Plano de Ensino Plano de aula

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE (p.t.d.)
Plano de Trabalho Docente
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Plano de Ensino Plano de aula
A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca
PROJETO PEDAGÓGICO Universidade Federal da Bahia –
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.
OT- Avaliação e Currículo
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
Características de um bom professor de biologia
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Universidade Federal do Amapá
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Gerenciamento de Sala de Aula
Habilidades e competências
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
PLANEJAMENTO na EDUCAÇÃO 10 NÍVEL FEDERAL - ESTADUAL - MUNICIPAL PLANEJAMENTO das INSTITUIÇÕES e dos CURSOS 20 NÍVEL PDI - PLANO de DESENVOLVIMENTO.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
Professor: José Medina
Didática da alfabetização
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Universidade Salgado de Oliveira Curso:Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Professora:Ana Paula Diniz Arruda.
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA – plano de aula 1
PLANEJAMENTO DE ENSINO
GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIAS TEXTUAIS DESCRITORES DISTRATORES
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
HUMANAS.  Apresentação das matrizes curriculares, cartas e cronogramas de ciências humanas (estratégia, um relato breve, conteúdo e lição de casa); 
Professor(es) Apresentador(es):
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Unasus.gov.br Responsável: Estudos O que são Competências? Lina Sandra Barreto.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Formação continuada ANO 2015
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender.
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
PLANEJAMENTO Plano Educacional (Governo/Ministério da Educação/MEC)
Plano de Ensino Plano de aula
Plano de Ensino Plano de aula
Transcrição da apresentação:

Plano de Ensino Plano de aula DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA Professora: Georgina A. Lomanto

PLANO DE ENSINO Conceituação O QUE É? Roteiro organizado das unidades didáticas Para um ano ou semestre Outras denominações: plano de curso, plano de unidades Componentes: - Identificação - Justificativa - Competências e Habilidades - Objetivos: gerais e específicos - Conteúdo - Tempo /Cronograma - Procedimentos Metodológicos - Procedimentos Avaliativos - Bibliografias

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Disciplina Escola Série Período Número de aulas: semanais/semes- trais/anuais Professor

JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA Plano de Ensino JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA Qual a importância e o papel da disciplina no desenvolvimento cognitivo dos alunos? Para que serve ensinar História ? Responder: para quê ? por quê ? como ?

Competências e habilidades O que são competências e habilidades: As competências/habilidades são inseparáveis da ação, mas exigem domínio de conhecimentos; Competências se constituem num conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões que habilitam alguém para vários desempenhos da vida; Habilidades se ligam a atributos relacionados não apenas ao saber-conhecer mas ao saber-fazer, saber-conviver e ao saber-ser;  As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes, adequadas à realização de tarefas e conhecimentos;

Qual a diferença entre Competências e Habilidades? De acordo com o professor Vasco Moretto, doutorando em Didática pela Universidade Laval de Quebec/Canadá: " As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar,julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades. Já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico ou professor de química. As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências."

O PLANO DE ENSINO OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESPECÍFICOS PCNs Projeto Político Pedagógico da escola Para aquele nível de ensino Para aquela série OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conceituais Procedimentais Atitudinais

conteúdos Conceituais; O que os alunos devem compreender. Procedimentais; O que os alunos devem saber fazer. Atitudinais; o que os alunos devem ser Conteúdo a ser trabalhado.(citar qual o assunto) Tempo/Cronograma.(o tempo/quantas aulas irão precisar para ministrar o conteúdo) Procedimentos metodológicos:(de que forma irá ministrar a aula)

Procedimentos avaliativos.( como será feito a avaliação da aula) Conteúdo a ser trabalhado.(citar qual o assunto) Tempo/Cronograma.(o tempo/quantas aulas irão precisar para ministrar o conteúdo) Procedimentos metodológicos:(de que forma irá ministrar a aula) Procedimentos avaliativos.( como será feito a avaliação da aula) Bibliografias ( quais os textos, livros e sites foram utilizados)

O plano de aula DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA Professora: Georgina A. Lomanto

PASSOS PARA ELABORAR UM PLANO DE AULA *Identificação ( escola ,professor, série, turma, período, disciplina); *Competências e habilidades a serem desenvolvidas; *Objetivos específicos; *Conteúdo; *Metodologia; *Cronograma (hora, dia, ...); *Recursos; *Avaliação; *Bibliografias; *Anexos.