Publicidade e Propaganda Carlos Freire – 2014.2
Geração de Modelos de Negócios (Bussiness Model Generation) Publicidade e Propaganda Geração de Modelos de Negócios (Bussiness Model Generation) Alexander Osterwalder Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda Normalmente, quando se iniciava um negócio, o primeiro passo era a construção de um Plano de Negócios. O modelo, no entanto, era longo e repetitivo, o que demandava muito tempo e, na maioria das vezes, parar pelo meio. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda Alexander Osterwalder, percebendo essa situação viu a necessidade de criar algo que incentivasse a inovação, a prototipação e co-criação. Daí surgiu a Geração de Modelos de Negócios. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda A princípio um simples diagrama, após seu desenvolvimento passou a ser conhecida com Canvas. Destaca-se pela sua facilidade de análise e torna-se de mais fácil compreensão na medida em que é utilizado. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda A princípio um simples diagrama, após seu desenvolvimento passou a ser conhecida com Canvas. Destaca-se pela sua facilidade de análise e torna-se de mais fácil compreensão na medida em que é utilizado. Foi desenvolvido em conjunto com mais de 200 consultores de todo o mundo. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda Modelo de Negócios permite que todo o negócio seja visualizado em uma única página, tornando desnecessárias as idas e vindas e inúmeras páginas. Sua diagramação permite, também, a visua;izaçãos “encaixes estratégicos” entre as diversas áreas. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda É formado por 9 blocos: Atividades Chave Parcerias chave Proposta de Valor Relacionamento com clientes Segmento de Clientes Fluxo de Receita Canais Recursos chave Estrutura de Custos Carlos Freire - 2014-2
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Publicidade e Propaganda 1. O primeiro passo é a definição do Segmento de Clientes: Escolha da fatia do mercado que será atendida; O negócio deve ser desenvolvido a partir da perspectiva do cliente. Você deve enxergar pelos olhos dos clientes. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda 2. O segundo passo é definir a Oferta de Valor, sendo que valor aqui representa o Benefício a ser oferecido. É fundamental deixar muito claro quais são os benefícios que a agência entregará aos clientes. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda 2. O segundo passo é definir a Oferta de Valor, sendo que valor aqui representa o Benefício a ser oferecido. É fundamental deixar muito claro quais são os benefícios que a agência entregará aos clientes. Dessa definição surgirão também os diferenciais em relação à concorrência. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda 3. Canais Descreve os caminhos pelos quais a empresa comunica a entrega de valor para os clientes. Podem ser: comunicação, vendas e distribuição do produto, ou seja, qualquer tipo de interface com o cliente. Por intermédio dos canais é que os clientes vão tomar conheciemtno e avaliar a proposição de valor do serviço e decidir pela compra ou não. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda 4. Relacionamentos Descreve as estratégias de relacionamento que vão manter os clientes. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda 5. Fluxo de Receitas Fechando o lado direito do diagrama o Fluxo de Receitas define como o cliente pagará pelos benefícios recebidos. Aqui cabem grandes inovações. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda 6. Recursos chave Primeiro item do lado esquerdo do diagrama é a definição dos Recursos Chave. Descreve os ativos fundamentais para fazer o Modelo de Negócios funcionar. São ativos fixos (máquinas e equipamentos), ativos intelectuais, pessoas etc. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda 7. Atividades- chave Relata as atividades mais importantes que a empresa deve fazer de forma constante. Podem ser: Produção de bens, Resolução de problemas, Gestão de plataformas etc. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda 8. Parcerias- chave Refere-se, principalmente, a terceirizações (fornecedores). Lista as empresas que auxiliam o negócio na entrega de valor aos clientes. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda 9. Estrutura de Custos O último bloco descreve os principais custos que têm peso financeiro e são derivados da operacionalização de negócios. São derivados de: recursos, atividades e parcerias- chave. Podem ser também custos de Canais, como por exemplo: comissão de vendedores. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda O Paper está no blog e apresenta várias possibilidades de modelos (cauda longa, aberto, gratuito). Escolha qual modelo será adotado e explique o porque. Carlos Freire - 2014-2
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Publicidade e Propaganda Dúvidas? Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda Trabalho a ser feito: Criação de um Modelo de Negócios relativo à Agência de Propaganda e a maneira de operar no novo cenário de negócios. Não haverá prova no segundo bimestre. Apenas esse trabalho. O trabalho é individual. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda A cada aula será discutido um dos blocos com cada um dos alunos. 2a NPC = andamento dos itens apresentados até 13/10 3a NPC apresentação do trabalho final, escrito, em 24/11. Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda Cronograma: Data Item a apresentar 29/09 Segmento de clientes – Justificativa 06/10 Oferta de Valor 13/10 Canais – Primeira Avaliação 20/10 Relacionamento 27/10 Fluxo de Receitas 03/11 Recursos- chave 10/11 Atividades-chave 17/11 Parcerias- chave e Estrutura de Custos 24/11 Entrega do Trabalho Escrito – 2a avaliação Carlos Freire - 2014-2
Publicidade e Propaganda Dúvidas? Carlos Freire - 2014-2