Biblioteconomia e Ciência da Informação Gestão de Processos para Geração de Produtos e Serviços de Informação Biblioteconomia e Ciência da Informação Gestão.

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Biblioteconomia e Ciência da Informação Gestão de Processos para Geração de Produtos e Serviços de Informação Biblioteconomia e Ciência da Informação Gestão de Processos para Geração de Produtos e Serviços de Informação Ciclo de vida de Produtos e Serviços de Informação Maria Fernanda de Oliveira Mestranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade Linha Gestão Tecnológica e Sociedade Sustentável UFSCar 10 out. 2010

Caminho... Ambiente Organizacional A Unidade de Informação Produtos e Serviços de Informação Ciclo de vida de Produtos e Serviços Utilidade do ciclo Reflexões Base: Philip Kotler

Ambiente Organizacional Mudanças drásticas a partir da década de 90. Situação Crítica

E o consumidor, cliente, usuário: fica como? Maior oferta = consumidor mais maduro = consumidor mais exigente = consumidor mais seletivo!

Dois ambientes principais Dinheiro Poder Prazos curtos Secretivo Competitivo Tenso Liberdade Reconhecimento honorífico Prazos Longos Cooperativo Disseminações

Idéia-chave! Inovação e Sustentabilidade

PRODUTOS E SERVIÇOS O que são? Como surgem? Como ganham adeptos? Por que perdem adeptos? Como gerenciar essas fases?

A vida em ciclos

Ciclo de vida de um produto N de usuários

FaseIntroduçãoCrescimentoMaturidadeSaturaçãoDeclínio Características Pouca saída Consumidor toma conhecimento do produto Crescimento perde velocidade O produto perde adeptos O produto perde caráter inovador Alto custo de produção Surgem concorrentes Lucros estabilizam ou diminuem Substituição pelo concorrente Lucro negativo Preços caem Retira-se ou reposiciona-se o produto Recuperação dos investimentos

Implicações Os produtos têm vida limitada. As vendas dos produtos passam por estágios distintos, cada um deles com desafios. oportunidades e problemas diferentes para as empresas. Os lucros sobem e descem nos diferentes estágios do ciclo de vida do produto. Os produtos necessitam de diferentes estratégias de produção, financeira, marketing, compras e recursos humanos de acordo com cada estágio do seu ciclo de vida KOTLER, 2006.

Utilidade de trabalhar com ciclo de vida Planejamento Estratégia Competitividade

Tipos de produtos e serviços Livros Cursos Palestras e eventos Boletins Manuais Periódicos Base de dados Catálogos Informes Videos Documentos (patentes, artigos, leis, outros) Etc... Visitas técnicas Consulta a base de dados Levantamento de dados bibliográficos Respostas técnicas Tradução Análise de tendência Articulação com parceiros Extensão a sociedade Etc...

Políticas de geração de produtos e serviços de informação Necessidade do mercado Recursos disponíveis (Humanos, Financeiro, Tecnologia,Metodologias) Criatividade Motivação Aproximação do publico alvo Capacitação RH Ferramentas de qualidade Viabilidade técnica e financeira Busca de inovação

Palavras-chave no desenvolvimento de produtos e serviços

Posturas e perfis das pessoas que atuam na geração e gestão de produtos e serviços de informação

Referências HOFFMANN, W. A. M. Ciclo de vida de produtos e serviços de informação: o envolvimento das pessoas. 28 out [material de aula – não publicado]. INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARANÁ [TECPAR]. Gestão de unidades de informação: manual. Curitiba: TECPAR, KOTLER P.; KELLER K. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentince Hall, LIMA, R. C. M. Marketing de produtos de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 23, n. 3, p , set./dez REIS, F. O. A. O ciclo de vida do produto e as estratégias de mercado na gestão de marcas – sandálias havaianas – um estudo de caso f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2007.