Secreções Gastrointestinais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Digestório e Nutrição
Advertisements

SISTEMA DIGESTIVO SISTEMA DIGESTIVO.
SISTEMA DIGESTIVO.
FISIOLOGIA ANIMAL DIGESTÃO CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS 2ª FASE A ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET BIOLOGIA
SISTEMA DIGESTÓRIO.
INTRODUÇÃO Glândulas secretoras de muco: desde a boca até o ânus
SISTEMA DIGESTÓRIO.
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Sistema digestório Funções de: Digestão;
Intestino delgado Dividido em duodeno, jejuno e íleo Recebe o suco pancreático e a bile (duodeno), e produz o suco entérico Digestão de amido, proteínas,
Sistema Digestivo.
SISTEMA DIGESTÓRIO.
DIGESTÃO.
Fisiologia do Sistema Digestório
Sistema gastrointestinal: Caracterização anatomo-funcional
C i ê n c i a s.
Aula 34 A digestão humana.
FISIOLOGIA HUMANA Sistema Digestório.
Sistema Digestório Revisão.
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Integração da Função GI
Sistema Digestivo Digestão – é o conjunto de transformações químicas e mecânicas às quais os alimentos são sujeitos e desdobrados em substâncias mais simples.
SISTEMA DIGESTÓRIO. É O ESTUDO DO FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS QUE CONSTITUEM O ORGANISMO HUMANO.
Anatomia e Fisiologia Humana
A digestão do alimento.
Alimentação e digestão no ser humano
Sistema digestório humano
Sistema Digestório.
O Sistema Digestivo na Espécie Humana
Pré-vestibular Frei Seráfico
SISTEMA DIGESTIVO.
SISTEMA DIGESTÓRIO O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso composto por: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado.
BA. 13 – Homeostase e digestão Parte 2
Curso Técnico de Enfermagem
Estruturas Modificadas e Especializadas
Biologia Professor Daltro.
Sistema Digestório II Rosana Moraes.
Sistema Digestivo.
Metabolismo dos Lipídios
Anatomia e fisiologia animais - Digestão
DIGESTÃO.
Digestão e Sistema Digestivo
Sistema Digestivo.
Órgãos associados ao Trato Digestivo
PROFESSOR: TIAGO CARVALHO
DIGESTÃO E ABSORÇÃO.
Sistema Digestório.
Digestão dos alimentos Absorção de nutrientes
Sistema Digestório e Excretor
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Prof. Pablo Paim Biologia
Sistema Digestório Humano
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Sistema Digestório ASSER Profa Ms. Camila.
Ciências Naturais – 9.o ano
SISTEMA DIGESTÓRIO ANATOMIA E FISIOLOGIA
Fisiologia do Sistema Digestório
Ciências Naturais – 9.o ano
O APARELHO DIGESTIVO.
DIGESTÃO E NUTRIÇÃO.
FISIOLOGIA DIGESTÓRIA Profª Andrea K Disciplina de Fisiologia.
DIGESTÃO E NUTRIÇÃO AULA II.
Enzimas do Sistema Digestório
Fisiologia do Sistema Digestório Prof.Dr. Marcos Antonio Buzinaro Faculdade Atenas Faculdade Atenas Paracatu / MG Paracatu / MG.
Fisiologia do Sistema Digestório
Diogo Ayres de Campos Faculdade de Medicina do Porto APARELHO DIGESTIVO.
A Digestão.
Digestão Introdução Dividida em 2 tipos de processos: A : Físicos
Sistema Digestório.
SISTEMA DIGESTIVO.
Transcrição da apresentação:

Secreções Gastrointestinais

Secreções Gastrointestinais O canal alimentar é considerado a maior glândula endócrina e exócrina do corpo; Hormônios não são moléculas simples, e sim uma mistura aquosa de substâncias;

Secreções Gastrointestinais Os tecidos exócrinos incluem as glândulas salivares, as células secretoras do epitélio gástrico e intestinal e as células secretoras do fígado e do pâncreas. As secreções geralmente consistem em combinações de água, íons, muco e enzimas.

Secreções Gastrointestinais Água e eletrólitos líquidos ricos em enzimas e outras substâncias são secretada na luz do canal alimentar e grande parte é reabsorvida na parte distal do canal. Para evitar lesões macânicas e enzimáticas ao epitélio de revestimento do canal um muco é produzido pelas células calciformes do estômago e do intestino.

Secreções Gastrointestinais A secreção de substâncias inorgânicas como os íons acontece em duas etapas: 1. Água e íons são secretados por transporte passivo ou ativo através do epitélio glandular sendo secretados na luz da glândula. 2. A medida que o líquido passa, modificações secundárias acontecem em sua constituição enquanto viaja através do epitélio que reveste o ducto glandular para o canal alimentar.

Secreções Gastrointestinais Bile e sais biliares O fígado secreta bile que consiste em água e uma mistura básica de colesterol, lecitina, sais inorgânicos, sais biliares e pigmentos biliares.

Secreções Gastrointestinais Sais biliares são sais orgânicos compostos de ácidos biliares produzidos no fígado a partir do colesterol. Pigmentos biliares derivam da biliverdina e da bilirrubina produzidas pela quebra da hemoglobina.

Secreções Gastrointestinais A bile produzida no fígado é transportada pelo ducto hepático para a vesícula biliar, onde é estocada e concentrada.

Secreções Gastrointestinais Funções da bile: Sua alta alcalinidade é importante nos estágios finais tamponando a acidez do suco gástrico; Os sais biliares facilitam a digestão enzimática de gordura, quebrando-a em gotículas, pois o ácido biliar contido nos sais é solúvel em lipídeos, agindo como detergente; Agem também na absorção de vitaminas lipossolúveis.

