VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Advertisements

O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
Administração: Conceitos e Importância
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
O PAPEL DO ADMINISTRADOR
Teorias da Administração
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Qualidade Total.
Teoria Clássica da Administração
Administração – Principais correntes
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008)
APRESENTAÇÃO Francês ( ); Engenheiro de minas;
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Abordagem Clássica da Administração
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Funções Administrativas
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Teoria Geral da Administração
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Organização Empresarial
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
Administração de Recursos Humanos II
Gestão em saúde Bruno Silva
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Faculdade Estácio de Sá
Planejamento e Responsabilidade Social
TEORIA ESTRUTURALISTA
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Estruturas Organizacionais
Os Primórdios da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Administração
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
CENÁRIOS FUTUROS 1.
Introdução à Administração
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
Fundamentos de administração
A Administração e suas perspectivas
Mentoring Coaching.
TEORIA CLÁSSICA MÓDULO 6.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Gestão Estratégica de Negócios
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Teoria da Administração Luciano Thomé e Castro. Agenda Definições Áreas Funcionais Papel dos Administradores e suas diferenças Teoria em Administração:
Antonio de Lima Ribeiro 2ª edição |2009| Teorias da Administração Capa da Obra.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Administração Conceito:
Transcrição da apresentação:

VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO 2 VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO

O ADMINISTRADOR A atividade do administrador consiste em guiar e convergir as organizações rumo ao alcance de objetivos.

Todas as organizações existem para algum propósito ou objetivo, e o administrador é o responsável pela combinação e aplicação de recursos organizacionais.

O administrador alcança resultados através de sua organização e das pessoas que nela trabalham.

Na verdade, o administrador consegue fazer tudo através das pessoas, razão pela qual elas ocupam posição primordial nos negócios de todas as organizações.

A ADMINISTRAÇÃO A administração é o processo pelo qual um grupo de pessoas dirige as ações de outras no sentido de alcançar objetivos comuns.

Administração significa a maneira de governar organizações ou parte delas. É o processo de planejar, organizar, dirigir (liderar) e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.

AS ORGANIZAÇÕES Organização é uma entidade social composta de pessoas e de recursos, deliberadamente estruturada e orientada para alcançar um objetivo comum.

A organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. Uma organização somente existe quando:   Há pessoas capazes de se comunicarem e que, 2. Estão dispostas a contribuir com ação conjunta, 3. A fim de alcançarem um objetivo comum.

O Sucesso Organizacional Satisfação da comunidade Satisfação Satisfação dos acionistas do Governo Satisfação Satisfação dos gerentes dos consumidores Satisfação Satisfação dos fornecedores dos empregados dos crediaristas SUCESSO ORGANIZACIONAL

As Expectativas das Pessoas e Organizações O que as pessoas esperam da organização O que a organização espera das pessoas Um excelente lugar para trabalhar. Oportunidade de crescimento: educação e carreira. Reconhecimento e recompensas: salário, benefícios e incentivos. Liberdade e autonomia. Apoio e suporte: liderança renovadora. Empregabilidade e ocupabilidade. Camaradagem e coleguismo. Qualidade de vida no trabalho. Participação nas decisões. Divertimento, alegria e satisfação. Foco na missão organizacional Foco na visão de futuro da organização. Foco no cliente, seja ele interno, seja externo. Foco em metas e resultados a alcançar. Foco em melhoria e desenvolvimento contínuo. Foco no trabalho participativo em equipe. Comprometimento e dedicação. Talento, habilidades e competências. Aprendizado constante e crescimento profissional. Ética e responsabilidade social.

PANORAMA HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO   Para compreender a moderna administração torna-se necessário o conhecimento dos caminhos pelos quais passou a teoria administrativa ao longo de sua breve história.

Na realidade, a teoria administrativa tem pouco mais de cem anos de idade. Contudo, na longínqua antiguidade já se utilizavam registros escritos a respeito das atividades comerciais e governamentais.

CRONOLOGIA DOS PRINCIPAIS EVENTOS DOS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO Anos Autores Eventos 4000 a.C. Egípcios Necessidade de planejar, organizar e controlar. 2600 a.C. Descentralização na organização. 2000 a.C. Necessidade de ordens escritas. Uso de consultoria. 1800 a.C. Hamurabi (Babilônia) Uso de controle escrito e testemunhal; estabelecimento do salário mínimo. 1497 a.C. Hebreus Conceito de organização; princípio escalar. 600 a.C. Nabucodonosor (Babilônia) Controle de produção e incentivos salariais.

500 a.C. Mencius (China) Necessidade de sistemas padrões. 400 a.C. Sócrates (Grécia) Enunciado da universidade da Administração. Arranjo físico e manuseio de materiais. Platão (Grécia) Princípio da especialização. 175 a.C. Cato (Roma) Descrição de funções. 284 Dioclécio (Roma) Delegação de autoridade. 1436 Arsenal de Veneza Contabilidade de custos; balanços contábeis; controle de inventários.

1525 Niccoló Machiavelli (Itália) Princípio do consenso na organização; liderança; táticas políticas. 1767 Sir James Stuart (Inglaterra) Teoria da fonte de autoridade; especialização. 1776 Adam Smith (Inglaterra) Princípio de especialização dos operários; conceito de controle. 1799 Eli Whitney (Estados Unidos) Método científico; contabilidade de custos e controle de qualidade. 1800 Mathew Boulton (Inglaterra) Padronização das operações; métodos de trabalho; gratificações natalinas; auditoria.

1810 Robert Owen (Inglaterra) Práticas e pessoal; treinamento dos operários; planos de casas para os operários. 1832 Charles Babbage (Inglaterra) Abordagem científica; divisão do trabalho; estudos de tempos e movimentos; contabilidade de custos. 1856 Daniel C. McCallum (Estados Unidos) Organograma; administração em ferrovias. 1886 Henry Metcalfe Arte e ciência da Administração. 1900 Frederick W. Taylor Administração científica; estudo de tempos e movimentos; racionalização do trabalho; ênfase no planejamento e no controle.

Conselho de Organização O Líder ( Moisés ) Gerente de Staff ( Salomão ) Relações Tribais ( Benjamin ) Planejamento da Produção ( Josué ) Alocação do trabalho ( José ) Líder assistente (Arão) Dirigente de mil Dirigente de cem Dirigente de cinqüenta Dirigente de dez Conselho de Organização ( Jetro ) Consultoria de Jetro – Ex. 18:13 -27

As Principais Teorias do Pensamento Administrativo Anos Teorias 1903 Administração Científica 1909 Teoria da Burocracia 1916 Teoria Clássica 1932 Teoria das Relações Humanas 1947 Teoria Estruturalista 1951 Teoria dos Sistemas 1953 Abordagem Sociotécnica 1954 Teoria Neoclássica 1957 Teoria Comportamental 1962 Desenvolvimento Organizacional 1972 Teoria da Contingência 1990 Novas Abordagens