Estratégia de Operações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias da Produção
Advertisements

Estratégia de operações
PAPEL ESTRATÉGICO E OBJETIVOS DA PRODUÇÃO
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
Administração da Produção: Conceitos
Gestão da Produção P = F (bens; serviços)
Daciane de Oliveira Silva
Repensando a Logística
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Administração da Produção I
GESTÃO DE EMPRESAS Semana 4 Estratégia de Produção
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Papel Estratégico e Objetivos da Produção
Estratégia de Produção
Estratégia de Operações e
Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Os consumidores usam o preço e evidências físicas como as maiores.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS
LOGÍSTICA Grupo 97..
Repensando a Logística
Logística de distribuição
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
Estratégias do agronegócio
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira ESTRATÉGIA DA ADMINISTRAÇÃO
Repensando a Logística
Organização Industrial
Logística Empresarial
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Repensando a Logística
Repensando da logística
REPENSANDO A LOGÍSTICA Grupo 14 D Subgrupo 1 Amanda Gurgel Débora Maia.
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Uma abordagem sobre seus processos e sua aplicação.
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Estratégia de operações
Estratégia de Operações
Capítulo 2 Estratégia de operações. É a maneira como as operações implementam a estratégia corporativa e ajudam a construir uma empresa orientada para.
Administração da produção II
Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção
MATRIZ IMPORTÂNCIA X DESEMPENHO
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Estratégia Organizacional
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Repensando a Logística
Capítulo 1 A administração hoje.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Projeto em gestão de produção
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Estratégia de Operações
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
1 M ODELO P ORTER DAS E STRATÉGIAS G ENÉRICAS Estratégia de liderança em custos/cadeia de valor Sistemas de informações gerenciais eficientes em custos.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
 Bruno Veríssimo de O. Silvanº  Felipe de Carvalho Moralesnº  Gustavo Simões Aguiarnº  Lucas V. Matos Além Silveiranº 
Estratégia de Produção
Adm. da Produção Visa auxiliar o administrador na tomada de decisões relacionadas a produção de bens ou serviços. Áreas correlatas: Planejamento da produção.
Estratégias da Produção
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
E STUDO DAS P RIORIDADES C OMPETITIVAS Custo, Qualidade, Flexibilidade, Velocidade (Entrega), Confiabilidade; Aquilo que o mercado quer; Diferentes organizações,
ESTRATÉGIASDEMARKETING ConceitoseAplicações. CONCEITO DE ESTRATÉGIA É Um Conjunto Integrado de Escolhas Sobre Como Criar e Conquistar Valores Para os.
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC PLANO DE PRODUÇÃO ACADÊMICOS: Diogo Arent Longo Juliana Alves Marcelino Patrícia Strachoski Talita Danieslki.
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
 Custo, Qualidade, Flexibilidade, Velocidade (Entrega), Confiabilidade;  Aquilo que o mercado quer;  Diferentes organizações, diferentes mercados, diferentes.
Transcrição da apresentação:

Estratégia de Operações Administração das Operações Produtivas Objetivos Estratégicos das Operações Recursos transformadosMateriais Informações Consumidores Estratégia de Operações O papel e a posição competitiva das operações Estratégia das Operações Consumidores Gestão de operações Recursos de Entrada Projeto Saída de Produtos e Serviços Melhoramento Planejamento e Controle Volume Variedade Variação Visibildiade Recursos transformadores Instalações Pessoal

Estratégia de Produção CONCEITO “Padrão de decisões e ações estratégicas que define os papéis e as atividades da função Produção” SLACK et al. (2007); Conteúdo: decisões e ações específicas que estabelecem o papel e as atividades da função produção; O que? Processo: método usado para produzir as decisões específicas de conteúdo; Como?

Estratégia de Produção 4 Perspectivas Perspectiva Top-Down (de cima para baixo) é um reflexo do que o grupo ou negócio todo deseja fazer Perspectiva Bottom –up (de baixo para cima) é uma atividade em que as melhorias de produção constroem a estratégia Perspectiva dos Requisitos do Mercado envolve a tradução dos requisitos de mercado em decisões da produção Perspectiva dos Recursos de Produção envolve a exploração das capacidades dos recursos da produção em mercado eleitos

Estratégia de Produção

Estratégia de Produção 1.Perspectiva Top-Down (de cima para baixo) O que a empresa deseja que as operações façam. Hierarquia das Estratégias Estratégia Corporativa Decisões sobre os tipos de negócios que o grupo deseja investir, locais no mundo, etc. Estratégia de Negócios Guia a empresa em relação a seus consumidores, concorrentes, etc, em cada tipo de negócio. Estratégia de Funcional Verifica o que cada função deve desempenhar dentro de cada empresa do negócio.

