Curso de Administração Nível I Versão IV Por: André Lima.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULA 10 E 11 ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
Advertisements

O que é o Bate Papo? O Bate Papo sobre e-commerce é uma rede focada em desenvolver o comércio eletrônico brasileiro. Com um forte caráter educacional,
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Os 4 C’s do Marketing Cliente Conveniência, Comunicação Custos.
Etapas do Marketing Estratégico Moderno
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
EQUIPES DE JOVENS DE NOSSA SENHORA
PLANEJAMENTO ENDURO EQUESTRE BIÊNIO 2009 / 2010 C.B.H. – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ENDURO DIRETORIA DE ENDURO FOMENTO DESENVOLVIMENTO.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Propaganda Global Mkt Internacional Marketing Internacional
A IDÉIA Oferecer às pessoas a oportunidade de pilotar um carro numa pista de corrida de verdade, sendo esta o palco da Formula 1 no Brasil, o autódromo.
II Encontro Profissional de Tênis
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
4o Torneio de Tênis André Arantes
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E LIMITES DA COMUNICAÇÃO
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
ENDOMARKETING Um conjunto de ações utilizadas por uma empresa para vender a sua própria imagem a funcionários e familiares. É a utilização de modernas.
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Estratégias de Segmentação
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Uma Visão para Empresas de TI
A conquista do sucesso depende do bom atendimento!
PRÊMIO SEBRAE MULHER EMPREENDEDORA.
ESPORTE COMO FORMA DE EDUCAÇÃO
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Perfil A RHBrasil é uma das maiores consultorias em recursos humanos do país. Atende nacionalmente com rede de unidades própria e presta serviços.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
FLUMINENSE FOOTBALL CLUB CARLOS CARVALHO
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
Tópicos Especiais de Marketing CST Gestão de Marketing Prof. António Albano B Moreira.
ESTRATÉGIA LOGÍSTICA sucessos e fracassos
Consultoria Empresarial
FOCO DO PROGRAMA MEU EVENTO SEGURO
IT Período Comparativo do Indicador Trend: Janeiro a Junho de 2007 E Janeiro a Junho de 2008.
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
Marketing Esportivo Definições
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Koch Tavares é hoje referência no marketing esportivo e de relacionamento no Brasil e na América do Sul. Atuando nas mais diversas áreas, inclusive cultural,
REMUNERANDO E AVALIANDO A FORÇA DE VENDAS
Lei de Incentivo Fiscal do Esporte
VII SUPER COPA INTERNA DE FUTEBOL DE CAMPO MASTER
O Paineiras Fundado no início da década de 60, hoje com 50 anos, o Paineiras é um dos mais conceituados clubes de São Paulo, destacando-se por sua ampla.
Antônio Nogueira – 1 semestre Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
Planejamento Estratégico de Marketing
Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio Turismo Rural MARKETING TURÍSTICO Prof. Thiago Meneghel.
Estratégia de mídia – Pronatec Copa. Objetivos - Divulgar, Informar que o programa Pronatec Copa estará oferecendo 5 cursos gratuitos, para que as pessoas.
Estratégia de Marketing
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
Relatório das Visitas Técnicas aos Ambulatórios das DR’s Parecer técnico sobre a continuidade dos serviços de saúde dos Ambulatórios da ECT e apresentação.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
O que é Marketing Cultural? - É toda ação de marketing que usa a cultura como veículo de comunicação para se difundir o nome, produto ou fixar imagem de.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Estratégias de Marketing
Administração Mercadológica I
25 a 27 de Janeiro 2013 Osasco/São Paulo com o Prof. Luizomar de Moura e a comissão técnica do Sollys/Nestlé.
1 Campos e armas da competição José Celso Contador Material adaptado pela Profª Bruna Rossetti.
OPERAÇÕES DE CALL CENTER Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral DISCIPLINA.
Pedro Alessandro Calaça Marketing Conceitos iniciais; Objetivos do curso e informações gerais; Principal enfoque: criação, comunicação e entrega de valor.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO “Conselhos de Educação e Regime de Colaboração – Produção Científica” Outubro_2012.
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Transcrição da apresentação:

