São Paulo, 18 de Setembro de 2009 Projeto de Melhoria de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior Apresentação
São Paulo, 31 de Agosto de 2009 TERMO DE CONFIDENCIALIDADE Este documento é protegido por leis de direitos autorais do Brasil, como um trabalho não publicado. Ele contém informações que são confidenciais e de propriedade da ICEX (Instituto de Estudos das Operações de Comércio Exterior) e da ARSC SERVIÇOS S/C LTDA., não devendo ser divulgado ou duplicado, utilizado, ou exposto no todo ou em parte para qualquer propósito que não seja avaliar este documento da ICEX e da ARSC SERVIÇOS S/C LTDA. É proibido qualquer uso ou divulgação no todo ou em parte desta informação sem a prévia autorização, por escrito da ICEX e da ARSC SERVIÇOS S/C LTDA © 2009 ICEX e ARSC SERVIÇOS S/C LTDA (Unpublished). All rights reserved.
Agenda do Evento 10:00 – 10:30 Abertura do Evento (Dr. Ronaldo – ICEX) 10:30 – 11:30 Projeto de Melhoria de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior 11:30 – 11:45 Parceria: ARSC Consultoria e a SOA-Savoir Faire 11:45 – 12:00 Próximos Passos: Dr. Ronaldo - ICEX Dia 18/09/2009
Agenda Abertura do Evento Parcerias ARSC Consultoria Projeto de Propagação do Conceito de SOA e Suporte a implementação pelas Organizações Projeto de Melhoria de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior Próximos Passos
Abertura do Evento Dr. Ronaldo
Abertura do Evento Parcerias ARSC Consultoria Projeto de Propagação do Conceito de SOA e Suporte a implementação pelas Organizações Projeto de Melhoria de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior Próximos Passos Agenda
Projeto de Melhora de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior André Macruz
Porto de Antuérpia e de Roterdam Integração da Cadeia Logística Sistemas Integrados com Medidores confiáveis Processos e Indicadores Auditados periodicamente por auditoria externa (processo de qualidade contínua) Melhora de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior
Projeto: Definição de Estratégia de Ação e Alinhamento dos Processos aos Novos Requerimentos Entendimento da Nova Resolução Análise dos Impactos Nos Processos Definição de Indicadores e Redesenho dos Processos (BSC) Plano de Implantação Projeto de Melhora da Qualidade dos Processos de Comércio Exterior Implantação e Controle Projeto 1 - Revisão e Redesenho de processos Objetivos do Projeto: Analisar e redesenhar os processos do porto e da cadeia logística de Comércio Exterior, com objetivo de eliminar o risco de autuação por parte da Receita Federal e Secretaria da Fazenda e de nivelar os indicadores de processos ao Benchmark do mercado (Porto de Antuerpia) Definição de Estratégia de Ação
Desenvolvimento de tecnologia adaptada a nossa realidade Formação de Fornecedores (Criação de Novas Empresas) com Gestores capacitados tecnicamente e em gestão de empresas Formação de Profissionais de Nível Superior altamente qualificados com base nas necessidades do mercado (Comércio exterior) Universidades formando profissionais de acordo com as necessidades do mercado internacional e produzindo trabalhos científicos avaliados pelo mercado ICEX fomentando a produção científica das universidades, a qualidade da formação da mão de obra universitária de comércio exterior e avaliando a qualidade da produção científica destas para o mercado Melhora de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior - Geração de Empresas e Mão de Obra Superior Qualificada
Projeto 2 - Melhoria da Qualificação de Mão de Obra em Comércio Exterior Projeto: Incentivo a Produção Científica e Melhoria da Qualificação de Formação de Profissionais em Comércio Exterior Comitê de Apoiadores Definição de Premiação Desenvolvimento de Estrutura de suporte, Orientação e Avaliação Preparaçãp de Infra-Estrutura Gestão e Controle Objetivos do Projeto: Atingir, em até 5 anos, a produção anual de 100 trabalhos científicos de comércio exterior aprovados por bancas examinadoras formadas por profissionais representantes do ICEX, e premiar os 10 melhores trabalhos desenvolvidos.
