OFICINA SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O Currículo na Educação Infantil
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de 2009 ENSP – Rio de Janeiro.
Pedagogia da pesquisa-ação
Pedagogia da Pesquisa-Ação
O Plano de Ação Curricular na Escola
SAÚDE COLETIVA – UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
Interação com os Alunos
Avaliação Institucional
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Ana Cristina Ghisleni
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O TRABALHO COM PROJETOS
Oficina de Sistematização de Experiências
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
Educação no contexto do Trabalho
INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.
PORTIFÓLIO PSICOLOGIA.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Profª Drª Loredana Limoli Universidade Estadual de Londrina.
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Coordenação: Luciana Marcassa (UFSC)e Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Do professor técnico ao professor crítico-reflexivo: um processo conceitual em busca da autonomia e emancipação. Jesiel Soares Silva (2012) Aluna: Valéria.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Tertúlia Dialógica.
Fabiana Rosa Dal Forno (Uergs) Tatiele Portela de Oliveira (Uergs)
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
Triangulação de métodos
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Considerações finais A proposta de capacitação proposta é usar e o virtual do MOODLE para auxiliar a promover a reflexão acerca do uso crítico das.
Curso: Práticas Pedagógicas Unidade Curricular: Pesquisa Aplicada/intervenção Professor: Vanessa Elsas Suporte Pedagógico: Nair Martins.
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Educação da Amazônia ao Sertão: identidades e pluralidades
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
2016. Avaliação: entre gaiolas, políticas e pressões Magritte, Elective affinities(1933)
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Faculdade Piaget - Brasil
ESPAÇO PÚBLICO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. O que é Espaço Público? Um local de reflexão, discussão, de trabalho de idéias novas e calcificadas que podem.
Transcrição da apresentação:

OFICINA SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS OSCAR JARA H.

CONHECER O GRUPO DE TRABALHO INSTRUMENTOS CONHECER O GRUPO DE TRABALHO

PROPOSTA DE TRABALHO TÉCNICA UTILIZADA: TRIOS E ENTRE-TRIOS DESCRIÇÃO: FORMAÇÃO DE 10 GRUPOS, POR PROXIMIDADE E ENUMERADOS.

INTERROGAÇÃO PARTICIPAÇÃO COLETIVA, SOMATÓRIA, QUALITATIVA DE IDÉIAS, CONSTRUINDO QUESTIONAMENTOS SOBRE O TEMA PROPOSTO, RESPEITANDO A DIVERSIDADE DE CULTURAS, DE ATIVIDADES, DE ESPAÇOS E CONTEXTOS.

RECONSTRUÇÃO DOS SABERES AGREGAÇÃO DE IDÉIAS PELO GRUPO SUBSEQUENTE, COLABORANDO AINDA MAIS PARA A EXPERIÊNCIA. ATUAÇÃO FINAL A CARGO DO PRÓXIMO GRUPO, COM A TAREFA DE FAZER BREVES CONSIDERAÇÕES E APRESENTAR O RESULTADO. PONTUAÇÃO POR PARTE DO PROFESSOR OSCAR.

LIÇÕES COMPILAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS PERGUNTAS POR LIÇÕES DE APRENDIZADO: COMO - SABERES ENVOLVIDOS - TRANSFORMAÇÃO - ELEMENTOS FUNDANTES

INTERPRETAÇÕES TODOS DEVEM TER VIVIDO A EXPERIÊNCIA. A PARTICIPAÇÃO COLETIVA TORNA O PROCESSO POPULAR, SEM HIERARQUIA. A PLURALIDADE DE IDÉIAS PERPASSA AS DIFERENTES INSTITUIÇÕES AQUI REPRESENTADAS, BEM COMO AS ÁREAS DE CONHECIMENTO. LOCAIS SOCIAIS PRODUZEM CONHECIMENTO.

A SOCIALIZAÇÃO DE IDÉIAS TEM MAIORES CHANCES DE TRANSFORMAR E CONSTRUIR SABERES. RESSIGNIFICAR É RESULTADO DA DISCUSSÃO QUE LEVA EM CONTA A PLURALIDADE DOS AGENTES.

PROPOSTA FORMAÇÃO DE GRUPOS POR AFINIDADE DE ATIVIDADE. SISTEMATIZAÇÃO VINCULADA DIRETAMENTE AO NOSSO TRABALHO, COM OPORTUNIDADE DE FALAR DAS VOZES ESCONDIDAS, DIALOGANDO NO COLETIVO.

MOMENTO DE DESPADRONIZAR AS VERDADES EM NÓS INCUTIDAS. VISUALIZAÇÃO DOS FUNDAMENTOS QUE COMPÕEM AS IDÉIAS DO GRUPO, CRIAR A SENSIBILIDADE. REALIZAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO CRÍTICA OBSERVANDO OS INSTRUMENTOS, PROCEDIMENTOS E ESPAÇOS, CONDIÇÕES PESSOAIS E INSTITUCIONAIS.

A CRITICIDADE LEGÍTIMA ADVINDA DO CONCORDAR/DISCORDAR/DISCUTIR. A SISTEMATIZAÇÃO É IMPULSIONADA PELA DIVERSIDADE DE IDÉIAS. CONSCIÊNCIA DE QUE AO COLOCARMOS EM PRÁTICA AS NOVAS IDÉIAS, GERA-SE A NECESSIDADE DE UMA NOVA SISTEMATIZAÇÃO A POSTERIORI.

MOTIVOS EVIDENCIAM BUSCAS COMPREENSÃO E MELHORIAS DAS PRÁTICAS. INTERCÂMBIO DE APRENDIZAGENS. APONTAR REFLEXÃO TEÓRICA. INCIDIR EM POLÍTICAS. FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE.