CONDOMÍNIO RURAL Sociedade civil de fins não econômicos com o objetivo de promover a exploração em comum de serviços, permitindo maior racionalização no.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Empresarial I Aula 08
Advertisements

Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Carlos Américo Pacheco – IE/Unicamp.
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
ASPECTOS CIVIS NA GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
Pessoas Jurídicas/Colectivas
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Estatuto da Terra Brasileiro.
Direito Empresarial I Aula 09
Agricultura.
a comercialização agrícola
ORGANIZAÇÃO RURAL.
AGROEX Cuiabá - MT 30 de outubro de Fundado em 20 de junho de 1952; Empresa pública de propriedade integral da União Federal; Principal fonte de.
GRAZIELA TAVARES S. REIS WEB-TUTORA: JOSEFA WIECZOREK
Previdência Rural: a reforma possível Rodolfo Tavares Presidente da Comissão de Trabalho e Previdência da CNA.
Disciplina Agroindustrial
O Pescador e a Previdência Social
Disciplina Agroindustrial
Aquisição de Terras por Estrangeiros (Lei 5.709/71)
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
01/04/2017.
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
Estrutura Organizacional da Administração Pública
ASSOCIAÇÕES.
Geografia Econômica II 1ª parte: agricultura
Natureza Jurídica das Sociedades Cooperativas e suas Características
Metodologia para coleta e análise de dados econômicos e financeiros de sistema iLPF Marcelo Carauta e Rafael Chen.
Características do negócio e do empreendedor em comunicação Parte I
Como solicitar a certificação
COOPERATIVAS Contabilidade Setorial - Prof. Gustavo Charneski.
Capítulo 27 – A agricultura brasileira
Crédito, Cadastro e Cobrança.
Procuradoria Geral do Estado
ORGANIZAÇÃO SOCIAL Pessoas Jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos\ ONGs OCIPs- Organização da sociedade Civil de Interesse Público – Lei 9.709/99.
Empreendedor Individual e Empresário Individual
Aula 5 – Empresário e Sociedades Empresárias
Lei / Cooperativas de Trabalho Marcelo Mauad
SOCIEDADES – aspectos gerais
DO SUJEITO PASSIVO - EMPRESA
SOCIEDADES CONTRATUAIS
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Comercial Finalidade e Objecto do Registo Comercial Enquadramento legal.
COOPERATIVAS PASSOS PARA A CONSTITUIÇÃO 01 - Vontade do grupo; O grupo realmente quer constituir uma cooperativa ? 02 - Escolha/formação de comissão.
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
Projeto Inclusão Produtiva com
Estatuto da OAB Aula 14.
ATER MARCO LEGAL.
CONDOMÍNIO EDILÍCIO.
2.1. PENHOR: Arts a 1.472, CC. Direito real de garantia sobre bens MÓVEIS. Regra: transferência da posse direta do bem ao credor. Exceção: penhor.
SOCIEDADE ANÔNIMA.
Paula Freire Faculdade Estácio de Sá Ourinhos – 2012.
DIREITO EMPRESARIAL TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO
Daniela Emmerich de Souza Mossini Miskulin
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
CONTRATOS MERCANTIS Na atividade empresarial, o empresário individual ou a sociedade empresária celebram vários contratos. Fatores de produção: capital,
Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Fev/2016 COOPERATIVAS DE TRABALHO.
DIREITO Definição 1. Aquilo que é justo.
Ficção jurídica? Conveniência de não confusão com pessoas físicas: o Eficiência - melhor coletivamente do que individualmente; o Estabilidade - melhor.
Lei /2006 Lei do Agricultor Familiar e Empreendedor Familiar Rural.
Ponto 2 CONCEITO DE SOCIEDADE EMPRESÁRIA DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE
Apontamentos Jurídicos Orientação às Instituições Espíritas.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
PESSOA JURÍDICA. DA PESSOA JURÍDICA É um conjunto de pessoas ou de bens, dotados de personalidade jurídica própria e constituído na forma da lei, para.
TIPOS DE SOCIEDADE E CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA.
IMPOSTO DE RENDA PESSOAS JURÍDICAS Juros sobre o Capital Próprio Reorganização Societária IRPJ 2013.
INTCEX IMPORTAÇÃO. REGISTRO DE IMPORTADOR As operações de importação somente poderão ser efetuadas por pessoas físicas ou jurídicas que estiverem inscritas.
Sempre é tempo de aprender!
Curso de Ciências Contábeis - 6º Período Princípios e conceitos de administração econômico financeira Por: Prof.ª Paula Trindade Contato:
Transcrição da apresentação:

