1 Novos Programas de Português do Ensino Básico Horta, Maio 2010 Sandra Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Projeto.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
Formação Sala de Leitura e Filosofia
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Escola Municipal Prof. Antonio Lopes Lins Prof
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
A LEITURA E A ESCRITA NO COLÉGIO JK
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Edna Maria Barbosa Arrebola
BIBLIOTECA ESCOLAR e leitura na escola: caminhos para a sua dinamização MIRIAN CLAVICO ALVES Bibliotecária – Colégio Rio Branco Especialista em Gestão.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
Mediação e Linguagem II
Biblioteca Municipal de Mealhada
Projecto “Ler, ver, ouvir – pensar o mundo
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Caderno Interfaces Curriculares
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Santarém Março a Julho de 2007
Semana da Leitura O que é?
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Relatório de Proposta de Projeto
Metodologia do Ensino de Arte
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
II Núcleo do Território Pratigi pela Educação
Universidade Federal do Amapá
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Planejamento da Rotina Semanal
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Novo programa Língua Portuguesa
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Organização programática
Apresentação do Projeto para os Profissionais da Unidade
Apresentação aos Pais e Encarregados de Educação.
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
Formadoras: Nádya Reis de Oliveira Leomaura Miranda de Andrade Soares
Por uma educação de qualidade
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
“Um país se faz de homens e livros”
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

1 Novos Programas de Português do Ensino Básico Horta, Maio 2010 Sandra Silva

2 Novos Programas de Português do Ensino Básico LER Interagir Formar Informar Aprender Fruir Libertar Agir

Novos Programas de Português do Ensino Básico 3 LER DESDE O BERÇO

Novos Programas de Português do Ensino Básico LEITOR 4

Novos Programas de Português do Ensino Básico COMPETÊNCIA LEITORA Descoberta da linguagem escrita Domínio das técnicas de decifração Domínio da técnica de leitura * 5

Novos Programas de Português do Ensino Básico Professor Ensinar a ler Motivar a vontade de ler Manter a motivação ao longo da escolaridade e futuro 6

Novos Programas de Português do Ensino Básico LEITURA ESCOLAR 7

Novos Programas de Português do Ensino Básico “Entrada” 1ºciclo Consolidação ampliação 2º ciclo Plena realização das aprendizagens 3º ciclo 8

Novos Programas de Português do Ensino Básico 9

1. Dinâmica entre Leitor, Texto e Contexto 2. Pluralidade de experiências 3. A leitura alimenta-se de outras leituras 10

1. Dinâmica entre Leitor, Texto e Contexto Novos Programas de Português do Ensino Básico LEITOR CogniçãoAfectividade TEXTO TipologiaConteúdo CONTEXTO SocialFísicoPsicológico 11

Novos Programas de Português do Ensino Básico 2. Pluralidade de experiências Estratégias básicas de leitura Actividades diferentes para tipologias diferentes Abordagens mais complexas, desafiantes Actividades que impliquem o aluno na comunicação literária 12

Novos Programas de Português do Ensino Básico 3. A leitura alimenta-se de outras leituras Diálogo “Contaminação” Memória “Sistema de ecos” Prazer 13

14 Novos Programas de Português do Ensino Básico CORPUS TEXTUAL* O professor é o gestor - Conhece a turma PCT - Conhece a escola PCE PEE selecciona as obras *

Novos Programas de Português do Ensino Básico CORPUS TEXTUAL* Representatividade e qualidade dos textosIntegridadeProgressãoDiversidade textualIntertextualidade 15

16 Novos Programas de Português do Ensino Básico Corpus textual digitaisvisuaisoraisescritos

17 Novos Programas de Português do Ensino Básico Notícias Bilhetes Receitas Instruções Gráficos Mapas Textos científicos Outros… Não Literário Clássicos Contemporâneos Portugueses Estrangeiros Diferentes géneros Literário

Novos Programas de Português do Ensino Básico A EDUCAÇÃO LITERÁRIA 18

Novos Programas de Português do Ensino Básico O LEITOR E O TEXTO LITERÁRIO  Prazer estético;  Visão própria do mundo ;  Acção sobre a realidade;  Elaboração de sentidos;  Simbologia  Prazer estético;  Visão própria do mundo ;  Acção sobre a realidade;  Elaboração de sentidos;  Simbologia 19

