Gerenciamento da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Prof. Alberto Martins Júnior
‘ Por que estudar sistemas de informação?
CICLO DE VIDA.
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Sistema de Informação Gerencial
PETI Planejamento Estratégico de TI
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Sistemas de Informação
Logística e Gerenciamento da
Administração de Recursos Materiais
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS R03 – Técnicas de Gestão de Estoques Fernando Leon Filipe Tolentino Rodrigo Caseca Rafael Braz.
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Estratégias do agronegócio
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
A disciplina foi estruturada para capacitar o aluno para atuar com os mais modernos conceitos de logística O conteúdo do curso foi definido considerando.
Repensando a Logística
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Gildo de Almeida Leonel
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por que estudar sistemas de informação?
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Planejamento Estratégico
Profª: Adriana Vettorazzo
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Administração 2°semestre - Aula 1
Logística Empresarial
ERP.
DISCIPLINA Gestão de Pessoas e Liderança Curso: MKT Turma: 2º Período Prof. (a): Paloma Almeida
Gabriel Bastos Machado
Planejamento Estratégico
Iniciando na logística empresarial
Planejamento e estratégia
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Equipe Prof. Henrique Freitas
BENCHMARKING.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
FERRAMENTAS DE MARKETING
Logística Integrada Engenharia de Produção
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Logística e Gerenciamento da
3.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
GESTÃO ESTRATÉGICA Tipos de Estratégias Empresariais
Planejamento e Estratégia
Cadeia de Valor.
2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________ 2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  Considera-se um sistema um conjunto.
II – Desafios Gerenciais da TI Unidade II Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010.
Tecnologia da Informação
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado.
Consórcio Modular.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
EAD 763 – Estratégia de Operações Gestão da Rede de Suprimentos 23/03/15.
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Transcrição da apresentação:

Gerenciamento da Informação INTRODUÇÃO A GESTÃO DA INFORMAÇÃO UFMG GEI - 2013 Alberto Alysson Eleutério Guilherme Couto de Oliveira Sandro Antonino Machado Rocha Vinícius Campos Ottoni

Agenda Caracterização da informação e da estratégia empresarial Coleta de dados para definição da estratégia Identificação de alternativas por meio da informação Diferenciação baseada na informação Elementos do gerenciamento da informação Articulação do processo de gerenciamento da informação Etapas do processo de gerenciamento da informação Distribuição/disseminação da informação Arquitetura da informação organizacional Case: Consorcio Modular VW Caminhões e Ônibus Referências

O papel da Informação na elaboração da estratégia empresarial Grego antigo stratègós (de stratos, "exército", e ago, "liderança" ou "comando" tendo significado inicialmente "a arte do general").

Estratégia Competitiva Qual o posicionamento estratégico ideal? Mercado Altamente Competitivo. "Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas" Sun Tzu

Matriz SWOT  "Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças " SUN TZU

Forças de Porter

Informação Elaboração da estratégia; Controle das operações empresariais; Tomada de decisão.

Informação Motor que move os gestores; Informação x Usuário; Relevância, precisão, acessibilidade, clareza e consistência.

Interface da Informação e a Estratégia Empresarial A estratégia identifica a posição da empresa; Ambiente Interno e Externo; Decodificação dos dados coletados; Fluxo de dados.

Potencial da Tecnologia da Informação “As TI apenas ajudam a explorar as oportunidades criadas pelas fórmulas competitivas” Gilbert, Xavier

Video http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=gFuq88Z2YSM

Identificação de alternativas por meio da informação A Informação pode ser visualizada e analisada em uma dupla perspectiva. Como SUPORTE na definição da estratégia empresarial Como COMPONENTE da estratégia definida APOIO ESTRATÉGICO

Informação como suporte na definição da estratégia empresarial Identificar alternativas para provocar mudanças junto ao ambiente externo; Remover ou criar barreiras à entrada de novos concorrentes; Diferenciar uma empresa das demais que atuam no mesmo segmento; Configurar novas cadeias de valores; Penetrar em economias diferenciadas.

Informação como suporte na definição da estratégia empresarial Elementos que consubstanciam o processo de elaboração de uma estratégia em um ambiente competitivo: POSICIONAMENTO COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS ESTRUTURA / GESTÃO

Informação como suporte na definição da estratégia empresarial Fatores que influenciam o processo de adaptação da organização ao ambiente externo: Posição Ambiental OBJETIVA: Percepção do ambiente pelos membros da organização. Posição Ambiental SUBJETIVA: Intensidade da incerteza na tomada de decisão; Escolhas estratégicas e as mudanças que elas provocam; Eficácia organizacional alcançada; Acumulação do conhecimento sobre essa sequencia de eventos.