Definição de Competências necessárias para os novos processos definidos Definição de indicadores por competência Definição de Processo de gestão de competência para toda a cadeia logística Definição de Gestão de Formação de Mão de Obra Especializada – treinamentos Definição de infra-estrutura sistêmica para gestão de competência e treinamentos Criação da Universidade Corporativa de Comercio Exterior Melhora de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior - Certificação de Mão de Obra
Projeto 3 - Formação de Mão de Obra Qualificada - Processos do porto Projeto: Universidade Corporativa de Comércio Exterior Treinamento e Certificação de Mão de Obra – Processos Porto Definição de Competências Desenvolvimento dos Programas de Treinamento Desenvolvimento de Conteúdo e Cursos e- learning Infra-Estrutura Gestão dos Treinamentos e Certificação Objetivos do Projeto: Certificar toda a mão de obra envolvida diretamente nas atividades do Porto controladas,por processo de auditoria, pela receita Federal e Secretária da Fazenda
Agenda Abertura do Evento Parcerias ARSC Consultoria Projeto de Propagação do Conceito de SOA e Suporte a implementação pelas Organizações Projeto de Melhoria de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior Próximos Passos
Parcerias ICEX e ARSC Consultoria: G&D – Gestão e Desenvolvimento - Planejamento Estratégico SOA - Savoir Faire – Infra- Estrutura Tecnológica Deloitte Consultoria – Desenho de Processos /Auditoria de Processos / Universidade Corporativa Micropower – Universidade Corporativa e Soluções e-learning e Desenvolvimento de Conteúdo Crédito-Mercado – Desenvolvimento de Conteúdo e-learning
ARSC Consultoria Áreas de Atuação: Organizacional: Planejamento Estratégico Desenho Organizacional Desenho de Processos – BPMS Implementação de Centro de Competências e Centro de Serviços Compartilhados Gestão de Mudança Balanced Score Card SOA Gerência de Projetos de Implantação de Sistemas – ERP /CRM /ProjectOffice /LMS /KnowledgeManagement /Document management / BPMS Tecnologia: Gerência de Projetos de Tecnologia- Implementação de ERP (SAP/Oracle), BPMS, CRM, Manutenção, Gestão do Conhecimento, Project Office Estruturação de TI – Balanced Score Card, SOA, Competências, Project Office RH: Soluções em RH – Outsourcing de Processos de Treinamento e Gestão de Competência, implementação de LMS, Desenvolvimento de Conteúdo de treinamento
SOA – Service Oriented Architecture GEEOP – Gestão Estratégica de Empresas Orientadas a Projetos Gestão de Serviços Contínuos - SLA Gerenciamento de Projetos Consultoria em Processos & Soluções de Negócios TELCOUTILITIESBANCOSMANUFATURA Foco em Projetos SOA/BPM & Gestão de Projetos
Micropower
Abertura do Evento Parceria: SOA-Savoir Faire e a ARSC Consultoria Projeto de Propagação do Conceito de SOA e Suporte a implementação pelas Organizações Projeto de Melhoria de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior Próximos Passos Agenda
Projeto de Propagação do Conceito de SOA e Suporte a implementação pelas Organizações Seminários e Workshops Treinamentos e Certificação
A Gestão centralizada por uma entidade/empresa independente com representatividade por parte das empresas e entidades associadas e envolvidas no projeto é fator vital de confiabilidade de todo o projeto especificamente quanto a transparência do processo de avaliação e premiação da qualidade da produção científica. O Processo rotineiro de Auditoria externa dos Processos da cadeia logística é fundamental para a manutenção e melhoria dos indicadores de qualidade dos processos e conseqüentemente diminuição de riscos de autuação O envolvimento das Universidades no estudo, na relação com as empresas e na produção dos trabalhos é fator principal de desenvolvimento de melhores processos e tecnologias para a cadeia logística do porto de santos Apoio dos Associados, da FIESP/CIESP e Organizações estatais Fatores Críticos de Sucesso A União das empresas é fundamental para viabilização do Projeto. A União das empresas é fundamental para viabilização do Projeto.
Abertura do Evento Parceria: SOA-Savoir Faire e a ARSC Consultoria Projeto de Propagação do Conceito de SOA e Suporte a implementação pelas Organizações Projeto de Melhoria de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior Próximos Passos Agenda
Próximos Passos Dr. Ronaldo - ICEX