Novos Programas de Português do Ensino Básico CONTEXTOS PROMOTORES DE LEITURA 1.SALA DE AULA Etiquetagem Exposição listas de palavras Exposição de textos, materiais escritos Espaço de leitura Etiquetagem Exposição listas de palavras Exposição de textos, materiais escritos Espaço de leitura 20

Novos Programas de Português do Ensino Básico CONTEXTOS PROMOTORES DE LEITURA 2.Aprendizagens com sentido LER PARA… Desenhar Descobrir OrganizarOutros… 21

Novos Programas de Português do Ensino Básico CONTEXTOS PROMOTORES DE LEITURA 3.Ler de formas diferentes 22 *Ouvir ler *Leitura silenciosa *Leitura em voz alta *Leitura orientada *Leitura recreativa *Ler individualmente *Ler em grupo *Outros…

4. Mediação e Promoção da Leitura CONTEXTOS PROMOTORES DE LEITURA Novos Programas de Português do Ensino Básico MEDIADORFAMÍLIA BIBLIOTECA ESCOLAR 23

Novos Programas de Português do Ensino Básico TextoMediadorLeitor 24

Novos Programas de Português do Ensino Básico MEDIADOR  Ser leitor  Transmitir Prazer  Conhecer o grupo  Acreditar  Ser entusiasta  Renovar-se  Formar-se 25

Novos Programas de Português do Ensino Básico FAMÍLIA Ler é divertido! 26 LEITOR ESCOLA

Novos Programas de Português do Ensino Básico BIBLIOTECA ESCOLAR  Apoio à sala de aula  Descoberta do espaço e do livro  Animação do livro e da leitura  Visionamento de filmes baseados em livros  Exposições  Leitura individual  Leitura em grupo 27

28 Actividades na sala de aula: 1º ciclo – “Hora do Conto”, Cantinho de Leitura 2ºciclo e 3ºciclo – Maletas pedagógicas _ Roda dos livros _ Caderno de leituras Novos Programas de Português do Ensino Básico Diferentes formas de ler e aceder à leitura

29 Novos Programas de Português do Ensino Básico Diferentes formas de ler e aceder à leitura Actividades de leitura: 1º ciclo – 45m diários – 1 tempo 2ºciclo e 3ºciclo – 45m semanais – 1 tempo

30 3 fases de leitura Novos Programas de Português do Ensino Básico PRÉ-LEITURA Mobilização de conhecimentos prévios Antecipação LEITURA Construção de sentidos PÓS-LEITURA Integração Sistematização Recriação

31 O que fazer com este livro? Novos Programas de Português do Ensino Básico

32 Pré-leitura

33 Leitura Admirado, Miura olhava aquela fragilidade de dois pés. Olhava-a sem pestanejar, olímpica e ansiosamente. Com ar de quem joga a vida, o manequim de lantejoulas caminhava sempre. E, quando Miura o tinha já à distância de um arranco, e ainda sem compreender olhava um tal heroísmo, enfatuadamente, o outro bateu o pé direito no chão e gritou: - Eh! boi! Eh! toiro! A multidão dava palmas. - Eh! boi! Eh! toiro! Tinha de ser. Já que desejavam tão ardentemente o fruto da sua fúria, ei-lo. In “Miura”, Miguel Torga

34 Pós-leitura Oficina de escrita: Comentário Também na “arena da vida” os homens ora resistem ora se entregam. Comente esta afirmação, em 10 linhas, relacionando-a com o conto estudado. Leitura de imagem:

35 Promoção de leitura PNL Novos Programas de Português do Ensino Básico

36 Clubes de leitura Novos Programas de Português do Ensino Básico Promoção de leitura

37 Novos Programas de Português do Ensino Básico Promoção de leitura Feiras do livro

38 PRL – A Ler em Família Concursos Vídeos Cartazes Sites Bibliotecas PRL – A Ler em Família Concursos Vídeos Cartazes Sites Bibliotecas Novos Programas de Português do Ensino Básico Promoção de leitura

39 1. Os meus livros são… 2.O meu livro de referência é… 3.O último livro que li… 4.O livro que gostaria de ler… 5.O livro que gostaria de oferecer… Novos Programas de Português do Ensino Básico 1. …onde me desencontro quando sinto que preciso. 2.…Cem anos de solidão, G.G. Marquéz 3.…A casa do Fim, José Riço Direitinho 4.…Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?, A. Lobo Antunes 5.…A maior flor do mundo, J. Saramago

40 Novos Programas de Português do Ensino Básico