Informação como suporte na definição da estratégia empresarial Os gestores das inter-relações do ambiente empresarial devem promover alterações nas metas, na estrutura interna e nos processos da organização, de acordo com as características ambientais e a demanda, sem, contudo, ignorar as constantes mudanças que ocorrem no ambiente externo.

Informação como componente na definição da estratégia empresarial Criar alternativas diferenciadas de estratégia, A capacidade da empresa gerar informação exclusiva sobre o contexto de seu empreendimento; Outro uso estratégico da informação implica em embuti-la em produtos e serviços já existentes na empresa; Para finalizar, uma que não pode deixar de reportar é a relacionada à aprendizagem organizacional sobre como obter vantagem competitiva com o uso da informação.

Informação como componente na definição da estratégia empresarial Quanto mais uma empresa acumula informações e aprende sobre os diferentes usos da informação, mais aumenta sua capacidade de impor barreiras de entrada entre segmentos de negócio, ou seja, mais difícil se torna a supremacia dos concorrentes nessa estratégia

Diferenciação baseada na informação Um requisito básico para a elaboração de qualquer estratégia competitiva é a diferenciação; Para que essa presumida perspicácia tenha êxito, a empresa precisa de informações sobre seus clientes. Clientes Empresa Informações Clientes diferenciados Produtos Diferenciados

Prestação de serviço individualizado ao cliente O Atendimento personalizado ao cliente implica informações sobre suas preferências individuais; Hoje a informação é considerada um recurso básico para o fornecimento de serviços individualizado ao cliente, ou seja, a diferenciação dependerá mais e mais do volume e da qualidade dados coletados, decodificados e distribuídos sob a forma de informação.

Fabricação de produtos personalizados Cada vez mais os produtos personalizados e artesanais têm seu valor aumentado devido ao conhecimento neles embutido. Esse conhecimento pode ter sua origem na informação adquirida e armazenada na memória do artesão ou nas informações sobre as necessidades e desejos individuais dos clientes, armazenadas na memória organizacional.

Criação ou eliminação de barreiras à entrada no mercado Uma forma de criar, consistem em aplicar grande volume de recursos em tecnologia da informação, gerando benefícios adicionais aos clientes, aumentando com isso as dificuldades à entrada; De outro modo, a informação pode contribuir para a eliminação de barreiras, na medida em que é evidenciado os pressupostos econômicos convencionais e contempla formas alternativas de operação.

Configuração de cadeias de valores Consiste no conjunto de atividades, de valores interdependentes, relacionadas por meio de elos e designadas a categorias que melhor representam sua contribuição para alcançar vantagem competitiva em uma empresa; A configuração de uma cadeia de valores requer o uso de informação para projetar alternativas.

Elementos do gerenciamento da informação Banco de dados: Disponibilizar a informação de forma mais ágil e segura, eliminando a redundância de dados; Diversas áreas podem extrair informações úteis desde que este esteja bem estruturado; Profissionais responsáveis pelos bancos de dados e pela tecnologia da informação: Reduzida interação dos profissionais da área de implementação e manutenção dos bancos de dados com os usuários do sistema e os profissionais de tecnologia da informação; Os usuários começam a realizar buscas sozinhos pois não há correta disseminação e distribuição das informações.

Elementos do gerenciamento da informação Exemplos de bancos de dados: Oracle, Access, SQL

Elementos do gerenciamento da informação Áreas usuárias da informação: Informações variadas e interfuncionais; Velocidade de mudança nas informações frustram funcionários; Sistema de informação é desejável para o processo de planejamento organizacional. Rede informal de informações: Insatisfação no fornecimento das informações; Os próprios funcionários usuários criam as próprias redes de produção de informações; Acabam gerados dados não estruturados e recorrem a redes informais de informação.

Articulação do processo de gerenciamento da informação Para um correto gerenciamento da informação, é necessário haver uma interação entre quem detém o conhecimento técnico e quem trabalha com a tecnologia da informação. Só assim é possível disponibilizar as informações corretas as usuários; O meio mais fácil de conseguir estas interações é através de um gestor designado para administrar o processo de gestão da informação.