Secreções Gastrointestinais Os sais biliares são removidos do intestino grosso por transporte ativo, voltando para a corrente sanguínea, a maior parte da absorção ocorre no íleo. Os sais então se ligam à proteínas transportadoras e voltam ao fígado para se reciclados.

Secreções Gastrointestinais A secreção biliar serve como via de excreção para colesterol, pigmentos de hemoglobina, esteróides e drogas que são removidas do sangue pelo fígado, sendo digeridas ou excretadas nas fezes.

Enzimas Digestivas Função:catalisar a hidrólise de grandes moléculas de alimentos. Principais grupos:proteases,carboidrases e lipases.

Proteases (enzimas proteolíticas) Endopeptidases Exopeptidases Ambas atacam ligações peptídicas de proteínas e polipeptídeos. Ex: tripsina,quimiotripsina e pepsina.

Carboidrases Polissacaridases Hidrolizam as ligações glicosídicas de carboidratos de cadeia longa (celulose,amido e glicogênio) Glicosidases Agem sobre dissacarídeos (sacarose,frutose,maltose e lactose).

Lipases (gorduras insolúveis) Emulsificação: as gorduras são tornadas solúveis em água. Formação de micelas com o auxílio dos sais biliares: aumento enorme da área superficial disponível para digestão pela lipase pancreática.

Controle das Secreções Digestivas

Saliva Pavlov

Glândula acessório Parótida Ducto parótida Sublingual Submandibular Células acinares

Células acinares

Glândulas Gástricas HCO3 Pepsina

Mecanismo de Secreção Gástrica

CCC gastrina + - - + - + secretina PIG

Secreção salivar  A saliva presente na cavidade oral ,é constituída por secreções de todas as glândulas salivares; células bacterianas ; água,eletrólitos,amilase e agentes microbianos.

Secreção salivar A secreção da saliva é estimulada pela presença do alimento na boca ou por qualquer estimulação mecânica de tecidos da boca.

A formação da saliva na glândula salivar:

Secreção salivar Funções: papel fundamental para a saúde da boca; umidificação e a lubrificação dos alimentos , o que facilita a mastigação e a transformação do bolo alimentar a ser deglutido ; com o seu teor alcalino , neutralizando os ácidos bucais , exercendo , uma função de proteção dos dentes contra a cárie dentária .

Secreção gástrica   O acido clorídrico é a principal secreção do estômago,que é produzida por células parietais localizadas na mucosa gástrica. Fatores que estimulam: Ação da gastrina,em conjunto com histamina; Cafeína,alcool e ingredientes ativos de pimenta.

Secreção gástrica Funções do HCL: Quebra as ligações peptídicas de proteínas; Ativa enzimas gástricas; Mata microorganismos que entram com a comida.

Secreção gástrica Pepsina: Principal enzima secretada pelo estômago,quebra as ligações peptídicas das grandes moléculas protéicas.

Secreção gástrica A secreção gástrica ocorre em 3 fases: Cefálica:mediada pelo cérebro; Gástrica:mediada pela gastrina e histamina; Intestinal:controlada pela gastrina e secretina.

Secreção intestinal Glândulas de brunner: secreção de muco (líquido alcalino). Localizam-se logo no início do duodeno, principalmente entre o piloro e o ducto pancreático. Função: Proteger a parede duodenal do suco gástrico que é altamente ácido.Permite a neutralização do quimo ácido liberado pelo estômago.

A secreção de suco intestinal é regulada por: Hormônios Sistema nervoso. O intestino grosso não secreta enzimas,porém produz uma secreção líquida alcalina.

Secreção pancreática PÂNCREAS → glândula mista Endócrino Exócrino Secreções digestivas que entram no intestino delgado através do ducto pancreático.

A secreção pancreática tem três níveis de secreção: 1- Fase cefálica: O parassimpático vai atuar no estômago e também vai estimular as enzimas pancreáticas e o bicarbonato.O sistema nervoso vagal também vai estimular a gastrina. Liberação de secretina e PIV Secreção líquida de bicarbonato. Quimo ácido

A secreção de íons bicarbonato produz o pH apropriado para a ação das enzimas pancreáticas, que funcionam, idealmente, em meio ligeiramente alcalino, ou neutro (pH de 7,0 a 8,0). 2-Fase gástrica: Extensão do estômago, secreção de ácido e enzimas pancreáticas (só um pequeno aumento inicial) e gastrina.

3-Fase intestinal: (a mais forte) quando os alimentos se encontram no intestino (a sua presença estimula a secreção de colecistocinina), o pH ácido (ainda devido ao ácido do estômago) estimula a secretina e o bicarbonato. Peptídeo colecistocinina(CCC)- secretado em resposta à presença de ácidos graxos e aminoácidos do quimo intestinal. Ela estimula a secreção de enzimas bem como a contração da vesícula biliar,forçando a bile para o duodeno.    

Hormônios inibidores Somastotanina Encefalinas Secreção ácida gástrica,secreção pancreática, fluxo sanguíneo intestinal e a motilidade. Encefalinas Secreção ácida gástrica e a motilidade.

As pedras no caminho A principal causa da pancreatite aguda é a migração de uma pedra que se forma na vesícula. Antes de ser jogada no duodeno, ela passa pela via biliar, que atravessa o pâncreas. Daí, pode empacar ali, o que impede a liberação normal de suco pancreático e causa a inflamação. Às vezes, resquícios da pedra ficam nos ductos pancreáticos e acarretam outras irritações.