Pesquisa de Clima 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com Profª Simony
Advertisements

Orgalent-e Plano de Ação Março Orgalent-e Plano de Ação Março 2006.
O que é o GestaRH ? É um meio utilizado pelo UNIFEMM para aferir o desempenho de seus empregados em função de metas e resultados a serem alcançados num.
PLANO DE AÇÃO 2011 NÓS PODEMOS XAMBRÊ.
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Gerenciamento de Projetos
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Planejamento Estratégico AULA 8 Março/2011
CONSULTORIA EMPRESARIAL
1 Processo de gestão estratégica no MBC
2006 PREMIO QUALIDADE AMAZONAS MODELO PARA RELATÓRIO
1 Processo de gestão estratégica no MBC
Mapa Estratégico do Prêmio de Competitividade para MPE.
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
MARKETING DE SERVIÇOS GESTÃO DA COMUNICAÇÃO.
Agentes de Desenvolvimento Cooperativo
Avaliação de Dependabilidade de Call Center de Serviços de Emergência
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
AULA 6 - Pesquisa e diagnóstico do Clima Organizacional
Auditoria da Qualidade
1.Introdução à Administração
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Princípios do SCO.
GUIA DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO CONHECENDO A VERSÃO PRELIMINAR
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HUMANO
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
04 de dezembro de Lei nº 31/2002 de 20 de dezembro Avaliação institucional de escolas Avaliação institucional de escolas (define orientações do.
O RH X Clima Organizacional
Comissão Interna para Gestão da Qualidade e Produtividade CIGQP - EESC ”Apresentação dos resultados do 1º e 2º GEESC”
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Diretora Presidente DAEP
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
AVALIAR e PLANEJAR.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
SQL Server Comando PIVOT.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
“SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA:
Evento semi-corporativo estadual
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
Plano de Ação Participativo - PAP
GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 6 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA
1 Fórum Permanente sobre Espaço Público A USP e a especificidade de seus campi Grupos de Trabalho.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
UFRGS Problemas e ações inerentes à adoção da tecnologia de informação: Um estudo em Cooperativas Agropecuárias. Aluno: Claudio Sonaglio Albano Orientador:
APRESENTAÇÃO BI - RH.
-Mais de 12 anos no mercado -Mais de de testes aplicados profissões elaboradas -Metodologia Alemã -Adaptada ao perfil brasileiro por especialistas.
Blablabla Lorem Ipsum Comitês de Pesquisa de Clima Cluster Goiânia.
Diretrizes da Governança de Treinamento e Desenvolvimento NET
REVISÃO DOS PROJETOS DO PNAGE. Aumento dos Custos Variação Cambial (Redução da cotação do Dolar) SALDO DO PROJETO MOTIVAÇÕES: Redução dos Recursos Disponíveis.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
0 Programas Mundiais, Regionais e Multilatinas (Visão dos segurados e corretores) São Paulo, 28 de outubro de 2015.
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DE ICMS ECOLÓGICO A Educação Ambiental no contexto do ICMS Ecológico Eliane Maria Garcia.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
1 CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL: PRÓ-GESTÃO RPPS Por Otoni Gonçalves Guimarães Goiânia – GO, 29 de setembro de 2015.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
CAACTs: Comissão de Acompanhamento e Assessoria aos Conselhos Tutelares.
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
PACTUAÇÃO DOS INDICADORES REGIONAIS
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
TÍTULO DO ROTEIRO DO PRODUTO
Transcrição da apresentação:

Pesquisa de Clima 2013

SOBRE A PESQUISA LINHA DO TEMPO O diagnóstico de Clima Organizacional é um processo que permite identificar as fortalezas e oportunidades percebidas pelos empregados em seu ambiente de trabalho. Os resultados obtidos contribuem para uma melhor tomada de decisões com relação às seguintes dimensões: 25/04 08/05 17/05 31/05 04/06 21/06 Cultura Organizacional Comunicação Organizacional Administração de Recursos Impacto da Formação Conhecimento dos Objetivos Clima Organizacional Trabalho em Equipe Orientação para o Cliente Desenvolvimento Profissional Alcance dos Resultados COMPROMETIMENTO Credibilidade Motivação A

