Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Vídeo Educar – Rubem Alves
Orientação Técnica ALFABETIZAÇÃO.
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
Apresentação do Curso Prof. Cesar da Costa 1.a Aula.
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
Linguagem, alfabetização e letramento
Programa Ler e Escrever
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Encontro com Professores Coordenadores dos Anos Finais fevereiro de 2014 OBJETIVO: Subsidiar os PCs do Ensino Fundamental - anos finais, quanto a sondagem.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Parâmetros Curriculares Nacionais HISTÓRIA
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Letramentos Definição a partir de Kleiman – um conjunto de práticas discursivas que envolvem os usos da escrita _____________________ “Construção da.
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
Orientação Técnico-Pedagógica
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS
Alfabetização e Letramento
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
PLANO DE AULA O ALFABETO. 1.
Linguagem Oral e Escrita
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
VALOR SONORO DAS VOGAIS LÍNGUA PORTUGUESA
ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA USO DA CONEXÃO DO SABER
Ano 2 Unidade 1.
Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão)
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
PROFª Leila de Souza Ganem
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
ROTEIRO PEDAGÓGICO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
Autoras: Rosana Rita Gottardi Van Opstal Edição: Site da Educação - SEDUC.
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.
PROFª. Leila de Souza Ganem
Leitura e Escrita Rosária Politano Lobo UME Pedro II
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
ROSELI STARNINI DE PINHO SUELY BUENO DE TOLEDO PERDIGÃO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Aventuras com Chapeuzinho Vermelho
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Abrir o Apetite Poético
Introdução Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Transcrição da apresentação:

Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber Disciplina : Língua Portuguesa Público alvo: 2º e 3º ano do Ensino Fundamental Tema: Alfabetização Profa. Maria Celeste A . R . Garcia

Objetivos Auxiliar o aluno no processo de alfabetização. Desenvolver a competência e habilidade da leitura e escrita.

Conteúdos: Compreender a natureza do sistema alfabético de escrita, as relações entre letra-som e a segmentação entre as palavras. Compreender o funcionamento da linguagem escrita.

Orientações didáticas O professor deve fazer com os alunos uma sondagem para perceber em qual nível de aprendizagem seu aluno se encontra (pré-silábica, silábica, silábica alfabética, alfabética). Essa sondagem pode ocorrer por meio de um grupo semântico que o professor escolha.

Orientações didáticas Depois da sondagem, o professor conseguirá discriminar a fase que cada aluno se encontra e elaborar atividades que auxiliem seus alunos no processo de alfabetização. Utilização de sites educativos: www.escolagames.com.br utilizando os jogos: aprendendo o alfabeto, fábrica de palavras e pesca letras.

Orientações didáticas www.atividadeseducativas.com.br Conexão do saber: www.portal.santos.sp.gov.br/conexãodosaber Utilizando Ciclo I – Língua Portuguesa – Escrita em construção.

Bibliografia http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090530170220AAT7np3 -visitado em 11/08/2011. www.alemdasletras.org.br/agencianoticias/LinkClick.aspx?fileticket... visitado em 11/08/2011. www.escolagames.com.br - visitado em 11/08/2011. www.portal.santos.sp.gov.br/conexãodosaberVisitado em 11/08/20011.

Bibliografia www.cidaderiodejaneiro.olx.com.br Visitado em 11/08/2011. www.dignow.or Visitado em 11/08/2011 www.revista.linguaeducacao.net Visitado em 11/08/2011.