Classificação e armazenamento de informação

Etapas do processo de gerenciamento da informação Identificação de necessidades e requisitos de informação; Coleta/entrada de informação; Classificação e armazenamento da informação; Tratamento e apresentação da informação; Desenvolvimento de produtos e serviços de informação.

Distribuição/disseminação da informação Gestor da informação: Desenvolvimento serviços e produtos da informação, distribuição e análise do uso; Profissional da informação: atender, identificar novas necessidades de pessoa-chave ou grupos de usuários; Interação do profissionais da informação: priorizar o valor estratégico da informação visando a seleção e monitoramento do que é relevante.

Arquitetura da informação organizacional Alguns fatos relevantes (Fernandes Alves); Mercado: Exigência de flexibilidade e responsividade a ameaças; Exigência do consumidor: Estrutura organizacional responsiva as necessidades demandadas; Organizações: Necessidade cooperativa entre unidades autônomas com modelos de grupos de trabalho em equipe.

ESTUDO DE CASO Consórcio modular Volkswagem - caminhões e ônibus

Consórcio modular Volkswagem - caminhões e ônibus O consórcio modular funciona por meio da integração de oito empresas fornecedoras (parceiras) responsáveis pela montagem dos conjuntos completos de peças; A VW fica responsável pelo controle da qualidade total do produto.

Mercado brasileiro: Por modal de transportes

Diferenciação baseada na informação Produtos diferenciados: customização; Voltados para o baixo custo, flexível aos altos e baixos do mercado de caminhões e ônibus; Combinar novas soluções e descobertas tecnológicas das últimas décadas; Baixos volumes de vendas inviabilizariam altos investimentos e as novas soluções.

Estratégia empresarial A Estratégia então foi tentar usar ou combinar tudo que a indústria automobilística havia desenvolvido; Novos processos logísticos, novos sistemas de informação altamente eficazes, rápidos e confiáveis; A VW forneceu os softwares aos parceiros por meio da integração em rede.

Tecnologia da Informação Backbone, baseado em duas rotas de fibras ópticas para transmissão de voz, dados e imagens; 16 servidores, interligando 200 microcomputadores Pentium; Business-to-business (B2B): troca de mensagens estruturadas com outros parceiros comerciais a partir de redes privadas ou da Internet.

Comunicação via rede

Plataforma única via rede Definir novos fornecedores e prepará-los para o novo conceito de produção; Capacitar cada um deles dentro de uma plataforma integrada de sistemas de informação; A montadora é a responsável por elaborar toda necessidade da cadeia de suprimentos.

Definição de sete modulistas para montagem dos (kits)

Adequação da arquitetura de informação organizacional Uma empresa de logística coordenando as oito empresas; Utilização dos Sistemas de informação não complexos (input / output); Total gerenciamento da cadeia logística.

Identificação de alternativas por meio da informação

Resultados da integração: Estratégia logística x Estratégia TI Nos primeiros cinco anos de operação, volume anual de produção subiu 168%; Aumento no volume diário de produção subiu 159%; Redução no espaço dimensionado para armazenagem de peças ficou 50% menor que a atual; Comprovação: A TI foi um componente vital no sucesso logístico desenvolvido para a fábrica da VW – Caminhões e ônibus (RJ).

Referências bibliográficas ANSOFF, H.I; MCDONNELL, E.J. Implantando a Administração Estratégica. São Paulo: Atlas, 1993. BARNEY, J.B; HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva: casos brasileiros. São Paulo: Pearson, 2007. BEUREN, ILSE MARIA. Gerenciamento da Informação: Um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. São Paulo. Atlas, 1998. BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento : São Paulo: Saraiva, 2006. DIAS BOWERSOX, D. J; CLOSS, D.J. Logística Empresarial. São Paulo: Atlas, 2001. FLEURY, Paulo Fernando; WANKE, Peter; FIGUEIREDO, Kleber Fossati. Logística empresarial: a perspectiva brasileira – São Paulo: Atlas, 2000 – (Coleção COPPEAD de Administração) MCGEE, J. V. PRUSAK. L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como ferramenta estratégica. Rio de Janeiro. Campus, 1994. PORTER, M. E. Vantagem Competitiva. 5.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992. <http://www.tecmundo.com.br/conexao/1713-o-que-e-backbone-.htm, acessado em 13/09/2013 às 20h05min>