TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
O papel do professor frente às mudanças
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Organização Curricular da Escola
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Vídeo Educar – Rubem Alves
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa.
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONSERVADORAS PEDAGOGIA TRADICIONAL.
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Educação e Práticas Pedagógicas
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Quadro síntese comparativo das principais diferenças entre os modos de organização do processo de ensino/aprendizagem utilizados até hoje.
Planejando o cotidiano da escola Ana Lúcia Amaral.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
Pederneiras- São Paulo
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
História da educação Tendência Liberal renovada
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Profa. Aline Alves de Andrade
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
e Tendências pedagógicas
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Didática: organização do trabalho pedagógico
Didática: organização do trabalho pedagógico
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
► Disciplina: Mantê-la, é arte que poucos professores conseguem dominar; Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador:
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
FACULDADE NOSSA CIDADE
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo -
CURSO DE GEOGRAFIA DEPGEO/UNIR
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
O que entendemos por teoria e por prática.
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992. PEDAGOGIA TRADICIONAL Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL TRADICIONAL DIDÁTICA DISCIPLINA NORMATIVA CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E REGRAS QUE REGULAM O ENSINO Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL TRADICIONAL PROFESSOR EXPÕE E INTERPRETA A MATÉRIA CENTRALIZA A ATIVIDADE DE ENSINAR Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL TRADICIONAL MÉTODOS ÊNFASE NA AÇÃO DO PROFESSOR EXPOSIÇÃO ORAL FEITA PELO PROFESSOR MEIOS UTILIZADOS PARA COMUNICAR A MATÉRIA APRESENTAÇÃO LÓGICA E SEQUENCIAL DA MATÉRIA ÊNFASE NA PASSIVIDADE DO ALUNO: ESCUTA E REPETIÇÃO Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL TRADICIONAL ALUNO RECEBEDOR E REPETIDOR DA MATÉRIA Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL TRADICIONAL OBJETIVOS DO ENSINO FORMAÇÃO DE ALUNO IDEAL Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL TRADICIONAL CONTEÚDOS DE ENSINO CULTURA GERAL (DESCOBERTAS DA HUMANIDADE) Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL TRADICIONAL APRENDIZAGEM GRAVAÇÃO E REPRODUÇÃO DA MATÉRIA ESCOLAR Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL TRADICIONAL CRÍTICAS À EDUCAÇÃO TRADICIONAL TRATAMENTO DA MATÉRIA DE ENSINO DESVINCULADO DOS INTERESSES DOS ALUNOS E DOS PROBLEMAS REAIS DA SOCIEDADE E DA VIDA Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL TRADICIONAL CRÍTICAS À EDUCAÇÃO TRADICIONAL AFASTAMENTO DO COTIDIANO Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL TRADICIONAL CRÍTICAS À EDUCAÇÃO TRADICIONAL DICOTOMIA SALA DE AULA E REALIDADE Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL TRADICIONAL CRÍTICAS À EDUCAÇÃO TRADICIONAL MERA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS, REDUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO A PRÁTICAS DE MEMORIZAÇÃO, SOBRECARGA DE EXERCÍCIOS REPETITIVOS E IMPOSIÇÃO DE CASTIGOS (HETERONOMIA) Prof. Vitor Nunes Rosa

TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL TRADICIONAL CRÍTICAS À EDUCAÇÃO TRADICIONAL EM SUMA, ALGUMAS PRÁTICAS ESCOLARES BASEADAS NA DIDÁTICA TRADICIONAL EMPOBRECERAM A PRÓPRIA PROPOSTA DA PEDAGOGIA TRADICIONAL QUANTO À TRANSMISSÃO DA CULTURA GERAL, À FORMAÇÃO MENTAL E AO TREINO DA MENTE E DA VONTADE. Prof. Vitor Nunes Rosa