Slide 4 1. 2 3 As grandes corporações fordistas, ao realizar internamente a maior parte das etapas necessárias para colocar um produto ou serviço no.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
Advertisements

PROPRIEDADE INTELECTUAL, ÉTICA E CIDADANIA Luís Bernardo C. Cascão 2011.
Academia de Ensino Superior
INSTITUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
A. Introdução 1. Objecto de estudo: empresas, mercados e sistemas; estruturas e comportamentos 1.1. Objecto da Economia Industrial e da Empresa 1.2. Conceitos.
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Diversificação como estratégia de crescimento
Internacionalização de Empresas (Eco 02049)
REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
Módulo Análise do Ambiente Operacional ou Micro Ambiente Externo
Propriedade Intelectual
Instituto de Economia/ UFRJ IEE Curso de Economia da Tecnologia
Paulo Tigre Curso de Economia da Tecnologia
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
Regional Clusters and Firm Strategy
Propriedade Intelectual e Inovação em Saúde
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Propriedade Intelectual e Inovação Jorge Avila INPI – Presidente Brasília, 18 de junho de 2008.
Propriedade Intelectual
Ambiente.
Repensando a Logística
Estratégias do agronegócio
DEFINIÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA
O que é PROPRIEDADE INTELECTUAL?
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Grupo 14I: Jessica Magalhães Larissa Castro Larissa Gonçalves
Talentos para Inovação
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Direito Autoral e Economia da Cultura.
Glauco Arbix Presidente do IPEA
Abordagem Contingencial da Administração
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
Estratégia Organizacional
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Capítulo 8 Distribuição
Estratégia Organizacional
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Repensando a Logística
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Gabriel Bastos Machado
DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Clarice Castro Tutela de bens imateriais, de natureza intelectual e de conteúdo criativo, assim como suas atividades.
Seminário Avançado - Eletiva A
Iniciando na logística empresarial
Estratégia Organizacional
PROPRIEDADE INTELECTUAL APOSTILA 1
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Administração de Preços e Administração da Distribuição
Estratégia Organizacional
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
Empreendedorismo e Inovação Corporativa
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Cadeia de Valor.
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Análise do Ambiente Competitivo
DISTRIBUIÇÃO.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico
Geografia Rede SESI de Educação.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Propriedade Intelectual, Inovação farmacêutica, Acesso a Medicamentos e as Patentes do “Pipeline” Jorge de P. C. Avila Brasília 28 de Novembro de 2007.
Transcrição da apresentação:

Slide 4 1

2

3 As grandes corporações fordistas, ao realizar internamente a maior parte das etapas necessárias para colocar um produto ou serviço no mercado, caracterizavam-se por verticalizar o processo produtivo.

Slide 4 4 Ao controlar diretamente as principais etapas da cadeia produtiva, as empresas asseguravam uma coordenação hierarquizada do fluxo produtivo que permitia minimizar os custos de transação característicos das relações comerciais entre empresas independentes.

Slide 4 5 O processo em curso de mudanças tecnológicas, institucionais e nas relações com o mercado exige maior especialização produtiva e formas mais estruturadas de cooperação entre empresas. Em conseqüência, o modelo da verticalização vem sendo gradativamente superado por novas formas de articulação institucional que permitam obter maior competitividade no mercado global.

Slide 4 6 Do ponto de vista econômico, a principal vantagem das redes é favorecer as economias externas por meio do aumento das economias de escala e de escopo, ampliação dos mercados, aceleração do processo de inovação e acesso a competências tecnológicas críticas.

Slide 4 7 Nesse contexto, a formação de redes de firmas passou a ser considerada, mais do que uma decisão autônoma de firmas individuais.

Slide 4 8 Na produção organizada em rede, a transferência de conhecimento codificado pode gerar uma ampliação do conhecimento produzido sem redução ou perda de ativos para quem colabora.

