ATITUDES E SATISFAÇÃO NO TRABALHO
Somos Seres de Necessidades... O que desejamos é a satisfação pessoal a qualquer custo e o tempo todo... Mas, precisamos entender que há um fator que deve ser levado em consideração quando pensamos em satisfazer nossos desejos: Trata-se da nossa ATITUDE diante das circunstâncias que nos envolvem. Observem:
Definindo ATITUDE... São afirmações avaliatórias (julgamentos) com relação a objetos, pessoas ou eventos, que refletem uma predisposição individual com relação a alguma situação ou fenômeno. Está associada à uma crença (convicção) ou opinião sobre um objeto, pessoa ou situação. Geralmente está relacionada a um componente afetivo-emocional. Em geral torna-se uma intenção que se traduz em um comportamento específico.
Quando falamos de comportamento organizacional nos referimos às atitudes dos pessoas diante da situação do trabalho. Aqui também a satisfação é desejada... Quando o ser humano não percebe que suas necessidades não serão atendidas, passa a ter uma atitude negativa em relação ao trabalho. Então devemos questionar: Quais são as atitudes que definem o bom desempenho do ser humano no exercício de suas funções?
Envolvimento com o trabalho Trata-se do grau em que uma pessoa se identifica psicologicamente com o seu trabalho, e considera seu desempenho como fator de valorização pessoal;
Empowermente Psicológico Crença dos funcionários sobre o grau em que influenciam o ambiente de trabalho, a própria competência, a importância do seu trabalho e sua autonomia percebida.
Comprometimento Organizacional Grau de identificação que o trabalhador tem com uma organização em particular, com os objetivos desta, e o desejo de manter-se como parte dela.
Comprometimento Afetivo Vínculo emocional com a organização e crença em seus valores.
Comprometimento instrumental Estado psicológico de necessidade de permanência na organização.
Comprometimento Normativo Obrigação de permanecer na organização por razões morais e éticas.
Consequências da falta de satisfação no trabalho
Ausência do sentimento de cidadania organizacional; Baixa produtividade; Baixa qualidade no atendimento ao cliente final; Aumento do absenteísmo por parte do trabalhador; Aumento da rotatividade (turn over); Comportamentos indesejáveis (sindicalização, greve, uso de drogas, furtos, conflitos, insubmissão funcional, etc); Conflitos de poder.