Publicidade e Propaganda

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Transcrição da apresentação:

Publicidade e Propaganda Carlos Freire – 2014.2

Publicidade e Propaganda BLUR – BTL e ATL Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda O que é o BLUR? Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda O ritmo das mudanças no cenário de negócios chegou a um ponto em que tudo ficou embassado. Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda O ritmo das mudanças no cenário de negócios chegou a um ponto em que tudo ficou embassado. Não é possível dizer com certeza como e porque as coisas estão acontecendo. Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda O ritmo das mudanças no cenário de negócios chegou a um ponto em que tudo ficou embassado. Não é possível dizer com certeza como e porque as coisas estão acontecendo. Isso gera incertezas e inseguranças, tanto nos indivíduos, quanto nas empresas e instituições. Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Quais os elementos que estão norteando essas mudanças? Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Os elementos baseados nas dimensões básicas do Universo. Tempo Espaço Massa Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda O que caracteriza esse tempo de mudanças? Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Velocidade: Tudo ocorre em tempo real. Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Conectividade Todas as coisas vão se conectando eletronicamente. Produtos, pessoas, empresas, países. Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Intangibilidade Toda proposta possui valor econômico tangível e intangível. O intengível cresce mais rapidamente. Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Qual foi o impacto que chips e satélites causaram na sociedade e de que forma? Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Hoje, tudo e todos estão permanentemente interligados e interagindo. Tudo é do conhecimento de todos e isso interfere nos hábitos e costumes de toda sociedade. Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Como evoluiu o cenário econômico? Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Setor primário: A economia de subsistência perdurou por 100 mil anos; A economia agrária durou 10 mil anos; Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Setor secundário: A era da industrialização iniciou em 1760 e permaneceu até 1950, ou seja, 190 anos. Teve como consequências: o crescimento das cidades (urbanização), a produção em massa, o consumismo, a poluição, os sindicatos e o desenvolvimento do setor financeiro. Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Setor terciário: Após quase 200 anos de industrialização iniciou-se a era dos serviços, dos computadores, da informação. A princípio os computadores eram uma ferramenta de processamento e armazenagem de dados destinado a realizar tarefas de rotina. Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Setor terciário: O momento atual é caracterizado pelo BLUR. Não existem mais soluções estáveis. Ser bem sucedido não é estar em equilíbrio (=0), em repouso e nem em foco. O equilíbrio é o equilíbrio de um surfista. Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Momento atual: O início, meio e fim do ciclo de vida dos produtos se fundem de forma permanente e constante; Desaparece a sequência lógica de: pesquisa, projeto, produção, distribuição, pagamento e consumo; Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Momento atual: Novos modelos são lançados enquanto os anteriores continuam no mercado e vão sendo substituídos; Os up-grades permitem novos produtos que substituem produtos automaticamente. Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Se antes persistia o “Feitos para durar”, agora persiste o “Feitos para mudar”. A cadeira de balanço do vovô, na sua parte tangível, deixou de existir. O Conceito da cadeira de balanço do vovô, parte intangível, essa persiste. Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Quais são os três componentes básicos da economia do BLUR? Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Desejos: a demanda. Produtos e serviços se tornam um só para gerar ofertas. Os papéis de vendedores e compradores se fundem em um processo de troca. Realização: estratégias e organizações se dissolvem em redes econômicas e relacionamentos permeáveis; Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Recursos: as pessoas não estão mais divididas entre trabalhadores e consumidores; Capital é mais um passivo que um ativo; Carlos Freire - 2014-2

BTL e ATL – a nova propaganda Publicidade e Propaganda BTL e ATL – a nova propaganda Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda O que é BTL (Below the line) e ATL (above the line)? Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Convencionou-se considerar uma linha imaginária em que acima dessa linha (ATL) encontram-se as mídias tradicionais. TV, rádio, jornal, revista, outdoor etc Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda E, abaixo dessa linha (BTL) as mídias não convencionais. Internet, eventos, interações diretas. Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Coca Cola Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda VTM Television Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda O que a nova forma de fazer propaganda exige? Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Envolvimento completo com o cliente; Envolvimento com os objetivos de marketing do cliente; Pensar em mix de comunicação e não apenas em propaganda; Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Não basta apenas comunicar; Deve-se pensar em: o quê dizer, para quem dizer, com que frequência e em quais situações dizer. Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda O mix deve contemplar (Kotler, 2005, p.570): Propaganda Promoção de vendas; Relações públicas; Vendas pessoais e Marketing direto Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda A comunicação migrou de one to many (um para muitos) e one way (um caminho), para one to one (um para um) e two way (ida e volta) Isso para atender o novo perfil dos consumidores, mais participativo. Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Como isso é possível? Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Com a utilização dos novos recursos tecnológicos; Advergames: anúncios em jogos eletrônicos; Marketing Viral: boatos na internet; Web; Smarthphones; Ações de guerrilha – flash mobs Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Qual o papel do planejamento nesse contexto? Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Segundo Souki (2007, comunicado em aula expositiva), o planejamento é um cálculo que precede e preside a ação para criar o futuro, não para predizê-lo. É uma preparação em busca de maiores acertos no final das ações. Carlos Freire - 2014-2

Publicidade e Propaganda Mais comentários? Carlos Freire - 2014-2