Estratégia de Produção

Estratégia de Produção 2.Perspectiva Bottom-up (de baixo para cima) Estratégia focada a partir da experiência operacional. Moldar os objetivos e as ações da produção, pelo menos em parte, pelo conhecimento adquirido das atividades diárias.

Estratégia de Produção 3.Perspectiva dos Requisitos do mercado - Compreender o que o mercado quer a fim de atingir os objetivos de desempenho. Influência do consumidor nos objetivos de desempenho A produção procura satisfazer os clientes, desenvolvendo seus cinco objetivos de desempenho. Por exemplo, se os consumidores valorizam especialmente produtos ou serviços de baixo preço, a produção dará enfase a seu desempenho em custos. Se os consumidores dão ênfase a entrega rápida, isso tornará o critério velocidade/rapidez importante para a produção.

Estratégia de Produção Influência do consumidor nos objetivos de desempenho Critérios ganhadores de Pedido (Fatores Críticos de Sucesso) São considerados pelos consumidores como razãoes-chave de um negócio. São características decisivas na hora da escolha. Critérios Qualificadores - Critérios mínimos considerados pelos clientes (critérios de aceitação). Critérios menos importantes - Não influenciam o cliente de forma significativa.

Estratégia de Produção

Estratégia de Produção

Objetivos de desempenho Estratégia de Produção Fatores competitivos diferentes implicam objetivos de desempenho diferentes Objetivos de desempenho Então, a operação terá que se superar em..... Custo Qualidade Rapidez Credibilidade Flexibilidade(produto/serviço) Flexibilidade (composto mix) Flexibilidade (volume e/ou entrega) Fatores competitivos Se os consumidores valorizam... Preço baixo Alta qualidade Entrega rápida Entrega confiável Produtos e serviços inovadores Ampla variedade de produtos e serviços Habilidade de alterar o prazo e a quantidade de produtos e serviços

Estratégia de Produção Influência do Ciclo de vida de produto/serviço nos objetivos de desempenho Etapa de introduçao Etapa de Crescimento Etapa de Maturidade Etapa de Declínio

Estratégia de Produção Etapa de Introdução Quando um produto ou serviço é introduzido pela primeira vez. Principais objetivos de desempenho: flexibilidade e Qualidade. Etapa de crescimento A produção preocupa-se em acompanhar a demanda. Principais objetivos de desempenho: rapidez, credibilidade e qualidade. Etapa de Maturidade A empresa encontra-se firmada no mercado. Principais objetivos de desempenho: custo e credibilidade. Etapa de declínio Declínio de vendas. Principal objetivo: custo.

Estratégia de Produção Ciclo de vida do Produto ou Serviço

Estratégia de Produção 4.Perspectiva dos Recursos de Produção Apoia-se na visão baseada em recursos da empresa e considera as competências e capacidades centrais como principal influência para estratégia. Decisões Estruturais São as que influenciam as atividades de projeto. Ligadas ao projeto, forma de operação produtiva. Ex: estratégia de desenvolvimento de novos produtos ou processos, estratégia de instalações, de tecnologia, etc.

Estratégia de Produção 4.Perspectiva do Recursos de Produção Decisões Infra-Estruturais São as que influenciam a força de trabalho de uma organização,as atividades de planejamento, controle e melhoria. Ligadas ao dia-a-dia da produção. Ex: estratégia de estoque, capacidade, etc.

Estratégia de Produção 4.Perspectiva do Recursos de Produção

Estratégia de Produção 4.Perspectiva do Recursos de Produção

Estratégia de Produção

Estratégia de Produção Procedimentos para formular a Estratégia de Produção

Estratégia de Produção Procedimentos para formular a Estratégia de Produção ligar formalmente os objetivos estratégicos da operação com os objetivos de nível de recursos usar fatores competitivos como dispositivo de tradução entre a estratégia da empresa e a estratégia da operação os fatores competitivos são preferência do consumidor operação ideal em lacunas

Estratégia de Produção Procedimentos para formular a Estratégia de Produção Implementação da Estratégia: os cinco P’s Propósito / Ponto de Entrada / Processo / Gestão de Projetos / Participação Trade-offs [Compromisso] fronteira eficiente: não abrir mão da eficácia foco: evitar conflitos entre as tarefas operação dentro da operação