CONDOMÍNIO RURAL Sociedade civil de fins não econômicos com o objetivo de promover a exploração em comum de serviços, permitindo maior racionalização no uso dos fatores de produção, ou seja, capital, terra e trabalho.

 É UMA SOCIEDADE CIVIL DE FINS NÃO ECONÔMICOS.  PROMOVER A EXPLORAÇÃO EM COMUM DE BENS OU SERVIÇOS, PERMITINDO UMA MAIOR RACIONALIZAÇÃO NO USO DOS FATORES DE PRODUÇÃO. 1. DEFINIÇÃO: 2. OBJETIVO:  CÓDIGO CIVIL  LEI Nº DE 16 DE DEZEMBRO DE AMPARO LEGAL:

4. NUMERO DE PESSOAS PARA A CONSTITUIÇÃOALIDADES NÃO EXISTE UM NUMERO MÍNIMO LEGAL. 5. ORGÃO NORMATIVO E FISCALIZADOR, DO REGIME JURÍDICO NÃO HÁ NENHUM ÓRGÃO NORMATIVO NEM FISCALIZADOR, DISSOLUÇÃO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO

6. ÁREA DE AÇÃO LIMITADO PELO CONTRATO SOCIAL (ESTATUTO) 7. FORMAÇÃO DO CAPITAL PELOS QUINHÕES (QUOTAS) DE CADA CONDÔMINO

8. RECEITA TAXA DE SERVIÇO, NA PROPORÇÃO DOS QUINHÕES DE CADA UM 9. COMERCIALIZAÇÃO É FEITA PELOS CONÔMINOS ASSESSORADO PELO CONDOMÍNIO

10. REGISTRO E AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO REGISTRO EM CARTÓRIOS TITULOS E DOCUMENTOS 11. DISSOLUÇÃO E OU EXTINÇÃO DA SOCIEDADE A ASSSEMBLÉIA GERAL É QUE DELIBERA, SALDO REVERTE AOS CONDÔMINOS NA PROPORÇÃO DE CADA UM

12. REMUNERAÇÃO DOS DIRIGENTES OS DIRIGENTES PODEM SER REMUNERADOS 13. SOBRAS DAS ATIVIDADES SÃO DISTRIBUIDAS NA PROPORÇÃO DAS QUOTAS DE CADA PARTICIPANTE

14. RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS ATÉ O LIMITE DOS SEUS QUINHÕES (QUOTAS), OU ENTÃO ATRAVÉS DA ASSEMBLÉIA, A ONDE A RESPONSABILIDADE PODERÁ SER SUPERIOR AOS QUINHÕES

ATIVIDADES RURAIS ONDE O CONDOMÍNIO É MAIS ADEQUADO Resfriador de leite; Ordenhadeira mecânica; Tanque de resfriamento; Packing house (casa de embalagens); Máquinas, implementos e equipamentos agrícolas; Terreiro para secagem de café; Assistência técnica; Contratação de mão de obra;

Conjunto de irrigação; Empreendimento do Banco da Terra; Exploração comum de áreas agricultáveis; Criação e produção de animais; Mini usinas de açúcar mascavo; Poço artesiano; Exploração coletiva de propriedades de herança; E outros.