Senso Comum Prof Rodrigo Bueno.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Níveis de conhecimento
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
MÉTODO CIENTÍFICO.
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
PIAGET.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
Professor Marcelo Rocha Contin
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Teorias do Conhecimento
Filosofia
Conhecimento Prof.º Adriano Paiva.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
A atitude e a experiência filosófica
Propostas de layout Modelo 1
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
Processo de Enfermagem
“DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM”
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
SABERES DOCENTES Quem é o formador de médicos? Que perfil tem ou necessita ter este formador? Que saberes ou conhecimentos necessitam estar presentes.
CONHECIMENTO SENSO COMUM x CONHECIEMNTO CIENTÍFICO
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Educação Sexual na Adolescência
Problemas quanto à maturidade dos alunos que chegam à universidade (caso CTC/PUC-Rio) Marcos A. da Silveira Julho de 2005.
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
A Sociedade humana: generalidades
Profª. Taís Linassi Ruwer
Profa. Aline Alves de Andrade. As competências sofrem desdobramento por áreas da organização em competências individuais.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Professora Angela Mota
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
CULTURA O QUE É?.
O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Uma onda de reorganizações
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO – CURSO DE ENFERMAGEM DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM Profª Alcinéa Cristina Ferreira de Oliveira.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
“PROCESSO DE ENFERMAGEM”
Metodologia da Pesquisa
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Metodologia científica - Conhecimento filosófico Chapecó, SC. Fevereiro de 2015 UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS.
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
Concepções e Formas de Conhecimento
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
Tipos de conhecimento e método científico
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
AULA 2. Mapa da Aula Componentes básicos à criação de conhecimento; Barreiras à criação do conhecimento; Armadilhas comuns;
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
PROCESSO DE ENFERMAGEM
A Teoria do Desenvolvimento como cultura Jerome Bruner Apresentação: Iara Feldman Disciplina: Processos de Desenvolvimento.
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO SÍNTESE DA UNIDADE 3 Profa
Transcrição da apresentação:

Senso Comum Prof Rodrigo Bueno

Conceito O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas.

Um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano e é chamado de senso comum, baseado na tentativa e no erro. O senso comum que nos permite sentir uma realidade menos detalhada, menos profunda e imediata e vai do hábito de realizar um comportamento até a tradição que, quando instalada, passa de geração para geração.

Exemplos de senso comum Chá de camomila acalma Gatos de três cores são sempre fêmeas Chá de boldo cura problemas no fígado Futebol , religião e política não se discutem

Pensamento Crítico Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto.

Pensamento crítico A capacidade de refletir sobre os assuntos está relacionada com a educação recebida por cada indivíduo. Existe uma ideologia dominante (conjunto de crenças, valores e opiniões) veiculada na política, religião, meios de comunicação ou outros grupos, que procura manipular as pessoas para que não questionem; para que aceitem o que lhes for imposto sem ponderar ou investigar a verdade.

Pensamento crítico Usar uma determinada noticia sem pesquisar a fonte é um claro exemplo da falta do senso crítico.

Pensamento crítico na Enfermagem O pensamento crítico constitui uma ferramenta de trabalho na prática da enfermagem.

Diagnóstico de Enfermagem e pensamento crítico O objetivo deste tipo de diagnóstico é padronizar a terminologia utilizada por enfermeiros, tais como descrições de doenças, intervenções e resultados. Proponentes do uso de diagnósticos de Enfermagem argumentam que o uso destes diagnósticos tornam o processo de cuidado mais científico e baseado em evidência.

O diagnóstico de enfermagem é definido como um julgamento clínico sobre as respostas do indivíduo, família ou comunidade aos problemas de saúde reais ou potenciais ou aos processos vitais. Para que o profissional tenha exito no diagnóstico é necessario que o mesmo pratique o senso crítico. E o mesmo deve começar agora, no inicio da vida acadêmica.

Na enfermagem, o pensamento crítico é considerado um componente essencial da responsabilidade profissional e da qualidade da assistência de enfermagem.

Os pensadores críticos apresentam estes hábitos mentais: confiança, perspectiva contextual, criatividade, flexibilidade, curiosidade, integridade intelectual, intuição, compreensão, perseverança e reflexão.

Eles praticam as habilidades cognitivas de análise, de aplicação de padrões, de discernimento, de busca de informações, de raciocínio lógico, de predição e de transformação de conhecimentos.