Slide 4 9 AspectosEmpresas isoladasRedes de firmas Custo da transação Minimizado por meio de integração vertical e hierarquização Minimizado por meio de contratos de longo prazo e uso das TIC Competências Competências difusas ao longo da cadeia produtiva Especialização em competências centrais Mudanças em produtos e processos Lentas em função do capital investido (vintage capital) e do aprisionamento a determinadas tecnologias Rápidas mudanças em função do acesso a componentes e tecnologias de parceiros

Slide 4 10 Fusão tecnológica Processo caracterizado pela incorporação, em produtos e serviços, de tecnologias oriundas de diferentes áreas do conhecimento. Em conseqüência, as tecnologias envolvidas na cadeia produtiva de determinados bens tornam-se tão complexas que nenhuma empresa individualmente, por mais diversificada que seja, consegue desenvolver as capacitações necessárias para atuar em todas as etapas da cadeia.

Slide 4 11 Globalização dos mercados A abertura comercial e a conseqüente intensificação da competição estimulam alianças que permitem a sobrevivência das empresas em mercados mais abrangentes. A complementação de competências permite a diversificação de produtos, serviços e mercados sem a necessidade de pulverizar os investimentos.

Slide 4 12 Tecnologias da informação e da comunicação Criam-se ferramentas adequadas para a troca de informações, coordenação dos fluxos produtivos e cooperação tecnológica. As TICs permitem o avanço das economias em rede, na medida em que facilitam a comunicação e a cooperação entre diferentes organizações e empresas.

Slide 4 13 Especialização flexível A necessidade dos agentes se adequarem às mudanças nos mercados e nas tecnologias favorece a estruturação de sistemas produtivos em redes dinâmicas e flexíveis. As redes costumam responder melhor a mudanças bruscas na demanda e à necessidade de inovar do que empresas isoladas

Slide 4 14 Integram um conjunto de fornecedores de diferentes níveis, articulados em uma cadeia de valor, coordenada por uma empresa âncora. A cadeia é uma seqüência de atividades necessárias para trazer o produto da concepção até o consumidor final, passando pelos diferentes estágios de agregação de valor. Isso inclui atividades de projeto, produção, logística, marketing e serviços pós-venda.

Slide 4 15 O grau de hierarquização das redes varia em função do poder de mercado ou do grau de dependência entre seus vários agentes. Uma posição de força frente aos demais parceiros confere ao líder o poder de estabelecer regras e padrões de operação que deverão ser seguidos pelos demais parceiros.

Slide 4 16 A empresa coordenadora de uma rede hierarquizada pode ser:  uma grande empresa produtora, a exemplo das montadoras da indústria automobilística e eletroeletrônica;  grandes compradores, como as redes varejistas, atacadistas ou marcas famosas;  fornecedora exclusiva de tecnologias ou insumos críticos, a exemplo dos semicondutores ou insumos farmacêuticos.

Slide 4 17 O modelo de "distrito marshaliano" continua sendo importante para a organização de empresas independentes em redes horizontais não hierarquizadas. Nesses arranjos, as empresas geralmente são de pequeno e médio porte e têm especialização horizontal e vertical e são simultaneamente fornecedoras e concorrentes entre si.

Slide 4 18 Outra característica é que a aglomeração geográfica de empresas favorece a oferta de mão-de-obra, o desenvolvimento de serviços de transportes e de redes de comercialização. Não há uma hierarquia clara e a coordenação é exercida tanto por mecanismos de mercado quanto por organizações de suporte, como associações de fabricantes ou órgãos governamentais de fomento.

Slide 4 19 A rede pode ter por objetivo realizar ações conjuntas nas áreas: Comercial; Operacional; Tecnológica e Político institucional.

Slide 4 20 As redes hierarquizadas se polarizam entre "núcleos virtuosos", formados por empresas que atuam nas etapas da cadeia produtiva que agregam mais valor e "núcleos competitivos", que correspondem às etapas em que as empresas têm pouco poder de barganha e competem com outros fornecedores com base em preços.

Slide 4 21 Os núcleos virtuosos geralmente envolvem empresas diferenciadas por uma tecnologia superior, uma marca famosa ou o acesso favorável a canais de comercialização, vantagens que conferem o poder de comandar preços e liderar a rede. Ex: Vale da eletrônica em Santa Rita do Sapucaí em Minas Gerais.

