Capítulo 19 Promoção de Vendas e Relações Públicas
Promoção de Vendas Consiste em um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, a maioria de curto prazo, projetadas para estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade de produtos e serviços específicos, pelo consumidor ou pelo comércio.
PROPAGANDA Oferece uma razão para comprar PROMOÇÃO DE VENDAS Oferece um incentivo `a compra
Características das Promoções Geram resultados mais rápidos e mais fáceis de se avaliar do que a propaganda. Não tendem a agregar novos compradores de longo prazo em mercados maduros. Os compradores fiéis a marcas tendem a não modi- ficar seus padrões de compra. A propaganda parece ser capaz de aumentar fideli- dade à marca.
Algumas das Principais Ferramentas de Promoção Prêmios, concursos, sorteios Amostras Cupons Pacotes promocionais Reembolso pós-venda Brindes Experimentação gratuita
Promoções de Vendas como Construtoras de Marca Algumas dicas de como tornar a promoção de vendas uma ferramenta e construção de marca eficiente: Certifique-se de que vale a pena fazer uma promoção. Associe a promoção a um fato relevante. Considere todas as promoções, tanto pelas vendas que podem gerar, quanto como uma ferramenta de comunicação
Promoção ao Canal de Venda A promoção ao canal é desenvolvida para persuadir os varejistas e atacadistas a venderem determinada marca de produto, dar-lhe mais espaço nas suas prateleiras e promove-la junto aos consumidores.
PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO AO CANAL Desconto Direto: sobre o preço de lista para compras realizadas em determinado período Desconto Geral: caso o varejista aceite apresentar os produtos de forma própria Desconto de Propaganda: que compensa os varejistas que anunciam o produto Desconto de Display: que compensa os varejistas por usarem displays especiais
PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO AO CANAL Produtos Gratuitos: caixas extras de produtos para intermediários que comprarem acima de determinado valor Verba para Promoção:para os revendedores ou força de vendas “empurrarem” seus produtos Brindes de Propaganda: com o nome da empresa, como canetas, agendas, cinzeiros, etc.
CONCEITOS PUBLICIDADE Deriva do latim “publicus”, que significa público, ou seja, designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, de tornar público um fato, uma idéia.
CONCEITOS PROPAGANDA Deriva do latim “propagare” que significa reproduzir por meio de semeação. Propagare por sua vez deriva de “pangere”, que quer dizer plantar.
CONCEITOS Vemos, pois, que a palavra publicidade significa, genericamente, divulgar, tornar público – e propaganda, compreende a idéia de implantar, de incluir uma idéia, uma crença na mente alheia.
RELAÇÕES PÚBLICAS É a construção de um bom relacionamen- to com os vários públicos da empresa através de um publicidade favorável, uma boa “imagem corporativa”, e o controle de boatos, histórias e eventos desfavoráveis
RELAÇÕES PÚBLICAS Antigamente a atividade de relações públicas era chamada de publicidade. Porém, relações públicas é uma atividade mais ampla e inclui além da publicidade, várias outras atividades.