(...) é a operação pela qual a sociedade transfere todo ou somente uma parcela do seu patrimônio para uma ou mais sociedades(...)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Advertisements

Administração Estratégica Conceitos
03 - ESTRUTURA CONCEITUAL DA CONTABILIDADE
O ágio na aquisição do Banespa - Caso Santander
FUSÕES E AQUISIÇÕES SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO
FUSÕES E AQUISIÇÕES 8 SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO
SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÕES
Administração Estratégica João Carlos Bragança
SOCIEDADE LIMITADA: Sociedade de Pessoas; Capital integralizado;
                                             .
Economia e Mercado 3ª AULA.
FUSÃO ART. 228 – A fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.
Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários
SISTEMA TRIBUTÁRIO Diagnóstico e Elementos para Mudanças
SOCIEDADES POR AÇÕES a sociedade anônima;
ÁGIO: UMA HISTÓRIA DE AMOR E ÓDIO
Fusão ANDRÉ CAIO BALDISSARA PAMELLA MARTINS PAULO VICTOR ÚRSULA ESTEVES PROFESSORA DANIELLA BERGAMINI
Unidade 4 - Direito Societário: Teoria Geral
Unidade 6 - Direito Societário: Sociedades Menores
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
Doctor Hoss –  Carga tributária atinge o índice de 36,08% em 2007, crescendo mais de 1 ponto percentual  Data: 12/03/2008, Categoria:
PESSOA JURÍDICA Personalidade
Criação de holdings e proteção patrimonial
EMPRESARIAL I Aula 15- Reorganização Societária.
CONTABILIDADE SOCIETÁRIA I
DIREITO EMPRESARIAL II
RESPONSABILIDADE PASSIVA TRIBUTÁRIA
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
Transformação, Incorporação, Fusão e Cisão
Dividendo Obrigatório
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
Unidade 4 Sociedade em Conta de Participação
Regulação e Antitruste
COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS
Contabilidade Avançada – Aula 1
Expositor: Prof. MSc Flaviano Costa
REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA
DIREITO TRIBUTÁRIO II AULA 13 DIA 05/11/12 1. CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO FISCAL Todo contribuinte tem o direito de defender- se, caso seja autuado pela.
Professora Camila Pita Figueiredo
TIPOS DE EMPRESAS.
Unidade 9 Concentração Empresarial
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Transformação, Incorporação, Fusão e Cisão de Sociedades
Direito Empresarial 5ª Aula
Profº Carmênio Júnior
Profº Carmênio Júnior
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Siga-nos:
SOCIEDADE ANONIMA.
O Arrendamento Mercantil (leasing) na Nova Lei Contábil (Lei 11
Sociedade em comandita simples Sociedade em comandita simples.
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE CONTABILIDADE CONTABILIDADE DAS EMPRESAS DE
TRANSFORMAÇÃO, INCORPORAÇÃO, FUSÃO E CISÃO
AUDITORIA Auditoria é o processo de confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério. É a comparação entre o fato ocorrido e o que.
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
Adoção Inicial dos arts. 1º a 70 da Lei /2014
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DIREITO COMERCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA REGIME JURÍDICO DA LIVRE INICIATIVA. OBJETO:
Desdobramento do Custo de Aquisição Apuração do Valor do Investimento Ajuste do Investimento por Ocasião do Levantamento do Balanço Patrimonial Contrapartida.
O Novo Modelo Contábil-Tributário Brasileiro
Limitações à concessão de antecipação de tutela e liminares em face da Fazenda Pública.
Ações São títulos de propriedade de uma parte do capital social da sociedade que às emitiu. Quem tem ações, portanto, pode-se considerar acionista da sociedade.
PROF. ARTHUR NEIVA NEVES, MsC
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 6.
Emissão das Ações Ordinárias objeto da Oferta Emissão de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal, de emissão da Companhia,
TRANSFORMAÇÃO, INCORPORAÇÃO, FUSÃO E CISÃO DE SOCIEDADE PROF. WILIAM CARVALHO.
IMPOSTO DE RENDA PESSOAS JURÍDICAS Juros sobre o Capital Próprio Reorganização Societária IRPJ 2013.
COMPENSAÇÃO DE PREJUÍZOS FISCAIS
Publicações obrigatórias nas S/A e Ltda
Transcrição da apresentação:

(...) é a operação pela qual a sociedade transfere todo ou somente uma parcela do seu patrimônio para uma ou mais sociedades(...)

Regulamentação:  Lei das Sociedades Anônimas(Lei 6404/76);

Modalidades:  Total;  Parcial.

OBJETIVOS:  Proporcionar maior desenvolvimento a determinados setores econômicos;  Admitir novos sócios em um empreendimento específico;  Resolver um litígio entre os sócios de uma empresa;  Diminuir custos de uma estrutura administrativa ou operacional superdimensionada;  “Maior fôlego Financeiro”;

VANTAGENS:  Responder apenas pelas obrigações que lhe foram transferida;  Obter vantagens fiscais;  Organizar ou atender interesses dos sucessores (herdeiros) do sócio controlador.