Slide 4 22 A cooperação entre empresas, embora apresente nítidas vantagens para a cadeia produtiva como um todo, constitui uma atividade arriscada e custosa, pois as coalizões são instáveis e não eliminam os riscos de comportamentos oportunistas por parte dos parceiros.

Slide 4 23 Cadeia ProdutivaTipos de redesAtivo CríticoNúcleo Virtuoso Exemplos de empresas Software Dominada por fornecedores de padrões Penetração do padrão no mercado. Propriedade intelectual (PI) Software básico Microsoft (Windows) Qualcom (CDMA) Sony (Playstation) Componentes eletrônicos Dominada por fornecedores de insumos P&D capacidade produtiva MicroprocessadoresIntel (Pentium) Material esportivo Dominada por compradores Marca e designMarketing Nike Adidas Varejo Dominada por compradores Rede de lojas Lojistas, TIC Acesso ao consumidor marca forte Wal-mart Carrrefour Soja Dominada por fornecedores de insumos PI, P&DSementesMonsanto Automobilistica Dominada por produtores Capacidade produtiva, marca e design Montage, final Toyota Volkswagen FarmaceuticaIntegração verticalPI, P&D Moléculas e principios ativos Merk

Slide 4 24 Os padrões técnicos e os protocolos de comunicação que permitem a interconexão de redes podem ser abertos ou proprietários. Os padrões abertos são determinados oficialmente por instituições governamentais, organismos multilaterais ou por acordos entre grupos de usuários e associações de empresas.

Slide 4 25 Os padrões proprietários são estabelecidos "de fato" por empresas líderes no mercado e quando bem-sucedidos, proporcionam um poder de mercado muito grande para seu detentor, pois dificultam a concorrência e favorecem o aprisionamento dos clientes. Exemplo: a D-link tem um padrão proprietário de rede sem fio que supostamente permite velocidades de 108mbp. Esse padrão só funciona entre as placas d-link e access point's d-link.

Slide 4 26 O sucesso de um padrão tende a torná-lo único, em função do princípio do feedback positivo e sua existência facilita a comunicação, a oferta de software aplicativo e o aprendizado dos usuários. Exemplo:

Slide 4 27 O conceito de propriedade intelectual é que o autor ou criador do novo bem determina, dentro de limites socialmente aceitos e legalmente protegidos, as condições sob as quais o bem pode ser usado por terceiros. Este conceito parece ser um direito natural do autor, a sua formalização, porém, só veio a ser relevante com a invenção da impressão.

Slide 4 28 A conceituação formal e a proteção legal da propriedade intelectual apareceram no início do século 18, quando na Inglaterra foi editado o ``Statute of Anne'' em A intenção era oferecer incentivos a inovadores através da concessão de monopólios restritos. A lei do copyright incentivaria autores enquanto a lei das patentes incentivaria os inventores de idéias com valor comercial.

Slide 4 29 Assim, propriedade intelectual é o monopólio concedido pelo estado ao autor ou criador de um novo bem. Para a Convenção da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual) ela é a soma dos direitos relativos às obras literárias, artísticas e científicas, às interpretações dos artistas e intérpretes e às execuções dos artistas executantes, aos fonogramas e às emissões de radiodifusão, às invenções em todos os domínios da atividade humana, às descobertas científicas...

Slide aos desenhos e modelos industriais, às marcas industriais, comerciais e de serviço, bem como às firmas comerciais e denominações comerciais, à proteção contra a concorrência desleal e todos os outros direitos inerentes à atividade intelectual nos domínios industrial, científico, literário e artístico.

Slide 4 31 A propriedade intelectual é dividida em duas categorias:  Direito autoral: pertecem à primeira as obras literárias e artísticas, programas de computador, domínios na internet e cultura imaterial;  Propriedade industrial: as patentes, marcas, desenho industrial, indicações geográficas e proteção de cultivares.

Slide 4 32  Patente: é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgados pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente.

Slide 4 33  Marcas: representação simbólica de uma entidade que permite identificá-la de um modo imediato como. Uma palavra ou uma frase pode representar uma marca Na tabela ao lado, as 50 marcas mais valiosas em 2011.

Slide 4 34