O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Formação em ação Segundo Semestre..
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Pedagogia da pesquisa-ação
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Escola Superior de Educação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Diante a Era Tecnológica.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
cenários e perspectivas.
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Avaliação Mediadora.
Avaliação Institucional
Concepção Construtivista *Mitos e verdades
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Curso de Docência Universitária
Perfil do Profissional
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Interdisciplinaridade: o que é isso?
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
A Função do Professor Articulador
A formação integral do cristão
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
O Currículo Modelado pelos professores
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
3º Momento Resultados Simare 2014
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Saúde & Alimentação Saudável:
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
Virgínia Maria Pereira de Melo Dirigente Municipal de Educação de Anápolis/ GO Presidente da Undime/ GO e da Undime Região Centro-Oeste Os desafios da.
Transcrição da apresentação:

O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Universidade de Pernambuco – UPE Curso de Licenciatura em Matemática Andriele Elayne Emyle Jarcielle Larisse Madelon Marcel O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O que é didática? “A didática é muito mais que a simples técnica de ensinar, é também a técnica de aprender a ensinar o que, historicamente, foi produzido ao longo do processo civilizatório engendrado pelos humanos”. Baseado nos pensamentos apresentados por Cipriano Luckesi.

O que é ser professor? “Sou um ser que tenho nas mãos o poder de mudar uma sociedade. Sou um formador de opinião e, juntamente com meus alunos, iremos deixar nossa marca neste mundo. Iremos fazer a diferença, somos seres únicos”. Professor Ricardo Nóbrega Lopes

O papel da didática na formação do professor Ajudar a organizar o pensamento do educador Achar o melhor caminho para mostrar o conteúdo Ajuda a escolher o melhor método de ensino

A transposição didática e a transformação dos saberes O texto a seguir foi retirado da BCC-PE (Base Curricular Comum) A ideia de Transposição Didática frequentemente é dividida em dois grandes momentos, a transposição didática externa e a transposição didática interna. A primeira toma como referência as transformações, inclusões e exclusões sofridas pelos objetos de conhecimento desde o momento de sua produção, até o momento em que eles chegam à porta das escolas. O produto dessa transposição didática externa se materializa, em sua maior parte, pelos livros didáticos e pelas orientações curriculares, como o presente documento. Por outro lado, a transposição didática interna se apresenta, por sua própria natureza, no interior da escola, e, mais particularmente, em cada uma de nossas salas de aula. É o momento em que cada professor vai transformar os conhecimentos que lhes foram designados para serem ensinados em objetos de conhecimento efetivamente ensinados. As escolhas efetuadas pelo professor é que determinam, de certa maneira, a qualidade das aprendizagens realizadas pelos alunos.

Nesse processo de transposição, a temporalidade, associada à aparição dos objetos de conhecimento no cenário didático, também surge como elemento importante nas aprendizagens realizadas pelos alunos. A transposição didática deve entrar em ação diretamente articulado com o tempo de ensino, o tempo de aprendizagem. Atualmente, diversos estudos têm mostrado que esse tempo de aprendizagem é próprio de cada aluno, se caracterizando essencialmente pela não-linearidade.

CONCLUINDO... “A ação do educador não pode ser vista como deste modo, e sim de forma ideologicamente definida. A prática educacional é burocrática, e sim comprometida e fortemente ideológica, onde a mesma não pode ser exercida sem paixão, ou seja, não havendo identificação e vontade naquilo que faz...

Ambos os lados (educador e aluno) devem atuar juntos, não existindo assim superioridade, ou qualquer tipo de intimidação. O papel do educador nada mais é que auxiliar o aluno em um posicionamento crítico ao mundo e àqueles que lhe cercam”. Disponível em: http://educarparatransgredir.blogspot.com.br/2012/04/o-papel- da-didatica-na-formacao-do.html