Distribuição A Distribuição é o transporte dos materiais a partir do produtor até o consumidor; A distribuição tem grande importância dentro da empresa por ser uma atividade de alto custo; A palavra distribuição esta associada também a entrega de cargas fracionadas, neste tipo de entrega o produto/material é entregue em mais de um destinatário
Distribuição Em um sistema de distribuição, seis atividades inter-relacionadas afetam o atendimento aos clientes e os custos acarretados por esse atendimento: -Transporte; Estoque de distribuição; Depósitos; Manuseio de materiais; Embalagem de proteção; Processamento de pedidos e comunicação.
Canais de Distribuição - Canais verticais Fabricante e atacadista não tem contato direto com o consumidor, sendo o varejista o responsável pela plena satisfação do cliente final.
Canais de Distribuição - Canais híbridos Consiste em estruturas mercadológicas onde uma parte das funções logísticas ao longo do canal de distribuição é executada por dois ou mais agentes da cadeia de suprimentos.
Canais de Distribuição - Canais múltiplos são adotados vários canais de distribuição para a venda de produtos a segmentos de mercado com perfis distintos de consumidores.
Novos tipos de canais de distribuição E-commerce: compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos e formas de pagamento online; Porta-a-porta: distribuição na porta dos clientes, contato direto; Atacarejo: combinação entre os formatos de atacado de auto-serviço e hipermercado, e tem se tornado o tipo de canal com maior crescimento no Brasil.
Vantagens e Desvantagens Dentre as vantagens podemos citar: - Otimização do esforço do fabricante; - Redução de custos; - Intermediários especializados. Dentre as desvantagens: - Perda do controle do processo - Possibilidade de não atender as necessidades do cliente; - Reduz a flexibilidade e controlo sobre o preço, promoção, serviço e distribuição do produto.
Canais de distribuição x Vantagem Competitiva - A coordenação eficiente do processo possibilita vantagem competitiva para a empresa em relação aos seus concorrentes; - compartilhamento informações de modo que todo o processo se desenvolva harmonicamente - A estrategia de distribuiçao pode requerer altos custos de implementação
Principais Funções e Objetivos - no fluxo de produtos e serviços (responsabilidades sob o produto/serviço), - fluxo de informação (compartilhamento de informações em todo o processo de distribuição), - fluxo de pedidos (atendimento à demanda), - fluxo de comunicação (ou promoção – atividade destinada a criar demanda), - fluxo de pagamentos (envolvidos no processo como um todo), atividades de negociação (presentes durante todo o sistema – com centros de distribuição, varejistas, etc.), - financiamentos (capital, estoque, materiais, etc.), e riscos (diretamente ligados a fatores do ambiente: enchentes, incêndios, sazonalidade, “recalls”, etc.). Esses fluxos determinam o sucesso dos canais de distribuição adotados. Ressalta-se que o objetivo da empresa que se preocupa em alocar eficientemente esses fatores, é obter vantagem competitiva e conseqüentemente lucros.
Canais de Distribuição Lojas Americanas É uma das mais tradicionais redes de varejo do país. A empresa possui 469 lojas (em 22 Estados e no Distrito Federal) e 3 centros de distribuição . Comercializa mais de 60.000 itens de 4.000 empresas diferentes.
Canais de Distribuição Lojas Americanas 3 modelos de lojas: Modelo tradicional (60 mil itens) Americanas Express (15 mil itens) Americanas Express Blockbuster
Canais de Distribuição Lojas Americanas Região Lojas Porcentagem Sudeste 311 66% Sul 53 11% Nordeste 59 13% Centro-Oeste 37 8% Norte 9 2% TOTAL 469
Canais de Distribuição Lojas Americanas Barueri – São Paulo Lojas atendidas: 264
Canais de Distribuição Lojas Americanas Nova Iguaçu - Rio de Janeiro Lojas atendidas: 140
Canais de Distribuição Lojas Americanas Ponte dos Carvalhos - Recife Lojas atendidas: 65
Canais de Distribuição Lojas Americanas Meios utilizados para a distribuição são divididos de acordo com o preço dos fretes, com a quantidade de mercadoria e com o modelo da loja. Tipos de transporte: caminhão, van, kombi, fiorino, carreta, etc.