Curso de Administração Nível I Versão IV Por: André Lima

Marketing Esportivo Definições  Marketing é uma atividade humana dirigida à satisfação das necessidades e desejos através de um processo de troca.(Phillip Kotler)  Conquistar e manter clientes. (Theodore Levitt)

Negócio Esporte Qual é o Negócio? Qual é o Produto? Quais são os fatores críticos para o sucesso? Qual é o Histórico? Qual é a filosofia? Qual é a missão? Quais são os objetivos?

Recursos para o Esporte  Até década de 80:  Públicos  Clubes sociais  Após década de 90:  Iniciativa privada?  Marketing Esportivo  Isenções fiscais - culturais

Tendências do marketing  Valorizar a marca  Criar atributos diferenciados  Estender o valor da marca  Respeito sagrado a “alma da marca”

Estratégia de marketing e o esporte  Definidas as estratégias de marketing da empresa podemos definir como usar o esporte;  Conhecer erros e acertos de outras empresas, evita que sejam cometidos os mesmos por você;  O esporte é uma das ferramentas que pode ser utilizada em qualquer uma das atividades do composto de marketing (marketing mix) da empresa

Estratégia de marketing e o esporte

Relações entre o marketing e o esporte  O esporte, a atividade física, eventos esportivos, atletas, confederações, federações, são produtos que devem ter uma estratégia de marketing própria, além de servirem de ferramentas na estratégia de mkt para outros segmentos.  Empresas de produtos esportivos, serviços e agências também devem definir suas estratégias de marketing, usando ou não o esporte.  Empresas não envolvidas com produtos ou serviços do esporte podem usar o esporte, a atividade fisica, eventos esportivos, atletas, confederações e federações e equipes como uma das ferramentas de sua estratégia de marketing.

Vantagens do esporte como ferramenta  Variedade de opções de investimento de acordo com as verbas disponíveis: desde um merchandising no local do evento até o patrocínio de uma equipe ou de algum campeonato.  Variedade de esportes adequados a diferentes targets.

Vantagens do esporte como ferramenta  Variedade de atributos, valores, experiências, emoções ligados ao esporte:  Saúde, alegria, vitória, juventude, superioridade, força, energia, emoção, coragem, desempenho, esforço, participação, qualidade, carisma, resistência, plasticidade, agilidade, leveza, companheirismo etc..

Vantagens do esporte como ferramenta  Atinge o público em momento receptivo (de relaxamento e de encontro com seus ídolos)  Agregador de grupos sociais (família, amigos, escola, etc)  Trata-se de publicidade indireta  Confere ao patrocinador o status de promotor social

Vantagens do esporte como ferramenta  Leva a comunicação para o dia a dia da pessoa  Tem espaço constante na mídia  Proporciona experiências, sonhos, sensações e emoções

Como tirar melhor proveito mercadológico do esporte  Identificar um evento cujo público esteja associado ao target de seus produtos, ou reúna um conjunto de conceitos que sua empresa deseja fixar como imagem ou filosofia de trabalho  Patrocínio de clubes trazem sempre resultados a longo prazo e o investimento é alto.

Como tirar melhor proveito mercadológico do esporte  Seja criativo, durante eventos esportivos você pode envolver seus clientes, a comunicação é mais pessoal e subliminarmente, sua imagem é realçada pelo patrocínio.

Empresas que utilizam o esporte  Empresas diretamente ligadas ao esporte: são as empresas que dependem diretamente do desenvolvimento da prática esportiva para sua sobrevivência  Artigos esportivos:Uniformes, calçados, assessórios etc.(Reebok, Nike,Adidas...)  Instalações esportivas: Pistas, coberturas, quadras etc ( Playpiso, recoma, Taraflex...)  Produtos alimentares (Gatorade, Sustagem...)  Industrias do corpo: Academias, Spas, Médicos  Agências: LG Ventura, Top Sport, Octagon Koch Tavares...