DIMENSÕES DA PESQUISA DIMENSÃO TEMAS ABORDADOS ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS Recursos, Pessoas, Infra, Remuneração e Benefícios ALCANCE DE RESULTADOS Orientação, Gestão, Organização, Processos CLIMA ORGANIZACIONAL Bem Estar, Futuro, Orgulho, Qualidade de Vida, Estabilidade, Segurança, Satisfação, Motivação COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Gestão, Área, Empresa, Equipe CONHECIMENTO DOS OBJETIVOS Direcionamento do Gestor, Participação do Colaborador, Definição de Objetivos CULTURA ORGANIZACIONAL Comunidade, Confiança, Ética, Igualdade de Tratamento e Oportunidades, Respeito, identificação Valores e Missão, Inclusão DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Retenção, Oportunidades, Desempenho, Reconhecimento, Gestão, Feedback O IMPACTO DA FORMAÇÃO Oferta e Programas de Capacitação ORIENTAÇÃO PARA O CLIENTE Compromisso, Solução de Problemas, Processos para resolução de problemas, Produtos, Orientação ao Cliente TRABALHO EM EQUIPE Equipe, Área, Gestão, Reconhecimento da Contribuição Individual, Compromisso de todos, Integração 3

SOBRE A PESQUISA LINHA DO TEMPO Com base nestas dimensões, a pesquisa realizada avalia : Qualidade (péssimo > excelente), Execução ( nunca > sempre), Preferência (discorda totalmente > concorda totalmente) Para interpretação dos resultados, utilizamos os seguintes critérios: FORTALEZAS em verde (acima de 80%) OPORTUNIDADES em amarelo (entre 70% e 79%) PONTOS DE ATENÇÃO em vermelho (abaixo de 70%) 25/04 08/05 17/05 17/05 31/05 04/06 21/06 Onde queremos chegar! A

DADOS Período de Realização 18/03 até 02/04 População Respondente NET = 10.573 (82% do total) Regional SP = 4.020 (78% do total) Regional Leste = 2.898 (80% do total) Regional Sul = 1.444 (89% do total) MSO = 1.173 (91% do total) SITE = 1.241 (84% do total) Recursos Questionário único composto por 76 questões Formato online Elaborado pela América Móvil e aplicado às 3 empresas do Grupo Obs.: não há comparação possível entre a Pesquisa anterior realizada em 2010 com a GPTW, dado que a base de questões e dimensões não são as mesmas. 5

Cronograma Resumido Planejamento da Pesquisa de Clima jan/13 Planejamento da Pesquisa de Clima Aplicação da Pesquisa de Clima Analise dos Resultados Apresentação dos Resultados Construção dos Planos de Ações Apresentação dos Plano de Ações Status periódico dos Planos de Ações Relatório final “Prestação de Contas” mar/13 dez/13 fev/14 abr/14 mai/13 set/13 jun/13 ago/13 jul/13 6

RESULTADOS GERAIS

Diretorias Executivas

Regionais, MSO e Site

PONTOS FORTES E OPORTUNIDADES

PONTOS FORTES - NET RESPOSTAS TOTAL Compreendo como meu trabalho contribui para os resultados da minha área 96% Eu acredito no futuro da Empresa 88% Existem objetivos definidos em minha área de trabalho A comunicação com meus companheiros de área favorece o desenvolvimento do meu trabalho 86% Os objetivos são claros e orientam minhas atividades de trabalho 85% Os produtos e serviços da Empresa têm uma qualidade superior à dos oferecidos no mercado 84% A capacitação oferecida pela Empresa contribui e melhora o meu desempenho a minha função 82% A capacitação que tive no último ano na Empresa é aplicada diretamente no meu trabalho 81% Sinto-me motivado a cumprir com as minhas responsabilidades Na minha área de trabalho enfrentamos os desafios com atitude positiva 80% 11

