A teoria da inovação de ruptura de Christensen

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processo empreendedor
Advertisements

Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Como conseguir o manejo para uma boa governança?.
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Administração Estratégica
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança
Administração de Sistemas de Informação II
Continuous Replenishment
Modelo de Excelência em Gestão
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Revisão 2 b.
Administração de Marketing I
Teorias Modernas de Gestão
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
O QUE É UM SISTEMA.
“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
Gestão por Competências
Estratégia Organizacional
Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Alinhamento Estratégico de
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
A Economia do Conhecimento
Planejamento Estratégico
Tecnologia, inovação e Gestão estratégica
Seminário Avançado - Eletiva A
Iniciando na logística empresarial
Seminário Avançado - Eletiva A
Estágio Supervisionado II Estágio Supervisionado II CARLOS AUGUSTO BEZERRA FILHO DENIS DA ROCHA MACEDO FRANCISCO EDUARDO SALES RIBEIRO ISRAEL.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
BENCHMARKING.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Prof. Msc. Suellen Sanne Batista.  Desde 1970, o tema da inovação tem atraído o interesse de pesquisadores, acadêmicos e empresários. Na última década,
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Prof(a): Patrícia Braz
Administração de Empresas Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 10 Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 10.
A inovação como um processo de gestão
CAPÍTULO 8 “POSICIONANDO & PROJETANDO OS SERVIÇOS”
Modelo de estratégia de inovação
Prof. Fernando Henrique Ramos1 Empreendedorismo - FSC Geralmente, inovações podem ser definidas como processos de criação e desenvolvimento de uma idéia.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Ações de Aprendizagem com a prática e com outros
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/10 Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
INDICADORES DE DESEMPENHO
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Transcrição da apresentação:

A teoria da inovação de ruptura de Christensen Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie

Tecnologia Grandes avanços ou rupturas ao longo da fronteira tecnológica, não são os únicos mecanismos de inovação; Estudo de Clayton Christensen: mercado é o gatilho; Surgem novos mercados!

Teoria de Christensen Mudanças geradas pelo surgimento de novos mercados; Necessidades e expectativas muito diferentes; Busca: algo mais simples e barato, procurando atender um conjunto variado de necessidades.

Teoria de Christensen Surgimento da ruptura: o que se inicia como um negócio marginal, torna-se comum, usual, e muda as regras em que o usual operava! Inovação de ruptura: surgem numa grande variedade de setores!

Evolução da Teoria de Christensen Duas dimensões de descontinuidade: 1- a ruptura ocorre a partir de um novo conjunto de parâmetros de desempenho, competindo com mercados existentes; 2 – a ruptura ocorre na ausência de consumo.

“Dilema do inovador” Dificuldade que os atores já estabelecidos encontram em administrar ao mesmo tempo: - aspectos estáveis (sustentáveis) - aspectos descontínuos (desconstrutores).

Algumas fontes de descontinuidade Surgimento de novos mercados; Surgimento de novas tecnologias; Situações sem perspectiva (mercados maduros); Eventos imprevistos (incertezas); Inovação de modelo de negócio ( comercialização na web); “Linhas falhas”: Fast-food/obesidade; fumar/lugares públicos; novas fontes de energia (eólica).

Inovação Importante maneira de assegurar vantagem competitiva; Maneira segura de defender posições estratégicas; Sucesso: nem sempre é garantido; Ponto crucial: experimentos bem concebidos e controlados!

Concretização do processo de inovação Prospectar e pesquisar cenários internos e externos: identificar e processar sinais potenciais de inovação; Selecionar estrategicamente: mobilização de recursos para alcançar; Fornecer recursos para a opção escolhida;

Concretização do processo de inovação Implementar a inovação: vários estágios de desenvolvimento, até a oferta final; Refletir e revisar: aprender com sucessos e fracassos.

A inovação e o cenário global Globalização: rompimento de barreiras geográficas; Inovação: forte expansão; Geração de conhecimento globalizada; Desafio: gerenciar os mesmos princípios básicos, mas em escala maiores.

Inovação no mundo virtual Símbolo principal: Internet; Revolução da Tecnologia da Informação e Comunicação; Dois conceitos importantes: “excelência” e “alcance”; Disponibilidade de produtos e serviços com excelência, em alcance global; Surgimento de uma nova economia.

Inovação e sustentabilidade Bens, serviços e processos sustentáveis; Fatores de sustentabilidade: ligados a regulamentações; Surgimento de mercados potenciais: produtos orgânicos, novas fontes de energia, etc; Necessidade de gestão integrada.

Atuação em redes Participação em redes de inovação: ajuda as empresas a terem novas idéias e combinações criativas; Permite o compartilhamento do saber; Permite trabalhos conjuntos visando aprendizagem; Diluição dos riscos: projetos que podem não dar certo; Permite superação de mudanças no cenários econômico e tecnológico.