PROJETOS CBTM PARA 2005  CIRCUITO COPA BRASIL  CAMPEONATO BRASILEIRO  XVII ABERTO DO BRASIL  III ABERTO DE JOVENS  I ABERTO DE VETERANOS

CIRCUITO COPA BRASIL  Em 2005 serão 9 Etapas  3 Etapas em cada Região  Parceria com a rede Accor Hotels  Parceria com a Speedo  Parceria com uma rede hospitalar Já Fechado

CIRCUITO COPA BRASIL CALENDÁRIO COPA BRASIL DATA EVENTO LOCAL 04/03 A 06/03 COPA BRASIL SUL-SUDESTE Piracicaba - SP 11/03 A 13/03 COPA BRASIL CENTRO-NORTE Campo Grande - MS 01/04 A 03/04 COPA BRASIL NORDESTE João Pessoa - PB 15/04 A 17/04 COPA BRASIL SUL-SUDESTE Curitiba - PR 29/04 A 01/05 COPA BRASIL CENTRO-NORTE Brasília - DF 06/05 A 08/05 COPA BRASIL NORDESTE Salvador - BA 23/09 A 25/09 COPA BRASIL CENTRO-NORTE Palmas - TO 30/09 A 02/10 COPA BRASIL NORDESTE Maceió - AL 09/12 A 11/12 COPA BRASIL SUL-SUDESTE Betim - MG

CAMPEONATO BRASILEIR  Em 2005 serão 2 Etapas  1º Etapa no Rio de Janeiro  2º Etapa em Florianópolis  Parceria com a rede Accor Hotels  Parceria com a Speedo  Parceria com uma rede hospitalar CALENDÁRIO CAMPEONATO BRASILEIRO DATA EVENTO LOCAL 18/06 A 21/06 CAMPEONATO BRASILEIRO DE SELEÇÕES ESTADUAIS - ADULTO, SENIOR/LADY E VETERANOS - INDIVIDUAL, DUPLAS E EQUIPES COPA BRASIL RANKING - JUVENTUDE, JUVENIL, INFANTIL, MIRIM E PRÉ-MIRIM COPA BRASIL RATING Rio de Janeiro - RJ 02/11 A 06/11 CAMPEONATO BRASILEIRO DE SELEÇÕES ESTADUAIS - JUVENTUDE, JUVENIL, INFANTIL, MIRIM E PRÉ-MIRIM COPA BRASIL RANKING - ADULTO, SENIOR/LADY E VETERANOS COPA BRASIL RATING Florianópolis - SC

XVII ABERTO DO BRASIL  O Aberto do Brasil será realizado no Rio de Janeiro no ginásio da AABB da Lagoa.

III ABERTO DE JOVENS COPA LATINA  O Brasil será o único país a sediar 3 vezes consecutivas este torneio  Ele será realizado em São Paulo.

I ABERTO DE VETERANOS  Será o primeiro evento de veteranos e será realizado em Fortaleza – CE  Servirá como preparação para o Mundial de Veteranos de 2008

PROJETO CHINA  Este projeto visa em levar a seleção brasileira para fazer um intercambio na China.  Procuramos empresas que estejam com dificuldades para entrar no mercado chines ou que queiram fortalecer sua marca.  Os atletas brasileiros farão 2 viagens a China ( 15 dias cada) onde eles farão treinamentos e amistosos com a seleção chinesa e as seleções estaduais.

MUNDIAL DE VETERANOS 2008  O Brasil é candidato para sediar o Mundial de Veteranos em Maio de  Se o Brasil for o escolhido, o Mundial será realizado no Rio de Janeiro, no Rio centro.  A CBTM já conta com o apoio da Varig para esta empreitada.