Estratégia de Operações Administração das Operações Produtivas Objetivos Estratégicos das Operações Recursos transformadosMateriais Informações Consumidores Estratégia de Operações O papel e a posição competitiva das operações Estratégia das Operações Consumidores Gestão de operações Recursos de Entrada Projeto Saída de Produtos e Serviços Melhoramento Planejamento e Controle Volume Variedade Variação Visibildiade Recursos transformadores Instalações Pessoal
Estratégia de Produção CONCEITO “Padrão de decisões e ações estratégicas que define os papéis e as atividades da função Produção” SLACK et al. (2007); Conteúdo: decisões e ações específicas que estabelecem o papel e as atividades da função produção; O que? Processo: método usado para produzir as decisões específicas de conteúdo; Como?
Estratégia de Produção 4 Perspectivas Perspectiva Top-Down (de cima para baixo) é um reflexo do que o grupo ou negócio todo deseja fazer Perspectiva Bottom –up (de baixo para cima) é uma atividade em que as melhorias de produção constroem a estratégia Perspectiva dos Requisitos do Mercado envolve a tradução dos requisitos de mercado em decisões da produção Perspectiva dos Recursos de Produção envolve a exploração das capacidades dos recursos da produção em mercado eleitos
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Estratégia de Produção 1.Perspectiva Top-Down (de cima para baixo) O que a empresa deseja que as operações façam. Hierarquia das Estratégias Estratégia Corporativa Decisões sobre os tipos de negócios que o grupo deseja investir, locais no mundo, etc. Estratégia de Negócios Guia a empresa em relação a seus consumidores, concorrentes, etc, em cada tipo de negócio. Estratégia de Funcional Verifica o que cada função deve desempenhar dentro de cada empresa do negócio.
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Estratégia de Produção 2.Perspectiva Bottom-up (de baixo para cima) Estratégia focada a partir da experiência operacional. Moldar os objetivos e as ações da produção, pelo menos em parte, pelo conhecimento adquirido das atividades diárias.
Estratégia de Produção 3.Perspectiva dos Requisitos do mercado - Compreender o que o mercado quer a fim de atingir os objetivos de desempenho. Influência do consumidor nos objetivos de desempenho A produção procura satisfazer os clientes, desenvolvendo seus cinco objetivos de desempenho. Por exemplo, se os consumidores valorizam especialmente produtos ou serviços de baixo preço, a produção dará enfase a seu desempenho em custos. Se os consumidores dão ênfase a entrega rápida, isso tornará o critério velocidade/rapidez importante para a produção.
Estratégia de Produção Influência do consumidor nos objetivos de desempenho Critérios ganhadores de Pedido (Fatores Críticos de Sucesso) São considerados pelos consumidores como razãoes-chave de um negócio. São características decisivas na hora da escolha. Critérios Qualificadores - Critérios mínimos considerados pelos clientes (critérios de aceitação). Critérios menos importantes - Não influenciam o cliente de forma significativa.
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Objetivos de desempenho Estratégia de Produção Fatores competitivos diferentes implicam objetivos de desempenho diferentes Objetivos de desempenho Então, a operação terá que se superar em..... Custo Qualidade Rapidez Credibilidade Flexibilidade(produto/serviço) Flexibilidade (composto mix) Flexibilidade (volume e/ou entrega) Fatores competitivos Se os consumidores valorizam... Preço baixo Alta qualidade Entrega rápida Entrega confiável Produtos e serviços inovadores Ampla variedade de produtos e serviços Habilidade de alterar o prazo e a quantidade de produtos e serviços
Estratégia de Produção Influência do Ciclo de vida de produto/serviço nos objetivos de desempenho Etapa de introduçao Etapa de Crescimento Etapa de Maturidade Etapa de Declínio
Estratégia de Produção Etapa de Introdução Quando um produto ou serviço é introduzido pela primeira vez. Principais objetivos de desempenho: flexibilidade e Qualidade. Etapa de crescimento A produção preocupa-se em acompanhar a demanda. Principais objetivos de desempenho: rapidez, credibilidade e qualidade. Etapa de Maturidade A empresa encontra-se firmada no mercado. Principais objetivos de desempenho: custo e credibilidade. Etapa de declínio Declínio de vendas. Principal objetivo: custo.
Estratégia de Produção Ciclo de vida do Produto ou Serviço
Estratégia de Produção 4.Perspectiva dos Recursos de Produção Apoia-se na visão baseada em recursos da empresa e considera as competências e capacidades centrais como principal influência para estratégia. Decisões Estruturais São as que influenciam as atividades de projeto. Ligadas ao projeto, forma de operação produtiva. Ex: estratégia de desenvolvimento de novos produtos ou processos, estratégia de instalações, de tecnologia, etc.
Estratégia de Produção 4.Perspectiva do Recursos de Produção Decisões Infra-Estruturais São as que influenciam a força de trabalho de uma organização,as atividades de planejamento, controle e melhoria. Ligadas ao dia-a-dia da produção. Ex: estratégia de estoque, capacidade, etc.
Estratégia de Produção 4.Perspectiva do Recursos de Produção
Estratégia de Produção 4.Perspectiva do Recursos de Produção
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Estratégia de Produção Procedimentos para formular a Estratégia de Produção
Estratégia de Produção Procedimentos para formular a Estratégia de Produção ligar formalmente os objetivos estratégicos da operação com os objetivos de nível de recursos usar fatores competitivos como dispositivo de tradução entre a estratégia da empresa e a estratégia da operação os fatores competitivos são preferência do consumidor operação ideal em lacunas
Estratégia de Produção Procedimentos para formular a Estratégia de Produção Implementação da Estratégia: os cinco P’s Propósito / Ponto de Entrada / Processo / Gestão de Projetos / Participação Trade-offs [Compromisso] fronteira eficiente: não abrir mão da eficácia foco: evitar conflitos entre as tarefas operação dentro da operação