OPORTUNIDADES - NET RESPOSTAS TOTAL As diferentes áreas da Empresa colaboram umas com as outras 32% Na empresa os processos de trabalho são simples, integrados e sem burocracia 35% A Empresa é eficiente na retenção de seus Talentos 40% Na Empresa há programas estruturados para reconhecimento aos colaboradores com contribuição diferenciada 46% Sua remuneração está compatível com seu cargo e com seu desempenho 47% Existe comunicação efetiva entre a minha área de trabalho e o nível executivo da Diretoria a qual pertenço 49% A empresa se preocupa com o bem estar dos seus Colaboradores 50% Conheço a política de Mobilidade Interna e Remuneração (mérito e promoção) da Empresa 53% Na minha área existe igualdade de oportunidades para todos A Empresa estimula o autodesenvolvimento dos seus Colaboradores 55% 12

REGIONAL LESTE

Operações – Regional Leste

Áreas – Regional Leste Obs.: As Áreas não reportadas não atingiram a quantidade de respondentes mínima para divulgação (10 respondentes)

GOIANIA

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS 17

ALCANCE DOS RESULTADOS 18

CLIMA ORGANIZACIONAL 19

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 20

CONHECIMENTO DOS OBJETIVOS 21

CULTURA ORGANIZACIONAL 22

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 23

O IMPACTO DA FORMAÇÃO 24

ORIENTAÇÃO PARA O CLIENTE 25

TRABALHO EM EQUIPE 26

PRÓXIMOS PASSOS

LINHA DO TEMPO LINHA DO TEMPO 10/06 01/07 a 15/07 Apresentação dos resultados da Pesquisa para Diretoria e liderança direta 10/06 19/07 a 02/08 Construção dos Planos de Ações 05/08 Recebimento dos Planos de Ação pela área de RH 06/08 a 16/08 Apresentação dos Planos de Ações para Diretoria da área 19/08 a 23/08 Apresentação/Comunicação dos Planos de Ações para para os colaboradores 01/09 Acompanhamento mensal da evolução dos Planos de Ações aprovados. 01/07 a 15/07 Definição das questões a serem trabalhadas nos planos de ação 01/07 a 15/07 Apresentação dos resultados para toda a equipe 15/07 a 19/07 Formação dos Comitês de Clima para construção dos Planos de Ações 01/11 Reporte bimensal aos colaboradores dos status dos Planos de Ações FEV/2014 Início dos preparativos para próxima pesquisa de clima MAR/2014 Divulgação da próxima pesquisa de clima ABR/2014 Realização da próxima pesquisa de clima JAN/14 Reporte bimensal aos colaboradores dos status dos Planos de Ações A MAR/14 Reporte bimensal aos colaboradores dos status dos Planos de Ações

Comitês de Clima - Ações Globais e Regionais Colaboradores com mais de 01 ano de tempo de casa Obrigatório a presença de um colaborador da área de RH Serão indicados 09 colaboradores (Comitê Institucional) e 07 (Comitê Regional e Site) Participação Periodicidade 3 encontros presenciais (membros deverão dar prioridade nas agendas) Constante trocas entre os membros do comitê Encontros conduzidos por T&D/RH De 3 a 5 ações prioritárias definidas. Suporte e acompanhamento do RH. Colaborador do RH será ponto focal do grupo e interlocutor junto à T&D Os membros do Comitê elegeram o “líder” do grupo Plano de Ações Acompanhamento Membros do Comitê definem quais indicadores serão utilizados. RH acompanhará a frequência de realização dos encontros. T&D mapeará as ações propostas e fará a analise de convergência dos Comitês.

Comitês de Clima - Locais (por Diretoria) Participação Colaboradores com mais de 01 ano de tempo de casa Obrigatório a presença do consultor interno de RH Periodicidade 3 encontros presenciais (membros deverão dar prioridade nas agendas) Constante trocas entre os membros do comitê Encontros conduzidos pelo líder do grupo e apoiados por RH De 3 a 5 ações prioritárias a serem definidas Suporte e acompanhamento do RH Colaborador do RH será ponto focal do grupo e interlocutor junto à Diretoria da área Os membros do Comitê devem eleger o “líder” do grupo Plano de Ações Acompanhamento Membros do Comitê definem quais indicadores serão utilizados RH acompanhará a frequência de realização dos encontros e reportará para Diretoria da área

Indicadores de Mensuração Modelo de Plano de Ação Dimensão Questão Resultado na Pesquisa Ações Propostas Indicadores de Mensuração Responsável Prazos   A