve combinar iniciativas focadas em políticas públicas saudáveis.

Alimentação Adequada e Saudável Direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais; ser referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia; acessível do ponto de vista físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer; e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis.

ALIMENTAÇÃO Refere-se à ingestão de nutrientes, mas também aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes, a como alimentos são combinados entre si e preparados, às características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. È o processo pelo qual os seres vivos adquirem do mundo exterior os alimentos que compõem a dieta.

CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO È a ciência que estuda os alimentos, seus nutrientes, bem como sua ação, interação e balanço em relação a saúde e doença, além dos processos pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e secreta nutrientes.

Nutrientes São substâncias que estão inseridas nos alimentos e possuem funções variadas no organismo. São eles: proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras alimentares. Podem ser encontrados em diferentes alimentos, por isso deve-se variar ao máximo na alimentação diária.

Dieta É o conjunto de alimentos que o indivíduo consome diariamente com as substâncias nutritivas denominadas nutrientes. Alimentação Variada Seleção de alimentos dos diferentes grupos de alimentos, de acordo com a renda familiar e a disponibilidade de alimentos local. Alimentação variada em quantidades adequadas dieta equilibrada (proporciona os nutrientes necessários para atender as necessidades do organismo).

Dez passos para uma Alimentação Adequada e Saudável:   Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias Limitar o consumo de alimentos processados Evitar o consumo de alimentos ultra processados Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia 

Dez passos para uma Alimentação Adequada e Saudável (Continuação) Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais

DIFERENTES TIPOS DE ALIMENTOS Alimentos in natura: essencialmente partes de plantas ou de animais. Ex: carnes, verduras, legumes e frutas. Alimentos minimamente processados: quando submetidos a processos que não envolvam agregação de substâncias ao alimento original, como limpeza, moagem e pasteurização. Ex: arroz, feijão, lentilhas, cogumelos, frutas secas e sucos de frutas sem adição de açúcar ou outras substâncias; castanhas e nozes sem sal ou açúcar; farinhas de mandioca, de milho de tapioca ou de trigo e massas frescas.

DIFERENTES TIPOS DE ALIMENTOS Alimentos processados: são fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar a alimentos para torná-los duráveis e mais palatáveis e atraentes. Ex: conservas em salmoura (cenoura, pepino, ervilhas, palmito); compotas de frutas; carnes salgadas e defumadas; sardinha e atum de latinha, queijos e pães. Alimentos ultra processados: são formulações industriais, em geral, com pouco ou nenhum alimento inteiro. Contém aditivos. Ex: salsichas, biscoitos, geleias, sorvetes, chocolates, molhos, misturas para bolo, “barras energéticas”, sopas, macarrão e temperos “instantâneos”, “chips”, refrigerantes, produtos congelados e prontos para aquecimento como massas, pizzas, hambúrgueres e nuggets.