Metodologias de Ensino e Tecnologias Educacionais Encontro 1

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Transcrição da apresentação:

Metodologias de Ensino e Tecnologias Educacionais Encontro 1 Fabiana Pereira Ferreira

AGRADECIMENTOS...

OBJETIVO GERAL Ampliar o conhecimento referente as diferentes metodologias de aulas inserindo as tecnologias educacionais na prática docente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Levantar o conhecimento sobre os métodos de ensino; Discutir a relação de métodos de ensino e recursos tecnológicos e midiáticos utilizados nas aulas; Praticar métodos diferentes de repasse de conteúdos; Socializar experiências de aulas diversificadas; Avaliar o processo de produção de aulas.

PLANO DE AULA DO ENCONTRO 1 Tema: Métodos e Metodologias de aulas; Conteúdos: Conceitos e fundamentações do tema, Metodologia de Projetos e Aula Expositiva. Metodologia: Aula expositiva dialógica; Procedimentos: Agradecimentos, apresentações, explanação do tema, socialização de experiências; Recursos: Computador, som, data show; Cronograma: 4h matutino.

Ensino: Transmissão de informação. MÉTODO Palavra grega méthodo - “caminho para chegar a um fim”. Métodos de ensino Ensino: Transmissão de informação.

METODOLOGIA Palavra composta por três vocábulos gregos: metà (“para além de”); odòs (“caminho”); logos (“estudo”). O conceito faz alusão aos métodos de investigação que permitem obter certos objetivos em uma ciência.

METODOLOGIA DE ENSINO MÉTODO METODOLOGIA Caminho pelo qual se atinge um objetivo. É a estratégia, o modo de proceder de uma determinada investigação; maneira de agir; meio. É o estudo, ou como indica o próprio sufixo, o conhecimento, se pudesse dizer, dir-se-ia mesmo que é a ciência que estuda os métodos.

PARA MELHOR COMPREENDER... Ci_ncia_e_M_todo.mp4 O_que_Metodologia.mp4

MÉTODOS DE ENSINO Aula expositiva; Metodologia de projetos; Estudo dirigido; Trabalho em grupo; Estudos de caso; Estudos do meio; Solução de problemas...

TECNOLOGIAS...

MÍDIAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS Encurtaram-se as distâncias, expandiram-se as fronteiras e o mundo ficou globalizado. As novas mídias e tecnologias estão relacionadas com todas essas transformações.

MOTIVAÇÃO E O ATO DE APRENDER

AULA Um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais que tem um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos. (Zabalza, 1998, p. 18)

A AULA REQUER Conteúdo, tema, objetivos, competências, habilidades e capacidades exigidas nas tarefas, número de aulas semanais, duração da aula, recursos, processos avaliativos...

AULA EXPOSITIVA Segundo Abreu e Masseto (1990) esse procedimento chega a ser entendido, por muitos professores, como sendo a única forma possível de ensino. (p.78)

DEFINIÇÃO A exposição didática de qualquer assunto feita pelo professor aos alunos em um determinado espaço de tempo...

PEDAGOGIA DE HERBART – SÉC. XIX A Pedagogia Herbartiana previa a necessidade de oferecer aos estudantes, de modo concentrado, toda a cultura elaborada pelas gerações passadas. (Ghiraldelli Jr., 1991, p.16)

A AULA EXPOSITIVA DEVE SEGUIR OS 5 PASSOS: Preparação – o professor recorda o assunto da aula anterior; Apresentação – o assunto da aula anterior é que deve encaminhar a introdução do novo assunto; Associação – com base em uma analogia com as resoluções da lição antiga, o professor deve resolver os novos problemas diante dos alunos;

4. Generalização – o professor deve demonstrar como as formulações das regras aprendidas na nova lição podem servir para outros casos; 5. Aplicação – efetuam-se exercícios de aplicação e verificação da aprendizagem.

Fonte: http://www.slideshare.net/SandrielleSousa/aula-expositiva

Fonte: http://www.slideshare.net/SandrielleSousa/aula-expositiva

Fonte: http://www.slideshare.net/SandrielleSousa/aula-expositiva

RETENÇÃO DA APRENDIZAGEM Aprendemos Retemos 1% pelo gosto 10% do que lemos 1,5% pelo tato 20% do que escutamos 3,5% pelo olfato 30% do que vemos 11% pelo ouvido 50% do que vemos e escutamos 83% pela vista 70% do que ouvimos e logo discutimos 90% do que ouvimos e logo realizamos Fonte: Baseada em GODOY 2008, p. 17-18

MÉTODOS DE ENSINO Método de ensino Dados retidos depois de 3 horas Dados retidos depois de 3 dias Somente oral 70% 10% Somente visual 72% 20% Visual e oral simultaneamente 85% 65% Fonte: Turra ET al. (1993, p. 157-8).