SEMINÁRIO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS CONTROLE DE ALIMENTOS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
Política Nacional de Humanização
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Angelo Augusto Paula do Nascimento
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
“Potiguares é o povo senhor!”. Rio Grande do Norte Fórum Regional de Vigilância Sanitária Região Nordeste COSEMS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior clareza da política.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA -GO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Introdução A Vigilância em Saúde é vista como um conjunto articulado de ações que, com atribuições complementares nas três esferas do Sistema Único de.
II Fórum Regional de Vigilância Sanitária- Região Sudeste Palestrante: Magali Rodrigues de Brito Araújo.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Seminário Educação Profissional em Saúde - 29/04/2015
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
A História da Saúde Pública/Vigilância Sanitária em Belo Horizonte
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO DEONTOLOGIA 1° semestre- 2010
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
ÁREA SOCIAL Grupo 2. NOVAS ESTRATÉGIAS E PROJETOS 08 – ARTICULAR E FOMENTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO 8.1. Realizar parcerias com os municípios para.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
COORDENAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
GERENCIA DE QUALIDADE DE VIDA GERENCIA ADJUNTA DE SAUDE
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
GRUPO DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇAO NA SA Ú DE.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
No Sistema Único de Assistência Social Marcos Regulatórios Ana Carina do Prado Ávila Verbisck Gestora de ações sociais- Psicóloga CAGSUAS- SUPAS - SETAS/MS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
EQUIPE: ODEMAR SLOMP HENRY PROBST APOIO: GERÊNCIA DE SAÚDE- 35ª SDR – TIMBÓ – SC GERÊNCIA DE SAÚDE- 16ª SDR – BRUSQUE –SC SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUABIRUBA.
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA “Quem cuida previne” “ Vigilância Sanitária quem cuida previne sob a ótica da Fiscalização” Palestrante: Evaristo Rabelo da Matta Fiscal Sanitário Municipal de Nível Superior. Gerência de Vigilância Sanitária – Regional Centro Sul Farmacêutico-Bioquímico Especialista em Vigilância Sanitária. Diretor do Departamento de Fiscalização Sanitária de BH no período de 1988-1989. Belo Horizonte, 05 de agosto de 2015

Atuação da Vigilância Sanitária Qualidade dos Alimentos Prevenção às Toxinfecções de origem alimentar e outros agravos

Fiscalizar e orientar para evitar desperdício de alimentos Verificar a implementação das Boas Práticas de Fabricação

Monitorar para que o consumidor encontre sempre alimentos saudáveis Respeito ao consumidor: Informação Nutricional

Vigiar quanto a Produção de alimentos isentos de: Drogas veterinárias Agrotóxicos Aditivos nocivos à saúde Outros contaminantes

Sem esquecermos da SAÚDE DO TRABALHADOR

Herbicida muito usado nas lavouras Lembrando que a saúde do cidadão é nosso MAIOR OBJETIVO Efeito do Glifosato Herbicida muito usado nas lavouras

Nosso universo de produtos de Interesse da Saúde Medicamentos Industrializados e Manipulados Cosméticos industrializados e manipulados

Equipamentos médicos, cirúrgicos e hospitalares Saneantes, produtos de limpeza CLANDESTINOS

Atividades de Interesse da Saúde Estúdio de Tatuagem Óticas

Clínica de Estética Salão de Beleza

Instituto de Longa Permanência para Idosos - ILPI Creches

Escolas Públicas e Particulares Clubes Recreativos

Farmácias e Drogarias Laboratórios

Consultórios Odontológicos e Clínicas Médicas

Quimioterapia Controle de Infecção Hospitalar Centro Cirúrgico Hemodiálise

Sistema Nacional de Vigilância Sanitária –SNVS Eficiência e Força de Trabalho Valorização e Qualificação Profissional Conferência Nacional de Vigilância Sanitária (2001) Baixa Remuneração Falta de concurso público Inexistência de Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) Qualificação Profissional (Capacitação)

REALIDADE NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE O que é favorável Temos um PCCS (Cargo de Fiscal de Nível Médio e Superior). Estamos municipalizados/regionalizados e vinculados à SMSA e consequentemente ao SUS. Sistema informatizado – SISVISA.

O que ainda é um desafio Valorização profissional (Remuneração e capacitação continuada ≠ fragmentada e insuficientes) Gestão do Trabalho . Natureza jurídica e regulatória no controle de risco sanitário – Poder de Polícia – Assessoria jurídica. . Variedade de objetos de ação (complexidade, abrangência e conhecimentos multidisciplinares) Atuação em equipe Busca do conhecimento e reconhecer falhas.

Recursos Materiais: Estrutura física, materiais e equipamentos, veículos (logística), equipamentos de informática. Código Municipal de Saúde: Publicação. Definição de atribuições: Fiscais de Nível Médio e Superior. Concurso Público: Concurso para Fiscal Sanitário de Nível Médio e Superior para preenchimento das vagas em aberto.

ALGUMAS REFLEXÕES Fonte: Ciclo de Debates em Vigilância Sanitária – Textos de Referência. Para exercer ações de caráter regulatório e de fiscalização o agente de VISA deve ter condições de trabalho que garantam estabilidade funcional, autonomia técnica, isenção de ingerências políticas ou econômicas; O poder de polícia atribuído à VISA, não admite aos seus profissionais manter vínculo empregatício com setores sob os quais incidem suas ações fiscalizatórias, afim de evitar conflitos de interesse; Por ser uma ação de Estado deve ser regida pelos princípios da administração pública como a legalidade, supremacia do interesse público em detrimento do particular, dentre outros;

O trabalho deve ser orientado pelo conjunto de práticas e saberes que circunscrevem a proteção à saúde, a promoção à saúde e a construção de cidadania, mediante ações voltadas à conscientização sanitária e a garantia dos direitos do cidadão (COSTA, 2001); Atuação ética, autonomia técnica, a moral e a responsabilidade social são condições imprescindíveis ao trabalho de VISA; As equipes de Vigilância Sanitária devem ser multiprofissionais para atender a diversidade de objetos sob sua intervenção; Os profissionais de VISA precisam reorganizar seus processos de trabalhos, ultrapassar o instrumental burocrático e considerar outras tecnologias, estratégias de controles e ações baseadas em critérios de risco, para atender à demanda de modernização da gestão;

O SNVS, como um dos subsistemas do SUS, deve acompanhar e incentivar as ações de fomento de políticas para a formação, educação permanente, valorização dos trabalhadores e democratização das relações de trabalho no SUS, com vistas à inclusão e fortalecimento do SNVS em todas as esferas de governo; A aproximação entre a ANVISA e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, bem como entre os departamentos de gestão do trabalho e da educação das secretarias de saúde e as coordenações de Vigilância Sanitária estaduais e municipais de saúde devem ser solidificadas.

OBRIGADO Contato: Evaristo Rabelo da Matta Fiscal Sanitário Municipal de Nível Superior Gerência de Vigilância Sanitária – Regional Centro Sul Rua: Tupis, 149 – 7º andar – Centro – F: 3277-4930 e-mail: gervis_cs@pbh.gov.br