Governança Corporativa: Perspectivas no Brasil ? Prof.Ms. Delmário UNINOVE/2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com Profª Simony
Advertisements

Governança Corporativa
GOVERNANÇA CORPORATIVA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
V Seminário Sul-Brasileiro de Previdência Pública
A crise mundial de confiança nas empresas:
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
Conceitos de Governança Corporativa
Marcos Históricos da Governança Corporativa
Estrutura de Poder e Práticas de Governança
Sistemas de Accountability
MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL
Sustentabilidade e a Opção pelo Mercado de Capitais
Ética como valor corporativo do Gestor e dos Investidores:
GC no Brasil: Problemas e Perspectivas
GOVERNANÇA CORPORATIVA
A MODELAGEM DE PDTI PARA O SETOR PÚBLICO ORIENTADO PARA RESULTADOS
Conflito de Interesses
Luciano Carvalho Ventura
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
Governança Corporativa
Governança Corporativa
Governança Corporativa
GTI Claudia Salles Haddad
Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM
Eliane A. Lustosa (21) Seminário Deveres e Responsabilidades dos Membros do Conselho de Administração e do Conselho.
Introdução: Conceitos
Empresa Estatal e Governança Corporativa
A Governança Corporativa
Gestão de Responsabilidade Social II
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
COMPANHIAS ABERTAS ABERTAS Conselho de administração profissional Minoritários no Conselho - liberal Conselho formal e decisivo Conselho de família – Family.
Webinar Estruturação e Funcionamento de Conselhos de Família
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR) OUTUBRO DE 2014 Palestrante Idésio S. Coelho Jr.
1 – GOVERNANÇA CORPORATIVA A COMPOSIÇÃO DO SEU CONSELHO É ADEQUADA PARA O DESAFIO.
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 2ª aula 27/08/14.
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
GOVERNANÇA CORPORATIVA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Melhores práticas para o Conselho de Administração.
AULA 10 – Governança Corporativa e Sustentabilidade
História Foi criada em outubro de 1953 com o objetivo de executar as atividade do setor petroleiro do Brasil em nome da União. Ao Longo de 5 décadas, tornou-se.
GOVERNANÇA CORPORATIVA - GC
MATRIZ DE COMPLIANCE Dionísio Silva.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira
Memória de Aula 1 Prof Alfredo Senger
GOVERNANÇA CORPORATIVA
IBGC A Governança Corporativa na Gestão de Crises 24 de junho de 2009.
Tópicos Contemporâneos de Administração
Atribuições e Responsabilidades
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança Corporativa
Governança Corporativa
Governança cooperativa
Governança Corporativa
Governança Corporativa
1 Governança Corporativa Administração – Tatuapé 6º semestre – Prof. Fátima Santos.
Análise das Demonstrações Contábeis
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
“ GOVERNANÇA CORPORATIVA : EVOLUÇÃO E FUNDAMENTOS”
Governança Corporativa. Origem da Governança Na primeira metade dos anos 90, em um movimento iniciado principalmente nos Estados Unidos, acionistas despertaram.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Código das Melhores Práticas de Governança Danaine Rosiane.
Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

Governança Corporativa: Perspectivas no Brasil ? Prof.Ms. Delmário UNINOVE/2009

Governança Corporativa Introdução: O texto mostra que a governança corporativa no Brasil está longe de atender às diretrizes traçadas pelo IBGC e pela CVM.

Conceito de GC para o IBGC De acordo o IBGC, A Governança Corporativa é o sistema que assegura aos sócios-proprietários o governo estratégico da empresa e a efetiva monitoração da diretoria executiva.

Gestão de Governança Corporativa Uma boa gestão de GC assegura aos sócios equidade, transparência, responsabilidade pelos resultados (accountability) e obediência às leis do país (compliance).

Gestão de Governança Corporativa No passado recente, nas empresas privadas e familiares, os acionistas eram gestores, confundindo em sua pessoa propriedade e gestão. Com a profissionalização, a privatização, a globalização e o afastamento das familias, a GC colocou o Conselho entre a propriedade e a gestão. (apud Lodi,p.24, 2000).

Conceito de GC para a CVM Para a CVM, a governança corporativa é o conjunto de práticas que tem por finalidade otimizar o desempenho de uma companhia ao proteger todas as partes interessadas, tais como investidores, empregados e credores, facilitando o acesso ao capital.

Gestão de Governança Corporativa Para a CVM, uma boa gestão de GC aplicada ao mercado de capitais envolve principalmente transparência, equidade de tratamento dos acionistas e prestação de contas

Melhores Práticas de Governança Corporativa De acordo com Lodi (2000, p.42), existem pelo menos 50 códigos de melhores práticas de GC dentro das três principais abordagens: a) Abordagem de Âmbito Internacional; b) Abordagem do IBGC; e c) Abordagem da CMV.

Melhores Práticas de Governança Corporativa Na Abordagem Internacional contempla- se os seguintes pontos mais significativos: a) Critério para participação no Conselho; b) Separação entre Presidente do Conselho e Diretoria; c) Tamanho do Conselho; d) Independência dos Conselheiros; e) Avaliação de desempenho do conselho

Melhores Práticas de Governança Corporativa Na Abordagem segundo o IBGC a Governança Corporativa engloba: a) acionistas/quotistas; b) Conselho de Administração; c) Comitês de Administração; d) O CEO; e) Auditoria Independente; e f) Conselho Fiscal. g) Avaliação formal do CEO;

Melhores Práticas de Governança Corporativa A Abordagem da CVM – Comissão de Valores Mobiliários envolve: a) Transparência; b) Estrutura e responsabilidade do CA; c) Proteção a acionistas minoritários; e d) Auditoria e Demonstrações Financeiras;

Principais resultados: A pesquisa foi realizada dentro do setor elétrico e identificou-se os seguintes fatores: - Os conselheiros tem formação superior e atuam de acordo com as conveniências legais; - Seus mandatos variam entre 01 e 03 anos e suas reuniões ocorrem normalmente a cada três meses; - Trabalham em média 04 horas por dia e não tem conhecimento mais detalhado dos diretores da empresa; - Atuam na análise da gestão, dos relatórios financeiros, orçamento e as demonstrações contábeis exigidas por lei;

Principais resultados: A pesquisa foi realizada dentro do setor elétrico e identificou-se os seguintes fatores: - A maioria deles (95%) possuem algum relacionamento ou afinidade com os acionistas controladores. - A relação com os auditores independentes se concretiza pela exigência legal e em sua maioria das vezes, aprovam as contas após parecer do serviço de auditoria e do conselho fiscal; - O Conselho Fiscal é independente.

Considerações Finais: A questão de Governança Corporativa no Brasil ainda carece de aprofundamento. Como as suas práticas ainda não são obrigatórias, cada organização realiza práticas salutares de governança corporativa. Pesquisa mostra avanço em alguns pontos e espera a adoção de outros no futuro dentro da abordagem internacional.

Disciplina: Governança Corporativa UNINOVE/2009 Contato: Tels. (011) Prof.Ms. Delmário