PROCEDIMENTOS: Parcial  Especificação dos direitos e obrigações que se transferirão;  Nomeação pela assembléia, de peritos para avaliação da parcela do patrimônio a ser transferida;  Arquivamento e a publicação dos atos respectivos pelos administradores da sociedade cindida e da que ira absorver a parcela do patrimônio. OBS. HAVENDO EXTINÇÃO, AS SOCIEDADES QUE ABSORVEREM RESPONDERÃO SOLIDARIAMENTE PELAS OBRIGAÇÕES... Total  As empresas que absorvem parcelas das sociedades cindidas a esta sucederão, na incorporação de patrimônios líquidos transferidos, nos direitos e obrigações não relacionadas;

Exemplo: (...)Eletropaulo 1998 Eletropaulo agora é privatizada e fica somente com distribuição de energia, a parte de geração, controle de cheias e outras coisas virou EMAE(...)

Racionalizar a produção e ampliar o mercado para exportação; Adotar os progressos tecnológicos Reorganizar as estruturas econômicas empresariais Evitar a concorrência (objetivo disfarçado);

Incorporação- uma ou várias sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações, devendo todas aprová- la, na forma estabelecida para os respectivos tipos. (Código Civil, artigo 1.116). “...aquisição de uma ou mais empresas por outra, em que a compradora (Incorporadora) não perde a sua identidade. As que foram adquiridas deixam de existir.” pelo RIR10/99 em seu artigo 514 e parágrafo único: “A pessoa jurídica sucessora por incorporação, fusão ou cisão não poderá compensar prejuízos fiscais da sucedida (Decreto-Lei nº de 1987, art. 33).

Em 24 de janeiro de 2007 a mídia11 divulgou anúncio da Lojas Americanas sobre a compra, por R$ 186,2 milhões, da BWU, empresa esta que pertencia, na época, ao Unibanco Empreendimentos e Participações e possuía as 127 lojas da rede de videolocadoras Blockbuster no Brasil. A Incorporação pode ser e é utilizada pelas empresas como forma de reorganização e planejamento societário para uma melhor administração dos negócios e, com isso, redução de perdas e aumento de lucros.

Em 2007 a incorporação da empresa Nestlé Brasil Ltda. Da empresa Chocolates Garoto S/A, que foi obstacularizada pelos competentes Órgãos de Defesa da Economia e da Concorrência, tendo em vista que iriam monopolizar o mercado de chocolates e doces no país. Atenção ao artigo 54 da Lei 8.884/9417, Lei que transforma o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em Autarquia, dispõe sobre a prevenção e a repressão às infrações contra a ordem econômica e dá outras providências. Conforme apontado no presente parecer. Caberia, portanto, às Requerentes apresentar perante o CADE alternativas que impeçam tal exercício e eficiências que possam compensar a restrição substancial da concorrência,

Exemplos: Tim incorpora a Intelig, Os ganhos de sinergias previstos são de R$ 250 milhões com a operação, e a empresa projeta um retorno do investimento em menos de três anos. Cosan anunciou a a incorporação da Nova América Agroenergia a holding Rezende Barbosa uma das principais acionistas de uma das maiores produtoras de açúcar e álcool do Brasil, com participação de 11 por cento. Eleva sua capacidade de moagem de cana-de-açúcar de 10,6 milhões de toneladas para 60 milhões de toneladas

A cada dia cresce o número de empresas que recorrem a Escritórios especializados em Direito Societário para buscarem, através dos mesmos, uma melhor forma de gerir seus negócios e, com isso, estarem a frente de suas concorrentes, ou pelo menos num grau considerável de igualdade, e permanecerem dentro das exigências do mercado.

A fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações (art. 228 da Lei 6404/76). Na fusão, todas as sociedades fusionadas se extinguem, para dar lugar á formação de uma nova sociedade com personalidade jurídica distinta daquelas.art. 228 da Lei 6404/76

LEI Nº / 2007 Revogado Art. 228 Art § 3º Nas operações referidas no caput deste artigo, realizadas entre partes independentes e vinculadas à efetiva transferência de controle, os ativos e passivos da sociedade a ser incorporada ou decorrente de fusão ou cisão serão contabilizados pelo seu valor de mercado.” (NR) Antes era o valor contábil. Controle Administrativo -> Empresa mais próspera

FORMALIDADES: -Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) É uma autarquia federal brasileira que tem como objetivo orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos do poder econômico, exercendo papel tutelador da prevenção e repressão do mesmo. - Art. 228 da Lei Cada pessoa Jurídica resolverá a fusão em reunião dos sócios ou assembléia geral dos acionistas.

FATORES DETERMINANTES: Racionalizar a produção e ampliar o mercado para exportação; Adotar os progressos tecnológicos; Reorganizar as estruturas econômicas empresariais; Evitar a concorrência (objetivo disfarçado).

 Ampliação do portfólio  Aumento da capacidade produtiva  Poder barganha  Aumento do market share

De acordo com Deloitte 2003,  Combustíveis,  Alimentos,  Varejo,  Química

56,82 - Empresas estrangeiras 43,18 - Empresas nacionais

Incorporação:72,1% Cisão: 27,5% Fusão:0,4% Fonte: KPMG

 Vimos a importância da reorganização societária, principalmente através da fusão e incorporação. Sobre importância de vários fatores : mercadológicos, econômicos, financeiros...  Com o maior relevância através do benefício fiscal, devido a grande carga tributária paga em nosso país.